Correio da Cidadania

A saúde pública conectando pessoas e ambientes para um futuro sustentável

0
0
0
s2sdefault


No mundo pós-covid, o campo da saúde pública teve de se tornar cada vez mais multidisciplinar e multissetorial, à medida que o mundo reconhece que as saúdes humana, planetária, animal e ambiental estão estreitamente interligadas.

O avanço de soluções para os desafios de saúde pública exigirá a remoção intencional de áreas específicas de investigação tradicionalmente segmentadas para torná-la mais integrada e cooperativa. É em parte por isso que o campo da Saúde Única está ganhando destaque e a tornar-se mais central para a investigação em saúde pública, uma vez que há uma necessidade crescente de compreender como as ações e as mudanças planetárias podem impactar a saúde biológica e ecológica.

A importância de uma abordagem de sistemas de Saúde Única foi claramente assinalada pela formação e pelas discussões em torno dos planos para estabelecer um Instituto de Saúde Única Sustentável.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, uma Saúde Única é uma abordagem colaborativa, multissetorial e transdisciplinar — que trabalha a nível local, regional, nacional e global — com o objetivo de alcançar resultados de saúde ótimos, reconhecendo a interligação entre pessoas, animais, plantas e o seu ambiente compartilhado.

Toda a interface humano-animal-ecossistema, abrangendo doenças infecciosas, resistência antimicrobiana, poluição ambiental, alterações climáticas e zoonoses tem sido abordado de maneira crescente. À medida que o ecossistema de investigação continua evoluindo e trazendo ligações entre a saúde humana, animal e dos ecossistemas para a vanguarda das agendas políticas de saúde pública, artigos nesta lógica vêm crescendo em frequência e importância.

São de particular relevância pesquisas em doenças infecciosas, com destaque às resistências antimicrobianas, pesquisas relacionadas às alterações climáticas e à poluição ambiental e as doenças que são, particularmente muito relevantes em nosso meio, as doenças vetoriais e as zoonoses.

Como deveria ser um futuro One Sustainable Health Institute (Instituto de Saúde Única Sustentável)? A maioria, enumerará as respostas habituais – deve ser “transdisciplinar”, “baseado em dados”, “orientado para políticas”, “inovador”. Muitos institutos de saúde em todo o mundo já possuem muitas destas características interessantes e legítimas. Mas, além disto, na projeção futura da Saúde Única, existem três ingredientes adicionais que podem servir de base ao Instituto de Saúde Única do futuro: sabedoria multidirecional, o poder das comunidades e a energia da juventude.

Em primeiro lugar, os países de baixo e médio rendimento, são fundamentais não só devido ao conhecimento (incluindo conhecimento indígena), mas também de talento e experiência dos seus cidadãos. Deve haver um fluxo de conhecimentos, experiências e de investigações multidirecionais (norte-sul e sul-norte) e não apenas norte-sul como tem sido nos dias de hoje.

Em segundo lugar, o poder e o potencial das comunidades. Os líderes locais e os membros das comunidades podem ser nossos professores e colegas investigadores – porque conhecem de cor os problemas, as intervenções, os lugares e as pessoas.

Em terceiro lugar, a energia e o empreendedorismo dos jovens. Os jovens de hoje podem já estar experimentando o novo fenômeno da “ansiedade climática”, com inseguranças naturais sobre o futuro e as consequências do que vem ocorrendo através do mundo. Os jovens são criativos e empreendedores, estão digitalmente ligados, têm redes informais, mas generalizadas – e também estudam em universidades e constroem as suas startups para elucidar desafios complexos e podem coincubar soluções duradouras. Mas têm poucos lugares às mesas decisórias – são contratados em atividades de pós-doutoramento sem perspectivas de trabalho e salários adequados para o futuro, muitas vezes em ambientes acadêmicos inadequados; as suas empresas sociais não são apoiadas com financiamento sustentável e têm muito pouco a dizer na liderança e governança das instituições.

Devemos capitalizar não só a ansiedade e a energia dos jovens, a sua insatisfação relativamente ao status quo – mas também a sua devoção em não repetir os erros do passado e a sua preocupação genuína pelas gerações futuras que ainda vão nascer.

Carmino Antônio de Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020. Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo em 2022 e atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan.
Fonte: Hora Campinas.

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: 
Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram  

 

0
0
0
s2sdefault