Correio da Cidadania

A esculhambação da República tupiniquim

0
0
0
s2sdefault

 

Nem o mais pessimista dos brasileiros poderia esperar que nosso país chegasse a tal ponto no "fundo do poço" da esculhambação nacional. Porque não se trata de alguns setores da vida pública que estão degenerados. Trata-se dos Poderes da República. E a opinião pública vai ficando estarrecida, embora passiva, diante de tanta bandalheira, de tanta corrupção, de tamanho cinismo dos "homens públicos" deste país. Já são tantas as denúncias e comprovações de pilhagem do dinheiro público e das picaretagens praticadas por parte de parlamentares, ministros, do próprio presidente e de magistrados que vai se tornando rotina e passando a ser considerado - por muita gente - como coisa natural da política.

 

Felizmente há ainda parcela da população que a cada dia fica mais indignada, gente que vai se revoltando com as sacanagens com o caradurismo dos "representantes do povo". Porém, essa indignação ainda não se transformou em protesto público. E não se transformou em protesto porque parcela do movimento social organizado está "mamando nas tetas do governo federal", fazendo vistas grossas às suas falcatruas, e seus representantes nos escalões do governo se beneficiando da situação.

 

Se não bastassem as denúncias e comprovação dos crimes do "mensalão", isto é, da compra de votos dos parlamentares pelo governo federal através dos seus porta-vozes; se não bastassem as denúncias da "operação sanguessuga" que envolveu centenas de parlamentares e outros cidadãos em falcatrua com o a compra e doação de ambulâncias e com o dinheiro da saúde pública; se não bastassem as denúncias de envolvimento da quase totalidade dos políticos eleitos com dinheiro sujo das grandes empresas – muitas delas envolvidas em grossos escândalos de corrupção em contratos de obras públicas e fornecimento de material às instâncias governamentais -, ainda temos que ver o uso do nosso dinheiro (também chamado de "dinheiro público") para apadrinhamento de parentes e amigos de parlamentares e ministros, com altíssimos salários e sem prestação de serviços. E tudo feito de modo secreto! "Na calada da noite", como se diz vulgarmente. Tem ainda a vergonha das horas extras pagas para funcionários do Congresso Nacional, também de forma secreta, em pleno recesso, sem os devidos trabalhos extraordinários prestados.

 

E ainda somos forçados a ouvir do presidente da República que tudo isso é denuncismo, querendo jogar a culpa em cima do Ministério Público, em cima de cidadãos investidos em obrigação constitucional de vasculhar, de fiscalizar a prática dos "homens públicos", que têm a responsabilidade também ética de acompanhar a ação administrativa dos governantes, e defender o respeito à ética e aos direitos dos cidadãos. Causou espanto, portanto, que Lula, no mesmo dia em que o presidente do Senado, José Sarney, publicamente reconheceu que cometeu irregularidades graves – mas afirmando que não estava sozinho nesta prática –, venha a defendê-lo pela imprensa internacional, tentando fazer-nos crer que tudo é invencionice, coisa de gente irresponsável. Tenta com isto livrar sua própria responsabilidade em todo esse imbróglio, porque Sarney foi escolhido por ele, Lula, como homem de sua confiança no Senado.

 

Lula foi além ao dizer que a "mídia prefere desgraça". Não defendo a mídia, quase toda voltada para os interesses do capital predador. Porém, quero perguntar: o que é desgraça para o Lula? O fato de as denúncias chegarem ao conhecimento do povo que o elegeu, mostrando toda a podridão que assola os Três Poderes, e com isto denegrir os "homens públicos", incluindo-o? Ou a desgraça é o povo saber que toda essa bandalheira é feita com dinheiro que deveria ser aplicado em saúde pública ao alcance de todos, em educação com qualidade para todos, em moradias populares decentes, em sistema de transporte ferroviário nacional, em defesa do meio ambiente e na tão prometida, embora sempre sonegada, reforma agrária?

 

Por falar em reforma agrária e meio ambiente, ainda tivemos que ouvir outra pérola do presidente: quem derruba árvores (no desmatamento da Amazônia) não é bandido! Deveríamos então fazer mais uma pergunta ao nosso presidente: Se tudo isso que vem acontecendo você defende e afirma que não é crime, então o que é banditismo para você? De que lado você está?

 

A esculhambação da República brasileira chegou a tal ponto que deveria mexer com a consciência de todos que se dizem cidadãos conscientes e defensores da ética na política, defensores das igualdades sociais, defensores da justiça social. Caso contrário, os que continuarem calados estarão sendo coniventes, corresponsáveis pela baderna que aqui vigora, corresponsáveis pelo crescimento das injustiças que nos levam para a barbárie.

 

Waldemar Rossi é metalúrgico aposentado e coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #6 Lula corrobora tese da \"esquerda\"Raymundo Araujo Filho 29-06-2009 09:49
Waldemar Rossi distribuiu este artigo pela internet, nos remetendo ao Correio e anexando um outro artigo do Celso Lungaretti \"A Escolinha do prof. Gilmar\", publicado também no Correio...

Sortudo sou eu, que desfruto da amizade dos dois.

Mas, gostaria de deixar registrado, que manifestei-me por três vezes, ora criticando a tese que \"Combate à corrupção é coisa de direita\", primeiramente em relação ao artigo do próprio Celso Lungaretti publicado aqui no Correio, acessável pelo link
http://www.correiocidadania.com.br/content/view/3190/

De outra feita, expus a mesma tese favorável ao combate à Corrupção, comentando entrevista do presidente da AEPET, também aqui no Correio que tem se manifestado, mais de uma vez, CONTRA o Combate à corrupção, dizendo-o coisa \"menor\'. Acessa-se pelo link comentário http://www.correiocidadania.
com.br/content/view/3190/

E ainda escrevi um artigo bastante publicado por vários blogs, com o título Combater a Corrupção é de Direita? Este respondendo ao presidente do SINDIPETRO -RJ Francisco Soriano que, no Programa Faixa Livre, disse que minha questão sobre a existência de corrupção no governo Lula e na Petrobrás \"é uma preocupação de direitistas e udenistas\". Este acessa-se pelo link...........
http://titaferreira.multiply.com/journal/item/2318

Assim, ao meu ver, são setores da própria esquerda que abrem brechas para estas falas e desmobilizações do Lula, protegendo corruptos e corruptores, como pessoas \"diferenciadas\' da maioria dos mkortais, o que lhes daria uma estranha \"imunidade\" a questionamentos. Estranha esta tese, mas compatível com que muitos defendem por aí..

Onde estão todos nas ruas, com os dizeres \"Fora Sarney!\", como fizeram por muito menos, em outros tempos?

Na verdade, estão todos, mesmo tecendo algumas críticas, perfeitamente integrados na perspectiva de Poder, ensejada pelo atual esquema político dominante, e suas pantomimas \"esquerdistas\".

Depois vão chorar pelo leite derramado e dizer que Inês é morta.

Serão cobrados pela conduta adesista?
Citar
0 #5 A quem interessa?Roberto Locatelli 28-06-2009 16:06
Os fatos "denunciados" pela mídia patriótica e preocupada com o Brasil (Folha/Globo/Veja/Estadão) ocorrem desde os tempos do governo do Príncipe da Sorbone.
Por que foram trazidos à tona exatamente agora? Para tirar Sarney e colocar no lugar um apaniguado de Serra. Afinal, 2010 está aí...
A mídia finge indignação, mas protege Daniel Dantas.
Senador Pedro Simon finge indignação, mas protege Yeda Crucius.
Tenho muitas críticas ao governo Lula. Mas se toda a mídia golpista e a elite branca de olhos azuis tem tanto ódio do governo Lula, quer tanto derrubá-lo, prefiro me abster dessas críticas neste momento.
Temos é que organizar a classe trabalhadora e nos preparar para tentativas de golpe que, com certeza, virão.
Citar
0 #4 Hoje estamos vendo o que não virmos no pOscar Wilde P.Lima 27-06-2009 16:02
O que nós estamos vendo são coisas que acontecia no passado e nunca a imprenssa divulgava.
Hoje como é divulgada (alguns acha que isto é coisa do presente e não vicio do passado) e por final a interesse desta "impressa" simplesmente pára de falar dessa "lama" que de repente vira pó, e desaparecer no passo de mágica, como nunca tivesse existido.
O seja temos como cidadão de cobrar a moralidade e a responsabilidade nos setores públicos ou privado até que isso não exista.
Citar
0 #3 Comentario ao textoGeraldo Magela M. R. Filho 26-06-2009 16:50
Quando o Presidente Lula faz referencia ao ilustrissimo Senador Jose Sarney, sempre o chama de companheiro, que devemos ter mais respeito com o Senador, que o Sarney teve um passado brilhante e outras atrocidades. Mas os politiqueiros de plantão dizem: Isso é fundamental, os acordos politicos dependem de coligações, Sarney é um importante lider,temos que trata-lo, com cuidado, etc, etc e etc. Outro dia ouvi na CBN um comentario de Arnaldo Jabour, que falava justamente, sobre isso. \"Coligações politicas, Nada muda na politica, para mantermos a governabilidade, os acordos são inevitaveis, senão ninguém governa, em nome da governabilidade acordos são feitos com Sarney, Collor, Michel Temer, e vai por ai a fora, ou seja nada muda na politca seja nesse governo ou em outros governos, seja PT, PSDB,PMDP pp qualquer. É bastante lamentável, mas é assim que a coisa funciona, e parece que não tem como mudar, é realmente muito triste, que estamos distante muito distante de formamos um governo de notáveis descompromissados com essa politica mesquinha e canalha que assistimos diariamente.
Citar
0 #2 A esculhambaçãoNilson 26-06-2009 13:44
Como querer que o povo se revolte com toda essa sacanagem quando o próprio presidente um sacana disfarçado de bom moço esbraveja contra quem o denuncia. Tudo ficou claro quando em um artigo escrito por Sarney em 1997 livrando Lula de um embrólio no PT acho que se lembram disso, ai ficou sinalizado que a amizade entre os dois ia longe, chegando agora a vez do Lula salvar a pele de Sarney e familia. É e ainda dizem que o governo do petista é de esquerda, que vergonha.
Citar
0 #1 NOJOPedro Martinez 26-06-2009 13:24
Essa é a única denominação que se pode dar a essa situação em que está posto, comprovadamente, nosso legislativo. O pior é que eles fazem (ou deveriam fazer) as leis que dirigem a Nação. Povo brasileiro, por favor, acorde e mande essa raça para o inferno.
Citar
0
0
0
s2sdefault