Correio da Cidadania

2008: eleições lá e cá

0
0
0
s2sdefault

 

O ano de 2008 vai ser muito interessante no campo político e uma verdadeira incógnita do ponto de vista da economia, não apenas no Brasil, mas principalmente no coração do império, os Estados Unidos da América.

 

Lá e cá teremos eleições, com a diferença que os irmãos do norte escolherão seu próximo presidente da República e nós, em uma espécie de prévia do pleito de 2010, os prefeitos que governarão as cidades brasileiras por mais quatro anos. A rigor, a sucessão do presidente Lula depende muito do que acontecer em 2008, inclusive nos Estados Unidos. Senão vejamos.

 

Existe no planeta uma certa tendência pela eleição de mulheres para o comando do Executivo. É verdade que Segolène Royal não vingou na França, mas a confirmação de tal tendência pode ocorrer nos Estados Unidos se Hillary Clinton se tornar a primeira norte-americana a assumir a presidência. No Brasil, isto pode ter como reflexo a consolidação da candidatura das ministras Dilma Rousseff ou Marta Suplicy. A influência dos exemplos norte-americanos no imaginário dos brasileiros não é pequena, de forma que é perfeitamente possível que a eleição de Hillary tenha um efeito maior do que se supõe hoje. Outras mulheres poderão surgir como alternativa, a exemplo de Roseana Sarney (PMDB), se a saúde lhe permitir.

 

A maior influência que virá dos EUA, porém, não está no campo político. Até agora, ninguém conseguiu decifrar se a crise das hipotecas de alto risco, as chamadas subprimes, terão efeito significativo no mundo real. No cenário otimista, a crise se restringe aos que nela se envolveram diretamente, com possível derrocada de um ou outro bancão e alguns solavancos no mercado financeiro. Se for assim, o Brasil seguirá na trajetória de um crescimento econômico vigoroso, que no fundo é a grande âncora da alta popularidade do presidente Lula. Se, no entanto, a crise dos subprimes contaminar a economia real dos Estados Unidos, provocando recessão no coração do sistema capitalista mundial, aí a coisa muda bastante de figura e o Brasil deve sofrer os efeitos, como de resto praticamente todos os países do mundo.

 

Cruzando política e economia, temos que, no primeiro cenário – sem recessão nos EUA –, Lula será o grande eleitor no final de 2008, influenciando as urnas com a sua popularidade; já o segundo cenário ajudaria bastante a oposição, que até aqui não conseguiu outro discurso senão o de criticar o governo federal, sem oferecer alternativa alguma ao que está aí.

 

 

 

Luiz Antônio Magalhães é editor de Política do DCI e editor-assistente do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br).

{moscomment}

Comentários   

0 #1 Brasileiro do sé. XXI dependente dos EUALucas Moreno Progiante 18-01-2008 16:04
Caro autor, breve e brilhante o texto acima. Contudo, fica no ar uma questão... seremos uma nação culturalmente dependente dos EUA até qdo? Até na escolha do nome do país já o copiamos em épocas passadas. Será que não conseguiremos nunca, o povo brasileiro, pensar o quão grande é e dar-se o devido valor? Não está na hora de sermos nós mesmos e, ao contrário do que ocorre hoje deixarmos de nos preocupar exclusivamente com o país do Tio Sam e aprendermos um pouco mais dos problemas que abarrotam os setores nacionais? Acho, na minha modesta opinião, que é hora de aprendermos a sermos brasileiros, aprendermos um pouco dos defeitos do nosso país para que possamos encontrar soluções mais coerentes com a nossa realidade. Influência externa é aceitável, mas dependência de opinião é lastimável. Abs.
Citar
0
0
0
s2sdefault