Correio da Cidadania

Casoy apenas expressou o que todos eles pensam

0
0
0
s2sdefault

 

No último dia do ano, os telespectadores do Jornal da Band tiveram a oportunidade de se estarrecerem um pouquinho à toa antes de dar as vivas ao 2010 que amanheceria em instantes. Tudo porque o apresentador do programa, o prestigiado Boris Casoy, cometeu uma indefensável gafe enquanto se acreditava em off.

 

O motivo que levou um dos maiores defensores públicos da ‘moral e bons costumes’ na vida política e cotidiana brasileira a se desnudar foi acima de tudo gratuito, o que evidencia um caráter rançoso e incorrigivelmente preconceituoso.

 

Após a exibição das tradicionais matérias de fim de ano, no velho estilo água com açúcar que a programação da época nos brinda, dois garis são convidados pela equipe de reportagem a desejarem um bom reveillon a todos. Raro e hiper-conveniente momento de dar aos pobres a chance de se pronunciarem na televisão. Nada de reclamo social, apenas uma inocente saudação de festas.

 

No entanto, a mensagem proferida pelos dois trabalhadores foi mais que suficiente para fustigar e acionar o ódio de classe de Casoy. “Que merda. Dois garis desejando feliz ano novo... o mais baixo da escala de trabalho”, comentou com seus companheiros de estúdio.  

 

Vale lembrar que o apresentador concentra grande parte de seu público admirador exatamente nas camadas que abomina, onde o discurso moralista e ‘caçador’ (ontem de comunistas, hoje supostamente de corruptos) encontra eco e simpatia. Afinal, a total desorientação política e ideológica que assola nosso povo encontra uma zona de sentido no que é a mazela mais escancarada e propalada do sistema vigente, a corrupção.

 

Dessa forma, um discurso de intolerância com alguns agentes da ordem pegos em flagrante apetece o público, mesmo que não haja o mínimo questionamento a respeito de toda a lógica que permite a eterna reprodução de tais ‘desvios de conduta’. Por isso que bordões do apresentador como o ‘isto é uma vergonha’ tornam-se tão famosos e sempre caem na boca do povo.

 

Defensores da democracia

 

Como se viu nas discussões que cercaram a primeira Conferência Nacional de Comunicação, a mídia gorda fez todo o possível para esvaziar os debates e desqualificar as reivindicações populares de mudança nos marcos da comunicação brasileira.

 

No entanto, o que é de fazer tapar o nariz é ver os veículos tradicionais e dominantes massacrarem o público com a idéia de que o lado oposto à mídia empresarial, ao lado de setores do governo praticamente tachados de stalinistas, pretende implantar um controle totalitário sobre a imprensa.

 

O argumento é simples e, como sempre, nada elaborado. O governo tem a intenção de instituir um controle social sobre a mídia e seus conteúdos, o que é absolutamente normal mundo afora, a começar pelos países mais poderosos. Logo, quer-se praticar a censura e o controle abusivo do que se produz, concluem.

 

Mentem, escondem, dissimulam do público que os verdadeiros propósitos de um controle social da mídia, que na verdade serviria muito à cidadania nacional,  nada mais é que um direito essencial de uma sociedade que se deseja democrática. Serviria também para combater as incontáveis manifestações de preconceito e rotulações sociais.

 

Todo esse interlúdio para lembrar que o mesmo tipo de jornalista da grande mídia que dispara seu ódio aos pobres é o mesmo que se arvora em defensor das liberdades de expressão e de imprensa. Dá pra notar como gente da estirpe do asqueroso apresentador está preparada para ser a bandeira de tais direitos... É de se imaginar como os movimentos de protesto social teriam vez e voz com os Casoys da vida. Aliás, têm de sobra hoje em dia...

 

E são os veículos que empregam gente como o ex-integrante do CCC que defendem a completa manutenção do atual estado de coisas em nossas comunicações. Sem lei de imprensa, sem regulação da profissão de jornalista, sem revisão das concessões audiovisuais, sem combate ao monopólio, sem cumprimento das contrapartidas sociais exigidas na Constituição...

 

Enfim, uma autêntica terra de ninguém, onde o mais forte (leia-se mais poderoso economicamente) é quem sobrevive. No caso, Globo, Band, Record, SBT e cia. bela. Qualquer coisa que afete o status quo acima mencionado é totalitarismo, afronta ao Estado democrático de Direito.

 

No frigir dos ovos, o episódio é altamente positivo. Se servir para abrir os olhos de boa parte da população para o que realmente pensam seus ‘advogados da imprensa independente’, Boris Casoy terá prestado seu primeiro grande serviço ao país.

 

Que o telespectador que não trabalha de carro importado em prédio espelhado da Avenida Paulista se dê conta de que Boris Casoy apenas foi sincero. E que, se trabalha na Band como âncora do horário nobre, é porque seu pensamento e conduta casam perfeitamente com o de quem é dono do circo.

 

É essa camarilha que estupra diariamente o jornalismo quem repugna controle social na comunicação. Eis a ilação a ser feita do episódio. A mídia ‘only business’ tem ojeriza da participação da sociedade na comunicação. Pretende vomitar suas verdades, e preconceitos, de cima pra baixo por todo o sempre.

 

Resta ao povo brasileiro decidir se pretende ser representado apenas por essa corrente da comunicação e do jornalismo; se essa realmente é a única habilitada a defender a democracia e uma sociedade justa e livre para se expressar.

 

Desculpas patéticas    

 

Ah, sim! Completamente acuado pela ‘entregada’, o apresentador simulou um pedido de desculpas no dia seguinte. Além de a mensagem ter sido mais curta que a de ofensa aos garis, é de uma frieza típica dos cínicos. Não merece nem ser levada em conta neste espaço, pois é evidente que, no devido momento, Casoy mostrou sua autenticidade. Ele já tinha sido sincero o suficiente e a mensagem lida no teleprompter é de validade moral nula.

 

Nota:

 

Por tabela, também fica novamente ressaltado porque nossa gloriosa mídia ‘livre e independente’ empreende incansável campanha contra a revelação da história do país.

 

Gabriel Brito é jornalista.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #9 Justiça social e abraços ao Casoy de seuJoão Cirino Gomes 12-01-2011 12:12
No Brasil, pagamos pelo combustível quase o triplo do valor que paga o cidadão dos países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem; com a diferença, de que compramos "combustíveis” adulterados e eles, puro!
Mesmo sendo os donos do petróleo, como ostentam por ai, somos obrigados a pagar por ele e seus derivados como gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade, o preço mais caro do mundo!
Já pensou se não fôssemos os donos do petróleo?
Esta é a justiça social, tão prometida e cantada em versos e prosa, pelos candidatos em vésperas de eleição?
Notem que nossos representantes políticos são os mais bem pagos do mundo!
A questão, é que não se contentam; além de terem altos salários, cheios de exorbitâncias e de mordomias principescas, para fazer nadica de nada, ainda exercem variados cargos; todo ao mesmo tempo; tem direito a varias aposentadorias, e ainda superfaturam, como no caso das ambulâncias, e das merendas escolares, onde davam lixo para as crianças! Enfim daria um livro, se fossemos citar os milhares de escândalos que conhecemos!
E o pior é que continuam impunes, sem devolver um centavo daquilo que roubaram dos cofres públicos; pois além da lei de imunidade para acobertá-los; dominam o cabide de empregos, onde funcionários públicos estão escalados para limpar suas imundícies, fazendo mais lambanças! Feito o Juiz, que deu a liberdade ao banqueiro bandido Daniel Dantas, e puniu o Delegado de policia que o prendeu: Mas lógico, foi uma troca de favores; imundícies a troco de lambanças, e neste caso uma mão sujou a outra e não, uma mão lavou a outra como diz o ditado; só que a corda continuou arrebentando do lado mais fraco! Só que esta história não terminou, ainda tem muita lenha para queimar!
Pois bem; e eu achando que Lula não cumpria suas promessas; enganei-me, pois Lula cumpriu: Promoveu o juiz, que liberou o sócio do filho, para não manchar sua imagem!
Mas vamos em frente: Notem que antes de terminar seu mandato, Lula promoveu o Juiz que liberou o sócio do seu filhinho genial, que após fazer a sociedade, passou a pousar de empresário bem sucedido, fazendeiro e bilionário!
Mas o estranho é que, só se tornou gênio, depois que o pai se elegeu: Antes do pai ser eleito, ele era um simples empregado assalariado, em um Zôo em SP. Notaram este detalhe?
Outra deve ter sido feita aos seus amiguinhos, que defendem o Italiano assassino! Pois este também ganhou cidadania, talvez seja indenizado e até ganhe uma aposentadoria por ter ficado preso no Brasil! Por isso não tem verbas para dar o aumento digno aos aposentados, não tem para a saúde, não tem para a educação! Mas estamos vendo que os corruptos têm muita facilidade em criar bodes expiatórios para assumir a responsabilidade por suas culpas! É só contatar a mídia, e com sensacionalismo armar bem os policiais, dar uma volta pela periferia, ou então subir nos morros; invadir residências e apresentar para a sociedade meninos descalços e sem camisas, vitimas deste sistema imundo, que aparentam não ter o que vestir e nem o que comer, e dizer que estes são os responsáveis pelo aumento da criminalidade, da violência e do trafico de droga!
E poucos entre a sociedade e policiais, percebem que as vitimas deste sistema enganoso, estão sendo jogados uns contra os outros, para fazer o joguinho sujo e promiscuo, e defender o câncer político, responsável pelo verdadeiro crime organizado, pela injustiça social e pela violência, que permanece enraizada nas entranhas do país!
Esta história é antiga; e os verdadeiros responsáveis; são aqueles que para se elegerem prometem milhões empregos, prometem casas populares, prometeram justiça social e justa distribuição de renda; e depois de eleitos, se tornam bilionários da noite para o dia, extorquindo a sociedade com altas taxas tributarias, e defendendo os verdadeiros bandidos, e até aqueles que antes criticavam para se eleger!
Veja as mais diversificadas formas de engodo:
Pagamos impostos, para ter direito a Educação e Segurança; mas somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem... Pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante!
Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos!
Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal, e os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam suas escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo, a procurar escolas particulares!
Desta maneira, a maioria sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi!
Bom esquema não é mesmo? O mesmo esquema é usado na área da saúde: O cidadão tem desconto de INSS em holerite antes de receber o salário, mas a questão é que dificilmente consegue marcar uma consulta! Mal sabe este cidadão que a dificuldade criada, é parte dos esquemas: Por baixo do pano, tem dono de hospital, vendo vantagens, em induzir, ou seja, obrigar o cidadão que tem melhor poder aquisitivo, a pagar planos de saúde particular! E as vitimas deste sistema enganoso, permanecem em filas como indigentes, sem dinheiro até para comprar seus remédios! E a justiça social tão prometida, cantada em versos e prosa, em épocas de eleição se torna cega!
E as estradas, que são privatizadas?
Primeiro eles as constroem com verbas do IPVA e impostos do cidadão; depois eles as privatizam; ou seja, vendem, a eles mesmos por preços de bananas; colocam seus parentes e amigos para administrá-las, e boa parcela deste povo desinformado, nem percebe que esta pagando absurdos, para rodar nas mesmas estradas que foram construídas com seus impostos!
E as empresas que foram privatizadas?
Boa parte destas empresas estava sendo usadas como cabide de empregos, para dar bons salários e mordomias aos pelegos e parentes de políticos; desta maneira ficaram com rombos!
Então os políticos usaram verbas dos nossos impostos para tapara estes rombos! Exemplo: gastaram valores equivalentes a preços de diamantes, para tapar os rombos; e venderam estas empresas, a preço de casca de bananas: Mas tem um detalhe: Eles mesmos as compraram! E as empresas passaram a ter lucro!
Esta é uma das formulas mirabolante para se tornar empresários genial, fazendeiros e milionários da noite párea o dia! E Iguais a esta, existem milhares...
Desde a falsa independência, até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; só que as mentiras aumentaram e os cambalachos seguem a todo vapor; estamos feito os índios, que trocaram suas terras por badulaque!
Por isso querem a população desinformada e inculta!
Desta maneira, fica mais fácil tosquiá-los feito cordeiros, e os empurrar para os currais eleitorais! Por isso as cadeias estão superlotadas de gente pobre e analfabeta! E ainda dizem que cada preso, daqueles que estão embolados em pequenos cubículos, custa ao governo; ou seja, para o cidadão pagador de imposto, quatro mil e quinhentos reais! Mas eles sabem que muitos pais de família trabalham de sol a sol a troco de um salário mínimo de quinhentos e poucos reais! Isso quando consegue emprego: E é com este salário que o cidadão é obrigado a se manter e sustentar sua família!
Estes nossos representantes políticos, superfaturam desde a construção do presídio até a estadia dos presos, e isso já vem de longa data! E a mídia vendida e sensacionalista, não deveria divulgar algo a este respeito?
É simples: Tem muita gente obtendo vantagens, para distorcer fatos e acobertar maracutaias!
E eu aqui falando bobagem! Mas eu insisto: será que uma faculdade em período integral custa tanto quanto a estadia do preso?
Será que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade em período integral, senhores canalhas?
E os “senhores onipotentes”, continuam fazendo suas turnês, à custa do sangue e suor deste povo cordeiro tosquiado, humilde e desinformado, que esta sendo mantido em currais eleitorais, “com os valores”, que os “senhores”, roubam dos aposentados, se passando por salvadores da pátria, não é mesmo?
Se o italianinho continuar preso, ele terá mordomias e custara mais de quatro mil e quinhentos reais mensais aos pagadores de imposto; mas se for entregue a Itália, não haverá mais embaraço na relação Brasil Itália, e o bandido deixara de ser um peso aos cofres Públicos!
Pois se não tem verbas para as necessidades básicas, como educação saúde e segurança; que a Itália e o bandido, resolvam seus problemas, lá deles, não é mesmo?
E que vcs acham desta delonga, senhores defensores da atitude do LULA?
Citar
0 #8 Hai KaiRaymundo Araujo Filho 25-02-2010 12:17
Recebi este Hai Kai, do mneu amigo poeta Escaramuça. Repasso:

A Bota do Boris
Chutou sem pena
Haitianos com fome
Citar
0 #7 BORIS APENAS EXPRESSOU O QUE TODOS ELES ESDRAS JOSÉ FERREIRA 24-02-2010 16:09
ISSO SIM É UMA VERGONHA!

MEIA DÚZIA DE FAMÍLIAS CONTROLANDO A MÍDIA E O BRASIL (GLOBO,SBT,BAND,RECORD,REDE TV,FOLHA DE SÃO PAULO,REVISTA VEJA,ESTADÃO,ETC)

TODOS OS DIAS DESPEJAM O SEU VENENO NA MENTE DO POVO SOFREDOR E CONTRA O POVO SOFREDOR.

A CAMPANHA DA BAND CONTRA AS RÁDIOS PIRATAS,E O CRIANÇA ESPERANÇA DA GLOBO.DÁ PARA ACREDITAR NISSO?

E POR FALAR EM ÓDIO DE CLASSE,TEM UM JORNALISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO(SERÁ QUE MERECE SER CHAMDO DE JORNALISTA),GILBERTO DIMEINSTEIN,QUE DESTILA O SEU VENENO RAIVOSO E PRECONCEITUOSO CONTRA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO.ELE TEM UMA ONG CHAMADA APRENDIZ DO FUTURO.QUE FUTURO? SERÁ QUE ELE JÁ ENTROU NUMA SALA DE AULA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO PRA FICAR DESQUALIFICANDO OS PROFESSORES?QUANDO DA APROVAÇÃO DO PLC29 PELO GOVERNO SERRA,ESSE JORNALISTA DE CABEÇA COLONIZADA DISSE,QUE ERA A MELHOR COISA QUE TINHA ACONTECIDO NAQUELE MOMENTO.É UM EXCELENTE PAPAGAIO DAS IDÉIAS NEOLIBERAIS,QUE DESDE O GOVERNO FHC VEM ARREBENTANDO COM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS,EM PARTICULAR,OS PROFESSORES .PARA QUE ESSE PROJETO VÁ EM FRENTE,PESSOAS COMO BÓRIS CASOY E GILBERTO DIMENSTEIN SÃO FUNDAMENTAIS.

JÁ IMAGINOU O QUE ESSE PESSOAL NAS SUAS BADALADAS FESTAS DAS ELITES ,QUANTOS LITROS DE VENENO RAIVOSO E PRECONCEITUOSO NÃO SÃO DESTILADOS CONTRA A PESSOA DO PRESIDENTE LULA,EM QUE PESE OS SEUS ERROS E ACERTOS?AFINAL DE CONTAS,DE 1500 ATÉ O ANO 2000,QUEM GOVERNOU O BRASIL FORAM AS ELITES,OS HOMENS BONS.FAZENDEIROS,CANDIDATOS INDICADOS POR FAZENDEIROS,ADVOGADOS,GENERAIS ,TIVEMOS UM SOCIOLOGO,ANTES DO LULA CONHECIDO COMO F.H.C.TER UM CARA NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA PARECIDO COM GARI,QUE FUGIU DA FOME DO NORDESTE COM A SUA FAMÍLIA EM UM CAMINHÃO PAU-DE-ARARA,NUMA VIAGEM DE TREZE DIAS ATÉ CHEGAR EM SÃO PAULO,QUE ESTUDOU ATÉ A 5a.SÉRIE,ETC.ESSE CARA NA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA? PORQUE NÃO O BORIS COMO PRESIDENTE?PORQUE NÃO O GILBERTO DIMENSTEIN COMO PRESIDENTE?LULA!DO NORDESTE!COM CARA DE POBRE!METALÚRGICO!É MUITO PARA A ELITE ENTREGUISTA QUE É CONTRA O BRASIL E CONTRA O POVO BRASILEIRO. O QUE ESSA ELITE DEVE TOMAR DE REMÉDIOS PARA PODER DORMIR EM PAZ E NÃO TER PESADELOS COM O PRESIDENTE-METALÚRGICO E TANTOS OUTROS BRASILEIROS QUE A DESAFIAM COM SUAS INTELIGENCIAS BRILHANTES.SER GOVERNADO PELA ELITE É PERMANECER ETERNAMENTE NO ATRASO SOCIAL,EDUCACIONAL,CULTURAL,ES TAR ENTRE OS PAÍSES MAIS INJUSTOS DO PLANETA TERRA.SE OS POBRES BRASILEIROS ODIASSEM AS ELITES COMO ELES SÃO ODIADOS POR ELAS,MUITO SANGUE IRIA CORRER NESSE PAÍS.
Citar
0 #6 A vergonha achou seu dono.Gilvan Freire Leite 16-02-2010 18:44
Quando o povo realmente tomar
conhecimento de quem são essa
gente, como esse pobre infeliz
Boris semzoi, talves o mundo
melhore um pouco e saia da mão
dos manipuladores de veneno.
Citar
0 #5 Boris, que merda!Luiz Paulo Santana 24-01-2010 12:41
É o típico exemplo do preconceito dissimulado. Ou seja, no seu curral, nos seus domínios, faz valer a marginalização e o preconceito. Diante das câmeras, o discurso bonzinho. A aparência de integração entre "escravos" e senhores. Ele foi sincero em off, ele gostaria de que um de sua categoria anunciasse os bons votos de feliz 2010, e não a patuléia, como diria o jornalista Gaspari. Mas os donos das empresas jornalísticas e televisivas em especial adoram a falácia da democracia econômica e racial.
Uma beleza... Para manter as coisas como são.
Citar
0 #4 Um erro por outroEder Fabricio 18-01-2010 15:33
Caro Gabriel Brito, a proposta de "controle social sobre a mídia" é tipicamente o exemplo de cometer um erro para corrigir outro. O grande problema da comunicação no Brasil não é a liberdade dos jornalistas para falar ou escrever, mas o despreparo dos leitores e ouvintes (mal escolarizados, se tanto) para ler ou ouvir. Calar a imprensa (mesmo que seja a "banda podre" da imprensa, cuja identificação será sempre subjetiva) é um retrocesso de que não precisamos. Se "países mais poderosos" o fazem, isso não é motivo bastante para que os imitemos (assim como não imitamos o mercado financeiro dos EUA, nem sua votação por cédulas, para ficar em apenas dois exemplos). Escolas que prestem (e, por gravidade, leitores que saibam ler), sim, é nossa necessidade urgente!
Citar
0 #3 Os \"intocáveis\"Adelino Machado 18-01-2010 13:32
Não me impressiona a declaração de Boris Casoy. Ele é apenas mais dos intocáveis e donos da verdade. Eles podem dizer tudo sem serem questionados. Diferentemente daqueles que são intocáveis por que são imundos, muitos chefes de nossa impresa são intocáveis sob o manto da \"livre expressão\" na maioria das vezes em favor de grandes grupos econômicos.
Citar
0 #2 Mais dos mesmosRogério Guiraud 18-01-2010 09:48
Caro Gabriel Brito
A tragédia haitiana pôs à mostra entre muitos escombros históricos, como a presença, desde sua independência, dos estrangeiros que não admitem nunca a derrota, alguns pensamentos 'borisianos' como o do consul brasileiro pego da mesma forma que o Casoy.
Caso o senhor não tenha visto: http://www.youtube.com/watch?v=wQhgagjq5J8
Citar
0 #1 um lobo que se veste de cordeiroelias dias cerqueira 16-01-2010 20:50
boris e um ancora sem vergonha a serviço das grandes midias imperialista de de Dir. que so serve para falar mal das esquerdas confundindo a opinião das pessoas,
manipulando e deixando as pessoas cegas politicamentes e não percebendo que as mazelas são as consequencias das injustiças sociais.
Citar
0
0
0
s2sdefault