Correio da Cidadania

Curso apresenta os princípios do feminismo

0
0
0
s2sdefault


No dia 18 de fevereiro, sábado, das 14h às 18h, acontece o curso “O que é o feminismo?”. Organizado pelo Coletivo Dijejê, a atividade ocorre na Avenida Rio Branco, 211, sala 114, e tem o objetivo de apresentar os princípios do feminismo. As inscrições podem ser feitas aqui.

A ideia é sensibilizar as pessoas acerca das questões de gênero ao relatar as origens do movimento e as contribuições sociais do feminismo. A proposta é que as vivências sejam multiplicadas em escolas, sindicatos e organizações comunitárias, para que cada vez mais o público tenha conhecimento dos fundamentos básicos do movimento.

Jaqueline Conceição, organizadora do curso e fundadora do Coletivo Dijejê, almeja apresentar as posições comuns do feminismo, apesar de reconhecer as singularidades da atuação antimachista de cada país. “O feminismo é uma pratica política, que se pauta pela luta no campo dos direitos humanos, ou seja, visa garantir os direitos sociais políticos, culturais, estéticos, éticos, sexuais de um grupo que se caracteriza como minoria política, que são as mulheres. Uma luta feminista ou antimachista, é uma luta por garantia de direitos e equidade civil”.

Ela completa que o exercício político feminista pauta a liberdade plena de todos os indivíduos. Se não for coletiva e total, não há liberdade para as pessoas, de acordo com Jaqueline. “O desenvolvimento da humanidade não pode se dar à custa da vida de animais crianças, idosos, negros, mulheres, gays e todos os grupos lidos como minorias políticas. A humanidade deve desenvolver-se para todos nós. E essa reflexão, o movimento feminista, na sua mais complexa interface, nos proporciona. Ele nos faz pensar, sobre qual mundo queremos e por que queremos”.

Cronograma

14h - Apresentação
14h30m - O que é natural e o que é biológico?
15h - Café
15h30 - A construção social do ser mulher
17hs - A luta de classes é a luta da mulher?
18hs – Encerramento

Serviço

Valor: R$ 75,00
Vagas: 20 lugares

Fonte: Alma Preta.

0
0
0
s2sdefault