Correio da Cidadania

Nota de repúdio à Norte Energia por propaganda enganosa

0
0
0
s2sdefault




Foto: Norte Energia é a empresa responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira (PA) - Divulgação / Consórcio Norte Energia.

Manifestamos nosso repúdio contra a empresa Norte Energia em função de outdoors fixados pela cidade de Altamira, que consideramos um escárnio com os moradores desta região que tanto sofreram e seguem sofrendo os impactos desta obra desastrosa. A peça publicitária traz uma imagem do paredão da barragem principal e de crianças de mãos dadas no que parece ser uma atividade desportiva, entre os dizeres “Transformação social” e “Energia renovável”, junto de um QR Code que nos convida: “Conheça nossa história, conheça Belo Monte”.


Reprodução

Nós já conhecemos melhor do que ninguém a história de Belo Monte. Uma história de corrupção e de desrespeito ao meio ambiente e aos povos da região. Parece zombaria falar em transformação social desta forma uma vez que de fato houve tal transformação. Mas apenas na forma de degradação, ao levar Altamira para a posição de cidade mais violenta do país, com índices altíssimos de suicídios entre jovens, para citar apenas duas das consequências desta obra, além de gerar depressão, desesperança e empobrecimento para todos que tiveram seus modos de vida inviabilizados com a construção da barragem.

Também não faz sentido falar em “Energia Renovável”. Hoje todos sabem do que alertamos exaustivamente muito antes da construção desta hidrelétrica. A energia gerada por Belo Monte é pouquíssima em consequência da forte sazonalidade climática da região. Também alertamos que os desmatamentos direta e indiretamente causados pela construção da barragem e o consequente aumento das secas causadas por eles terminariam por comprometer o próprio fluxo de água do Xingu e o funcionamento já precário da hidrelétrica. Desde a construção de Belo Monte, a bacia do Xingu passou a ser uma das principais áreas de desmatamentos da Amazônia brasileira. Além de secar a Volta Grande do Xingu, um dos trechos de rios mais belos de todo o mundo, com suas praias de areia branca, corredeiras e cachoeiras que possuíam imensa biodiversidade e potencial de desenvolvimento turístico, transformou o Xingu na frente da cidade de Altamira em um lago lamacento. As Terras Indígenas da região, cuja desintrusão e proteção eram condicionantes para a construção da barragem, estão amplamente invadidas por grileiros, garimpeiros e madeireiros ilegais. Assim como todas as unidades de conservação da Terra do Meio. Além destes impactos indiretos, o lago de Belo Monte ainda é grande produtor de metano, gás com fortes efeitos amplificadores do efeito estufa. Desta forma, é falso, falar em energia renovável. A energia de Belo Monte não é nada renovável, nem limpa! E, para piorar, mesmo com tantos impactos e prejuízos ambientais sofridos em nossa região ainda pagamos a energia mais cara do país.
 
O uso de crianças em atividades lúdicas faz parte de uma estratégia internacionalmente conhecida com Greenwashing, “lavagem verde” ou “maquiagem verde”, que consiste na tentativa de melhorar a imagem de empresas destruidoras com atividades positivas, mas de impacto insignificante diante dos impactos ambientais causados. A propaganda enganosa pode até funcionar em localidades distantes de Belo Monte, mas não conosco que conhecemos de perto a sua história.

Se a Norte Energia pretende começar a melhorar sua imagem de destruidora, sugerimos que, ao invés de produzir propaganda enganosa, comece por cumprir de fato as condicionantes com que se comprometeu antes do início das obras, como a remoção dos invasores e proteção das Terras Indígenas e a implementação de infraestrutura de saúde e educação para as populações afetadas.

Seria bom também concluir a criação do Território Ribeirinho, um processo que já se arrasta por cinco anos marcado pelo descaso da Norte Energia. Reassentamento fundamental para que os beiradeiros possam começar a reconstrução de suas vidas depois de terem sido expulsos por Belo Monte. Muitas famílias de ribeirinhos estão indo morar na rua porque não conseguem pagar aluguel! Deveriam também indenizar pescadores e pescadoras pela perda das atividades econômicas que os sustentavam antes da construção da barragem.

Assinam a nota:
Associação de Mulheres de Altamira e Região
Coletivo de Juventudes do Médio Xingu
Coletivo de Mulheres do Xingu
Coletivo de Mulheres Negras Maria Maria
CFNTX - Movimento Negro
Instituto Socioambiental
Jovens pelo futuro Xingu
Movimento de mulheres de Altamira campo e cidade MMTA/CC
Movimento Xingu Vivo Para Sempre
Oficina Território Livre
Saúde em harmonia
União municipal dos estudantes secundaristas de Altamira

0
0
0
s2sdefault