Correio da Cidadania

A força do testemunho

0
0
0
s2sdefault

 

Certa vez, Stalin perguntou ao assessor que o aconselhava a abster-se de uma determinada ação, a fim de não desagradar o Papa: "Quantas divisões tem o Papa?

 

A história mostrou-lhe quantas. Um erro comum entre pessoas com muito poder consiste em desconsiderar as pessoas que aparentemente não o têm.

 

Lula erra tremendamente ao supor que Dom Luiz Flavio Cappio, pouco amparado pelos seus irmãos bispos e pela mídia, que, comprometida com os interesses do agronegócio, não quer dar publicidade à sua cruzada anti-transposição do Rio São Francisco, seja uma pessoa sem força alguma.

 

Dom Luiz tem uma tremenda força. Não se trata, por certo, da força que decorre do poder político ou do poder econômico, mas de um poder que, sem ter a imediatidade dos outros dois, cala mais fundo.

 

Quem acompanhou a morte dos dez militantes do IRA (Exército Republicano da Irlanda) em 1981 tem bem presente na memória as fotografias do seu líder - Bobby Sands - após 66 dias de jejum. Pois é a imagem dessa terrível forma de morte que estará associada indelevelmente à imagem de Lula, caso sua intransigência obrigue Dom Luiz a levar até o fim o seu sacrifício.

 

Como não é de se supor que Lula seja sádico, cabe indagar do por quê da intransigência. Afinal, o que custaria ao presidente suspender a execução do controvertido projeto, a fim de abrir, como pede o bispo, uma rodada de exame de alternativas?

 

A recusa incompreensível a uma demanda tão razoável gera a suspeita de que há entre Lula e os grandes grupos empresariais que estão pressionando pela realização da obra um compromisso superior à obrigação do presidente da República de defender o interesse nacional. Afinal, se o projeto da transposição é tão bom, qual a dificuldade de cotejá-lo publicamente com alternativas de solução do problema da água na região nordeste?

 

Na disputa com o bispo, Lula conta com os recursos financeiros, com o apoio dos empresários e a cobertura da mídia; Dom Luiz conta unicamente com o povo.

 

O povo é a sua força. Para despertar o povo para o drama que está sendo vivido em Sobradinho, é indispensável que as pessoas politizadas participem intensamente da luta em que ele se engajou. De outro modo, dificilmente ele terá alguma chance de sair vivo do seu empenho. Listas de apoio estão correndo por aí e o Correio as vem publicando em sua seção de Notícias do Dia para quem queira assinar.

 

Mas é preciso mais: quem puder juntar três, quatro companheiros e fazer uma visita à Capela de São Francisco, em Sobradinho, estará dando uma enorme contribuição.

 

Quem cobrar do seu parlamentar um pronunciamento favorável ao Bispo, acrescentará força à luta que ele está travando.

 

Falta pouco para o desenlace: o ser humano, como Bobby Sands demonstrou, não agüenta mais do que 66 dias uma greve de fome. É crucial, pois, romper, nestes próximos dias, a cortina de silêncio que impede a população de conhecer o drama que está sendo vivido em Sobradinho.

{moscomment}

Comentários   

0 #5 Algo errado!Naaman Sousa de Figueiredo 13-12-2007 12:25
Acho que existe algo errado com o ponto de vista do editorial. Quem tem apoio do povo não é o padre e sim Lula, que foi eleito pela maioria do povo. Parece aquela afirmação que "o povo foi contra a opinião pública", que alguns jornalistas andam apregoando. Não esperava ler isso no editorial do Correio da Cidadania. Mas, enfim, toda opinião é livre. Vamos ver se a minha vai aparecer...
Citar
0 #4 A força do terstemunhoEdmílson Martins de Oliveira 12-12-2007 14:12
O presidente Lula, que já teve d. Cappio ao seu lado na luta pela justiça e por uma sociedade livre e democrática, precisa sair do seu pedestal e chegar até o povo. Lula sabe que d. Cappio é um bispo respeitável, coerente com os princípios do Evangelho e, que, por isso mesmo, o seu gesto de fazer a greve de fome tem consistência. O bispo precisa ser ouvido. O poder político estabelecido será responsabilizado pela sua possível morte, como foi responsabilizado pela morte de Jesus o poder político estabelecido da sua época.
Citar
0 #3 Essas e outrasWendell 12-12-2007 14:10
Mais uma vez o presidente Lula mostra sua incoerência diante de assuntos que antes eram pauta na sua agenda. Assim como a CPMF que antes Lula rejeitava e agora acalenta. A transposição do rio São Francisco é um assunto que antes não passava pela cabeça do sindicalista .
Citar
0 #2 A Força do TestemunhoMarcos Pinto Basto 12-12-2007 14:08
Todos nós que somos o Povo contribuinte da Nação, ainda não entendemos quais serão os benefícios da transposição das águas do rio S.Francisco, mas sabemos dos prejuízos e fica muito estranho o comportamento de um governo que se intitula democrático,não escutar a voz do Povo. O sacrifício do Bispo Dom Cappio está revoltando todos os cidadãos contra a intolerância do governo muito mal administrado pelo compadre Lula que de presidente da república só tem o nome, salário e muitas mordomias.
Citar
0 #1 A falsa idéia do \"é apenas um em face dDavid Barbosa de Oliveira 12-12-2007 14:04
Dom Luiz, em seu manifesto, o qual infelizmente não surtirá efeito, será outra vítima dessa máxima que eles propagam. É fato que os agentes econômicos são os detentores do poder e não se pode questionar o avanço dos hortifrutigrangeiros que serão favorecidos por "acolá".
Essa falácia que eles propagam, sera o motivo da derrota deles, como demonstra a historia na Revolução Francesa, Russa, Cuba entre outros. Tenho certeza qu todos lembram de Martim Luter king, Gandhi e o maior revolucionario da historia (inquestionavel mas nao quero causar polemica) o Cristo. Certo que a igreja desde a idade média nao faz outra coisa a nao ser corromper-se para manter-se com um poder ou poder aparente. Lembramos também do trágico acontecimento com o frei Leonardo BOff (perdoem-me se a ortografia estiver errada).
Espero que Dom luiz tenha consciência de seu ato pois infelizmente, nao passara de um ato HEROICO e que sera MARTIRIZADO pela luta contra a exploração dos Capitais.
Até parece um pesadelo esse nosso cotidiano
Citar
0
0
0
s2sdefault