Volta às aulas: “já estamos num colapso. Fomos jogados no olho do furacão”
Fevereiro de 2021 entra para a história como o mês em que, apesar do pico de casos de coronavírus no Brasil, o Estado brasileiro e seus gestores decidiram iniciar o ano letivo em condições pretensamente normais. De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, já são 721 casos de contaminação na comunidade escolar e algumas mortes. Na entrevista ao Correio, o professor Severino Honorato comenta que a maior parte dos estabelecimentos não é apta a funcionar de forma segura e o governo só deu ouvidos às pressões do poder econômico na organização do retorno às aulas.
Nesta Edição
A televisão, os shows de "realidade" e a eliminação de nós mesmos
A novelização da vida, a criação de inimigos ou a confirmação de preconceitos? milhões de pessoas pegam seus telefones e eliminam alguém.
Quando o fascismo Nutella enfrenta o fascismo raiz
Alguns podem ter celebrado o ministro do STF Alexandre de Moraes como um grande campeão da luta contra o fascismo. Não a...
Perseguições, ameaças de morte e assassinatos de jornalistas na Guatemala
“Eu gostaria de colocar um toque de recolher na mídia, mas isso não pode ser feito", lamentou o presidente Alejandro Giammattei.
O lado feio do louvado programa de vacinação de Israel
País faz de tudo para não vacinar palestinos mesmo tendo doses de sobra em mãos.
Volta às aulas!
Não teremos mais a escola anterior à pandemia. O ensino remoto terá que ser incorporado. Isso favorece o protagonismo dos alunos.
Gigantesco Amapá, o Brasil de amanhã
Duas histórias após a privatização de uma geradora de eletricidade.
Pantanal teve pior seca em 50 anos, revela estudo
Cientistas alertam para fim do bioma “como o conhecemos” em cenário de mudança climática e desmatamento sem controle.
Bolsonaro bate o próprio recorde: 2020 é o ano com maior aprovação de agrotóxicos da história
Foram 493 produtos aprovados, um número ainda maior do que 2019, antigo recordista; em dois anos de mandato, presidente liberou quase mil...
Os tais arranjos do poder
O fazer político dos militares na esfera executiva é o elemento mais descontínuo das últimas três décadas e, agora, é o mais...
A armação da Lava Jato: quem vai pagar por isso?
A Petrobrás antes da Lava Jato possuía 86.111 empregados e hoje em números atualizados conta com 46,6 mil empregados.
Claro Enigma
O indígena não se rende à ambição e isso quebra um dos pilares do capitalismo, que é criar necessidades de consumo. Que tal um...
Onde andas, jornalismo?
Causa espécie ver o mundo sindical abrir mão do jornalismo. Justamente agora que os movimentos estão fracos e a sociedade capturada pela mentira.
Cadê a árvore que estava aqui?
Tente plantar uma árvore. Logo aparecerá um agrônomo ou engenheiro florestal dizendo que a espécie escolhida por você “não é adequada".
O mal-estar da vacinação
Debate sobre grupos prioritários naturaliza absurda incompetência governamental e, ainda por cima, despreza profissionais da saúde...
China-EUA: perspectivas (2)
Contradições socioeconômicas seguem em alta nos EUA enquanto China mantém seu progresso. Biden endossará Trump nesta relação?
Autonomia do BC: cheque em branco para banqueiros
País entrega controle monetário e cambial para bancos e garante obscuridade total no universo das transações financeiras.