Correio da Cidadania

Roberto Requião: uma alternativa para a esquerda

0
0
0
s2sdefault

 

 

A oposição de esquerda ao governo Lula se organizou, em 2006, em torno da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), uma dissidente do partido do presidente que foi expulsa do PT depois de desobedecer sistematicamente às determinações da direção da agremiação em diversas votações no Congresso, especialmente a da reforma da Previdência.

 

Heloísa Helena provavelmente será candidata de novo em 2010 e uma parte substancial da esquerda vai marchar ao lado dela, apesar das contradições que marcam a personalidade da ex-senadora, uma liderança capaz de desafiar o seu próprio partido e defender posições próprias, ainda que contrariando decisões tomadas por seus correligionários, como se viu recentemente na questão do aborto. Também é quase certo que uma segunda candidatura presidencial de Helena não apresente o mesmo encanto da primeira, quando a aguerrida alagoana foi a grande novidade da disputa.

 

Para quem pensa a política estrategicamente, do ponto de vista da esquerda, há um outro nome disponível na praça, em torno do qual seria possível construir uma candidatura presidencial forte e com chances talvez não de vencer o pleito, mas de levar ao público uma mensagem política de inconformidade com os rumos do país, especialmente no que diz respeito à condução da política econômica. Muita gente torce o nariz para ele, mas a verdade é que o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), é hoje o único contraponto ao modo de governar petista e tucano em atividade no Brasil.

 

Evidentemente, Roberto Requião não é nem de longe um socialista. Dentro das limitações de um governo estadual, no entanto, ele tem conseguido polarizar com as forças conservadoras em questões importantes. Com uma postura corajosa, Requião tem enfrentado alguns tabus neoliberais e de certa forma está se saindo muito bem. Comprou briga com os produtores de transgênicos, com os concessionários de pedágio e até com o poderoso banco Itaú. Não é pouca coisa.

 

E para quem acha que brigar é fácil, difícil é construir, vale lembrar que Requião tem sido um interlocutor freqüente do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com quem já fechou algumas parcerias, inclusive em torno da TV do Mercosul. Pergunte a qualquer liderança do MST sobre o tratamento que o governador do Paraná dispensa aos sem-terra e a resposta será outro alento: melhor do que em todos os demais estados do país.

 

A postura de Requião já começou a incomodar o establishment, tanto é que uma absurda decisão judicial proibiu o governador de apresentar seus pontos de vista na TV Educativa (e na rádio) do Paraná, reeditando no país a censura prévia.

 

Tudo somado, Requião tem muito mais a apresentar do que a senadora Heloísa Helena e poderia perfeitamente, neste cenário, ser o candidato das esquerdas, dentro de uma concepção de política que privilegiasse não a plataforma socialista (o que, é bom que se diga, Helena também não consegue sustentar), mas avanços no sentido de um governo mais autônomo e arrojado, talvez semelhante ao antigo nacional-desenvolvimentismo, que evidentemente não pode ser transplantado para a realidade atual.

 

É evidente, porém, que as alas mais conservadoras do PMDB não aceitariam com facilidade uma candidatura de Roberto Requião. Para que ele se viabilize, é preciso apoio fora do PMDB, de maneira que o próprio governador sinta confiança para colocar seu bloco na rua. Uma pré-candidatura de Requião talvez já seja suficiente para quebrar o falso debate que a campanha de 2006 no fundo apresentou, quando Alckmin dizia ser melhor gerente do que Lula e Heloísa afirmava ser a única virgem no bordel. Requião não está neste jogo, tem uma história de 8 anos à frente do governo do Paraná para apresentar aos brasileiros e provar que é, sim, possível governar de um jeito um pouco diferente. Se no final ele conseguir a legenda para disputar o pleito, melhor ainda, o debate se prolonga e fica mais animado.

 

A direita já tem o seu candidato: o governador José Serra (PSDB), que faz um governo sofrível e sem nenhuma novidade em São Paulo. Pelo que contam fontes tucanas, o Palácio do Bandeirantes se tornou um bunker da candidatura presidencial do governador paulista, que só pensa naquilo – a cadeira de Lula, bem entendido.

 

O consórcio petista não sabe ainda com quem concorrerá na eleição e provavelmente terá mais de um cavalo na disputa, se Lula não puder mesmo tentar o terceiro mandato – talvez Dilma Rousseff e Ciro Gomes, por exemplo. De toda maneira, serão cavalos que contarão com apoio a máquina governamental e, certamente, rios de dinheiro privado.

 

Assim, se a esquerda quiser ter alguma relevância na eleição de 2010, deve considerar a partir de agora se não valeria a pena fomentar a candidatura de Roberto Requião à presidência da República. Concorrer apenas com Heloísa Helena pode significar um repeteco do discurso de caráter udenista da eleição de 2006, que se revelou, ao fim e ao cabo, um grande fiasco.

 

 

Luiz Antônio Magalhães é editor de política do DCI e editor-assistente do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br).

 

Blog do autor: www.blogentrelinhas.blogspot.com

{moscomment}

Comentários   

0 #15 Ricardo A. X. Moreira 14-01-2010 20:57
Já falei sobre minha admiração pelo governador do Paraná, no comentário de nº 12.
Citar
0 #14 Mestre em CiênciasEuzebio Tresse 14-01-2010 17:59
Gostaria de propor uma Chapa para Presidente com Requiâo e Ciro ou vice-versa.
Preciso falar com esses dois Políticos. Vocês podem me ajudar? Obrigado
Citar
0 #13 Requião=A solução para o BrasilJoão Nogueira 16-12-2009 17:51
Asolução para nosso país está no Requião, provou que é homem de fazer acontecer, não tem medo de poderosos, tem preparo para enfrentar todo o balaio de gatos que estão em Brasília! Brasil acorde! Requião presidente!
Citar
0 #12 Roberto Requião.Ricardo Moreira. 16-06-2009 14:01
Há algum tempo, venho acompanhando o trabalho revolucionário do ex-parlamentar e atual governador do Paraná. Sua trajetória favorece a recuperação da auto-estima e dignidade dos brasileiros.
Entretanto, li, não me lembro aonde, um comentário acusando-o de ser um agente da CIA. Espero, sinceramente, que esta calúnia seja desfeita,pois preciso alimentar a esperança de que a Pátria-Mãe ainda gere filhos valentes e íntegros!
Citar
0 #11 Roberto Requião- Futuro Presidente do BrAlberto Batista 23-02-2009 08:37
O Brasil com seu potencial econômico e social, tem tido o luxo de deixar de lado grandes Homens, mas, vejo que o Governador Roberto Requião será de grande importância na presidência da República, tendo em vista sua formação e preparo no mundo
político/administrativo.
Citar
0 #10 Gabriel 29-10-2008 16:26
Mandou fazer 566 novas quadras cobertas p/ as escolas publicas e a região de uniao da vitoria n ficou com nenhumam
Citar
0 #9 Roberto Requião - Desenvolvimento ao BraElton Raphael 28-03-2008 08:24
Apoio a candidatura do Governador do Paraná a presidencia da Republica, pois seu trabalho no estado,tem sido exemplo para todo o país ... mesmo sendo Catarinense,digo pois, que apoio o trabalho do Governador do PR e que destaco ... Roberto Requião ,solução no Desenvolvimento do Brasil.
Citar
0 #8 má administraçãoMarcoelo Frigueiroa do Amarral 08-02-2008 10:18
Eu votaria quantas vezes ele fosse candidato, pois é umótimo administrador, pena que não sabe o que ocorre nas secretarias vinculadas ao estado, principalmente no DER autarquia vinculada a SETR, a má administração principalmente dos escritórios regionais onde engenheiros que não fazem nada e ainda abusam da maquina administrativa usando até equipamentos do estado para beneficio próprio, as medições realizadas por eles são cheias de desvio de dinheiro publico, alem de terem veículos de empreiteiras com gasolina paga pelas mesmas, veículos sem identificação onde podem fazer o que bem entendem, auditoria neles já.
Citar
0 #7 Requião: uma laternativaJorge Guedes 28-01-2008 09:05
Entendo e concordo que Roberto Requião na atual conjuntura venha a ser a alternativa ao que está posto na política nacional. Tem pulso, seu governo no Paraná tem demonstrado pelas medidas importantes tomadas. É corajoso, característica indispensável para quem realizar as mudanças estruturais que o Brasil precisa para avançar e atender ao interesse de todos e não de poucos privilegiados.
O que me preocupa, entretanto, é o autoriarismo de algumas de suas posições. O nepotismo tembém está sendo citado pela imprensa.
Mesmo assim, eu votarei se caso ele venha aser candidato.
Citar
0 #6 pelo socialismopedro luiz 25-01-2008 18:37
não precisamos de nacional-desenvovimentismo, isso só protela e agrava os problemas sociais em nosso país, precisamos urgentemente de SOCIALISMO, que é o único caminho para tirar, não só o Brasil como o resto do mundo, do desastre social e ambiental que já vivemos e que aqui se aprofunda, no estertor do neoliberalismo.
nesse sentido, a candidatura Heloísa Helena continua sendo a única alternativa para a esquerda brasileira rumo ao socialismo.
Citar
0
0
0
s2sdefault