Correio da Cidadania

Mensagens do coração, do coração da Palestina ferida!

0
0
0
s2sdefault

Crianças palestinas gaza destruiu cidade crise de guerra | Foto Premium

Agradecimentos, por Amyra El Khalili

Neste Natal de 2023, agradecemos as todas as pessoas que se empenharam em levar para o mundo o clamor e os apelos de nossas irmãs e irmãos palestinos. São muitas pessoas amorosas, conscientes e queridas das quais recebemos inúmeras manifestações de apoio e de solidariedade.

Foram registradas milhares de postagens e réplicas em resposta ao que vem sendo divulgado na mídia internacional sobre os fatos que antecederam o dia 7 de outubro de 2023, data da operação “Tempestade de Al Aqsa”, como também relatos dos fatos ocorridos naquele dia e do que está acontecendo neste momento, em exibição simultânea das imagens deste genocídio vergonhoso contra a “humanidade”.

No entanto queremos destacar os esforços da jornalista Ruba Youssef Shaheen (Síria), dos editores Alexandre Rocha (Portugal) e Mohamed ElKamel (Egito), da editora Claude Fahd Hajjar (Brasil), do ativista TI Felipe Mansur (Brasil) e do escritor Mustapha Elmadani (Bruxelas) pelo trabalho incansável para levarem ao ar palavras de força, de estímulo, de coragem, de compaixão e de dignidade, especialmente por repercutirem a palavra contundente de Sua Eminência, o Arcebispo Teodósio ‘Atallah Hanna’, líder do Patriarcado da Igreja Católica Ortodoxa Grega de Jerusalém (Al-Quds) na Palestina Ocupada.

Eis o que escreve a jornalista Ruba Youssef Shaheen e o site Cartas Proféticas, editado pelo irmão Dom Orvandil, Bispo Primaz da Igreja Católica Anglicana do Brasil, a quem agradecemos também por nos agraciar com o sagrado “direito de resposta na imprensa”:

Confira o texto

Mensagens do coração, do coração da Palestina ferida!

Para as pessoas livres do mundo

Por Ruba Youssef Shaheen

O povo palestiniano não vivia uma vida como o resto dos povos do mundo quando a resistência palestiniana decidiu, no dia 7 de Outubro, ter um confronto militar com as forças de ocupação israelitas. Pelo contrário, a história começou desde a Nakba em 1948, quando o Mandato Britânico decidiu gravar o instrumento da ocupação israelita na Palestina, e a política de ocupação israelo-sionista continuou. Ao expandir-se até incluir quase todos os territórios palestinianos, esta entidade não estava a ter em conta os tratados e acordos celebrados com a Autoridade Palestiniana.

Pelo contrário, a ocupação continuou a sua abordagem expansionista e as restrições aos palestinianos em todas as áreas da vida, e todos sabemos o que aconteceu na Palestina há 75 anos. Desde deslocamento, matança, destruição e estabelecimento de assentamentos, e até mesmo violação de santidades religiosas islâmicas e cristãs.

Todos os dias, o palestino acorda para a política de prevenção da vida, capturando e prendendo os jovens antes dos velhos, a mulher antes do homem, e há muitos exemplos que não podemos mencionar neste artigo, mas a verdade foi revelada a todos, e foi consolidado e comprovado pelos massacres deste ocupante usurpador na orgulhosa Gaza, e foram vocês que testemunharam isso.

Ó povo livre, vocês ajudaram o povo palestino em sua posição, rejeição e denúncia, através de movimentos, marchas, manifestações, artigos, demandas e cenas nas quais vocês expressaram sua grande humanidade e moral em relação ao que está acontecendo em Gaza e Palestina em geral.

Aqui estão algumas das cartas de Sua Excelência o Bispo Atallah Hanna (Arcebispo de Sebastia) do Patriarcado Ortodoxo Grego na Jerusalém ocupada, descrevendo o cenário palestino, que é filho da Palestina e elo de misericórdia e amor com o mundo.

Onde Sua Eminência o Bispo Atallah Hanna disse:

"À medida que o Natal se aproxima, de Jerusalém a todos os povos livres do mundo, que o seu presente ao Messias nascido numa humilde caverna “em Belém” seja uma mensagem de solidariedade, uma mensagem de amor, uma mensagem de apoio ao nosso povo palestino, esta é a presente que a Palestina quer de você.

Voltei-me para o Ocidente, voltei-me para os líderes políticos do Ocidente. Qual é a sua posição em relação a esta tragédia e a esta catástrofe humanitária a que o nosso povo palestiniano está exposto?

Porque é que falas da Ucrânia e de outros lugares, mas ignoras a Palestina e Gaza, como se as vidas dos palestinianos não tivessem valor para ti?

Não, você está envolvido nesta conspiração que visa matar um grande número do nosso povo e destruir Gaza e transformá-la em escombros espalhados aqui e ali. Você é cúmplice do crime do nosso tempo. Você é cúmplice desta liquidação, desta destruição e desta limpeza étnica a que o nosso povo palestino está sujeito.

É claro que estamos a falar dos líderes políticos do Ocidente, principalmente da América, da Europa e de outros lugares. Quanto ao povo, está em movimento, com manifestações e marchas por toda parte. Há uma crescente consciência sobre o que está a acontecer hoje na orgulhosa Gaza, em termos de genocídio contra um povo indefeso.

Mas sou deste lugar sagrado, berço do Cristianismo. A Palestina, para quem não sabe, é o berço do Cristianismo. A partir daqui, o Cristianismo se espalhou para o leste e oeste da terra. O Cristianismo no nosso país é autêntico e não uma mercadoria importada do Ocidente, tal como importamos hoje técnicas e tecnologias, etc.

Há dois mil anos, o Rei da Paz nasceu aqui e clamou pela paz, amor e misericórdia entre as pessoas.

Inspirado por este lugar sagrado, voltei-me para as igrejas cristãs do Ocidente e para todas as igrejas ortodoxas, católicas e evangélicas. Voltei-me para todas estas igrejas, enviando um apelo fervoroso em nome dos cristãos da Palestina, em nome das nossas igrejas e em nome de todo o nosso povo.

Ajam, levantem a voz bem alto e exijam o fim deste terrível massacre a que o nosso povo está sendo submetido”.

Existem posições emitidas por igrejas no nosso mundo que expressam solidariedade com a Palestina, especialmente com Gaza, mas esperamos que a voz seja mais clara e a posição mais ousada.

O Cristianismo ensina-nos a clamar pela verdade e pela justiça, mesmo que isso perturbe os gigantes do mundo.

Não tenha medo de falar a palavra da verdade e não a aceite. As pressões que estão a ser exercidas sobre vós, para que não falem a palavra da verdade, e a palavra da verdade que deve ser dita nestes dias difíceis, é que estamos todos com Gaza e todos exigimos o fim desta agressão em para evitar o derramamento de sangue e parar a devastação.

Se nos mantivermos solidários com a Palestina e com Gaza, isso é solidariedade com o Cristianismo na sua infância, solidariedade com a causa mais nobre e justa conhecida na história humana moderna, preconceito em relação à verdade e à justiça e aos valores humanos e morais. Aderir a estes valores, não ter medo de ninguém e falar a palavra da verdade que deve ser dita neste tempo, onde existem muitos conspiradores e negligentes que têm medo de falar a palavra da verdade.

Ruba Youssef Shaheen é jornalista.

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: 
Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram  

0
0
0
s2sdefault