Correio da Cidadania

Ocupação da saúde: UBS Jardim Boa Vista é UBS de luta!

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

 

 

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Boa Vista, que fica próxima do quilômetro 18 da Rodovia Raposo Tavares, amanheceu, no dia 27 de abril, ocupada por manifestantes. Estes manifestantes são compostos por usuários do SUS, trabalhadores da região, integrantes do movimento social Fórum Popular de Saúde e também moradores da comunidade. Todos em defesa da saúde pública. Assim como as escolas ocupadas eram escolas de luta, a UBS Jardim Boa Vista é UBS de luta!

 

Esta é uma luta contra a prefeitura de São Paulo que, com sua forma de gestão realizada por Organizações Sociais (como a SPDM), fez uma bagunça na já desorganizada saúde pública da cidade de São Paulo. As Organizações Sociais são uma das formas de privatização da saúde pública. A prefeitura vai modificar a Organização Social que administra muitas unidades de saúde no Butantã.

 

A troca está um verdadeiro caos, com demissões em massa de trabalhadores da saúde, recontratação de profissionais com salários bem menores, deslocamento de trabalhadores e, o pior, fechamento de vagas para os profissionais da saúde. A saúde está um caos e a resposta do prefeito que prometeu consulta na “Hora Certa” é diminuir o número de trabalhadores da saúde.

 

alt

 

Quando nos perguntamos o porquê de esta política ser aplicada temos duas respostas que se complementam: a primeira é a de que o modelo de saúde privatizado transforma a nossa saúde em mercadoria, a prejudicar o atendimento aos usuários; a segunda é a de que, com crise política e econômica, os diversos governos querem fazer a população pagar a conta destas crises.

 

Outro exemplo é o projeto de lei - PLP 257/2016 - enviado pelo governo Dilma ao Congresso Nacional, no dia 22 de março deste ano, que, com a desculpa de promover uma reestruturação fiscal “duradoura e sustentável”, faz na verdade um ataque ao serviço público e até ao salário mínimo.

 

Existem divisões na população quanto à crise política nacional, mas na defesa da saúde pública tais divisões desaparecem. A população do Jardim Boa Vista está dando um exemplo de coragem e solidariedade que deve ser seguido por muitos. Ocupou a UBS sem impedir seu funcionamento! Forma de confronto que busca denunciar o que está acontecendo, dialogar com usuários e trabalhadores e mudar a realidade da saúde pública. UBS Jardim Boa Vista é UBS de luta!

 

 

 

Paulo Spina é ativista do Fórum Popular de Saúde e da Primeira Oposição no Sindsaúde.

 

0
0
0
s2sdefault