Correio da Cidadania

Lula locuta, causa soluta

0
0
0
s2sdefault

 

O senador Aluízio Mercadante, coitado, expõe em público feições marcadas por dores de dificultoso dilaceramento. Na condição de líder formal da bancada petista no Senado, se viu obrigado pelas circunstâncias – o crescimento em bola de neve do escândalo Sarney - a assinar uma nota onde se faz suaves restrições ao comportamento do aliado e, ato contínuo, foi desautorizado de maneira categórica pelo palácio do Planalto.

 

O porta-voz oficial do governo, o ministro José Múcio, insinuou tratar-se de uma fraude, opinião de um ou outro senador. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, e o líder do partido na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, criticaram duramente a nota. Tratado como moleque, o senador ainda não renunciou ao cargo de líder nem reafirmou os termos da nota coletiva. Habituado a transitar entre o "petismo" e o "lulismo", ele sabe reconhecer a voz do dono, mesmo quando veiculada por interpostas figuras. Por isso mesmo, tudo indica, vai botar o galho dentro. Interpelado sobre o assunto, Mercadante fará, como tem feito, cara de paisagem e ouvidos de mercador.

 

Pragmático do poder e empirista radical, o presidente Lula não perdoa. Não por acaso chamado de "pai patrão" pelos que analisam sua relação com o PT, ele tende a ser cada vez mais cruel com os que lhe prestam serviços no "petismo". O "petismo" e o "lulismo" brotaram juntos e, até um determinado ponto da história política recente, cresceram entrelaçados. Hoje, principalmente depois da chegada do partido ao governo central, o florescimento do "lulismo" se faz à custa da morte lenta, gradual, porém segura, da saga do Partido dos Trabalhadores na política brasileira.

 

Para desgosto do saudoso Carlito Maia, autor de súmulas geniais da fase heróica de afirmação do petismo, o partido se tornou mais um "grandalhão indolente". Nitidez programática, base militante inserida nos movimentos da sociedade, direções colegiadas e bancadas combativas, entre tantas outras virtudes, são coisas que não existem mais. Acabou, é página virada, retrato na parede. Agora vige o "lulismo" com sua pragmática eleitoral, que patrocina o peleguismo social e opera bancadas que se mobilizam para salvar oligarcas de quatro costados.

 

Entre os crimes do "lulismo" contra o "petismo", os mais graves se articulam como verso e reverso de uma mesma moeda: a desmobilização dos movimentos da mudança e a revitalização das oligarquias regionais. O caso em pauta, com a espantosa exposição dos tentáculos do esquema Sarney, é prova provada do descalabro a que chegamos. Ao funcionar como principal bastião de defesa do oligarca desnudo, o PT reafirma a sua nova natureza e exibe as feições de uma portentosa ruína. Direções, bancadas, estatutos, programas, sob a primazia absoluta do "lulismo", operam na lógica não escrita do jogo pesado: "Lula locuta, causa soluta".

 

Léo Lince é sociólogo.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #3 Uma verdadeira bagunça.peterson correa pimentel 12-08-2009 13:11
Hoje fui a Brasília participar de uma festa no Ministério dos Esporte até grampeei meus ouvidos para não escutar a conversa dos políticos da Bahia, tinha vários, vampiros e fantasmas animando a festa, a fome era zero anaconda grelhada , gafanhotos no espeto, sanguessugas ensopada e frango assado de Roraima, a festa era tão chique que serviram vinho, champagne, licor e whisky em copos de cristais, contrataram até um palhaço com dolares na cueca, logo começou a chegar os convidados ilustres, Waldomiro convidando todo mundo a jogar bingo, Marinho distribuindo brindes dos correios, executivos de Bancos, militantes, Roriz cantando aquarela brasileira e Valerio fumando charuto cubano, a farra era tão grande que os aposentados jogava domino, em cima do carro de Pereira, sem contar que todo mundo que chegava recebia uma cartilha e um cache chamado de mensalão, Renan tomou um xeque mate do caseiro, passou mal e foi levado ao hospital pela ambulância super faturada, no final da festa todo mundo se jogou na piscina, mais a agua era funda, com tantos escândalos, a muito tempo me pergunto aonde foram parar os caras pintadas, talvez estejam em Rondônia protestando contra a usina hidrelétrica do Rio Madeira.
Citar
0 #2 Reginaldo Coelho 04-08-2009 06:31
Meu Deus!!
Será que o Luiz Inácio e o Partido dos Trabalhadores, construidos com tantos sacrifícos, lágrimas e sangue, hoje é defensor do que há de mais atrasado e predatório na sociedade brasileira?
Fora Sarney!!
Até mesmo, fora Lula!! e a todos que defendem os pilhadores dos bens do povo brasileiro.
Viva o socialismo, viva o povo brasileiro.
Citar
0 #1 Lula-MacunaimaPaulo Silva Pinto 31-07-2009 11:58
Ao Sr. Lince:
Sera q Lula e a imagem perfeita do q nos somos: um povo sem caracter?
Como explicar seu comportamento?
E o comportamento da cupula e bancada do PT?
Anos e anos de luta estudantil-operaria-popular para afinal vota-los no poder; e eles o q fazem? Mensalao, conchavos e aliancas com corruptos, filhos da ditadura, oligarcas, etc, etc.
O ditado popular-o poder corrompe- nao e, a meu ver, capaz de explicar tamanha canalhice.
Por favor, me ajude a compreender esse comportamento.
Muito obrigado!
Paulo S Pinto
Citar
0
0
0
s2sdefault