Correio da Cidadania

Agir com energia

0
0
0
s2sdefault

 

 

Houve tempo em que pronunciamentos de chefes militares faziam parte do cotidiano da política. Sabemos bem no que isso deu.

 

Felizmente, depois de muita luta, conseguimos levar os militares de volta ao quartel e à disciplina. Faz tempo que nos livramos dessas declarações insultuosas à nossa democracia.

 

Por isso, precisamos estar atentos às declarações do presidente do Clube Militar.

 

O fato de se tratar de um general de pijama não diminui a gravidade da insubordinação, porque evidentemente ele representa pessoas que não podem aparecer.

 

A Constituição Federal é bem clara: as forças armadas subordinam-se ao poder civil e devem respeito ao seu Comandante Supremo: a presidência da República.

 

A presidente Dilma está na obrigação de reprimir energicamente esse militar e todos os que com ele se solidarizarem.

 

Precisa também prestigiar o titular da pasta da Defesa: o embaixador Celso Amorim, que se notabilizou como ministro das Relações Exteriores durante os oito anos do governo Lula.

 

Mas isto não basta. É preciso que os partidos e os órgãos da sociedade civil venham a público para condenar tamanha insubordinação. Infelizmente, até agora, não se viu nada. Tal passividade obviamente estimula os insubordinados.

 

Comentários   

0 #6 Nao estuprem os fatosLuis Ramirez 13-03-2012 15:39
Minha nossa, que deplorável comentário dona Nayala. acaso a senhora saiu a bater panelas nos idos dos anos 60? seus argumentos sao pífios e chantagistas. quer dizer q punir criminosos hediondos é revanchismo? parece q o Correio tem leitores adeptos da impunidade que vigora no país. e mais: que história é essa de varrer passado imundo pra baixo do tapete pra preservar democracia? nao ta dando pra ver q as polícias de hoje matam e torturam mto mais q antes, num clarissimo rescaldo da ditadura q só vai acabar exatamente quando a cultura deixada pela ditadura for varrida do mapa? e por favor, guarde em lugares remotos e ocultos suas falácias a respeito de ditaduras pro-soviéticas que estariam por se instalar. esse foi o argumento golpista, fora q o plano Côndor já nao é mais mistério pra ninguem há decadas. a senhora poderia guardar sua simpatia pela ditadura e seus respectivos crimes para periodicos de ideias mais reacionárias e condizentes com as suas. como é duro debater em qm se apoia em chantagens e calhordices argumentativas. vade retro saudosos da milicada. o lugar deles é na cadeia e em silêncio. se vcs tao com eles, digam isso mais claramente e morram abraçados. nao venham com falsos legalismos e citações de leis absolutamente ilegais sob qualquer análise jurídica séria. a lei de auto-anistia, essa de 1979, em pleno regime de terroriso de estado, é uma aberração mundialmente rejeitada.
Citar
0 #5 Olha a Democracia!Nayala Maia 12-03-2012 19:02
Discordo Jornal. A Lei da Anistia já resolveu essa questão, portanto remexer com esse Passado, é fustigar a incipiente base da nossa Democracia que ainda está em construção. Os militares, pela formação Positivista que tem, encara a atuação desse governo como revanchismo, e, estão dentro da lógica deles. Agora uma pergunta: O jornal gostaria que esses chamados militantes esquerdistas tivessem ganho, e implantado aqui um regime aos moldes de Cuba e da União Soviética, como era o sonho deles? É essa questão e a sua resposta que deve nortear o debate sobre o Período Militar.Se você Jornalista gostaria de estar vivendo em um regime como o de Cuba,então deve estar achando muito ruim a atual condição sócio-econômica do Brasil que já é a 5 economia do Mundo. Pense nisso, antes de ouvir o canto da sereia petista!
Citar
0 #4 RE: Agir com energiaMarcos 12-03-2012 18:17
Fala besteira não! A lei garante ao de pijama falar via associação. Vá estudae!

MAM
Citar
0 #3 Como pode, né?Luis Ramirez 12-03-2012 17:44
Como pode um leitor ser tao hipócrita? Barbosa, ta com saudade da ditadura? fala logo! dane-se se os milicos da reserva terem direito constitucional, auto-concedido, pra urinarem pela boca e voltarem a nos envergonhar. nao tem direito em hipotese alguma, é facil facil enquadrar isso como insubordinação e num país sério, digno, politizado, tudo q nao somos, já tava sendo destruido pela opiniao pública um militar de merda desse. mas aqui na maior bananeira do mundo nao só poem as manguinhas de fora como aparecem tipinhos a defender seus direitos à liberdade de expressao, exatamente aquilo que os canalhas negaram a todos no país. inclusive de forma, agora sim!, subversiva e fora de qualquer parâmetro de patriotismo e respeito à ordem nacional (aquela supostamente democrática). fora isso, que tal o senhor lembrar de outros direitos constitucionais, principalmente aqueles que jamais se cumprem no país?
Para milicos de ditadura a única lei que deve valer é aquela que continua pendente de colocá-los na cadeia e no livro da vergonha da história, a despeito de qualquer lei fajuta de auto-anistia. aliás, esta é outra completa irregularidade jurídica sobre a qual o amigo "legalista" (ou apenas lambe-bota?) poderia discorrer.
Citar
0 #2 AGIR COM ENERGIAjose barbosa 12-03-2012 16:40
COMO UM EDITORIAL PODE SER TÃO MAL INFORMADO ASSIM ? O PRESIDENTE DO CLUBE MILITAR É UM OFICIAL DA RESERVA OU REFORMADO DO E E PORTANTO DE ACORDO COM A LEI PODE SE MANIFESTAR POLITICAMENTE SOBRE QUAISQUER ASSUNTOS E ASSIM NÃO ESTARÁ INFRIGINDO A CONSTITUIÇÃO E NEM MESMO SE INSUBORDINANDO. CONSULTE QUEM SABE E EVITE ESCREVER BABOSEIRAS. JB
Citar
0 #1 FinalmenteTupan Marcos 11-03-2012 21:56
Finalmente, o Correio da Cidadania reconhece que o trabalho da política externa brasileira tem aspectos positivos. Como também têm negativos. No entanto, se há trincheiras, se há avanços (ao lado dos recuos), como taxar o governo como nosso inimigo principal? Se o fôsse, como estaríamos ao lado deles contra os cães da reserva militar? Gente, a esquerda nunca está ao lado do PSDB em nenhum assunto! Por que vocês demoram tanto a reconhecer isso: O caráter contraditório do governo, e o caráter evidente de nossos inimigos? Porque atiram tanto no sabiá errado? Mas parabéns pelo editorial, meninos.
Citar
0
0
0
s2sdefault