Correio da Cidadania

Natal de Aparecida

0
0
0
s2sdefault

 

 

Se Jesus precisasse de um lugar para nascer, neste ano escolheria Aparecida.

 

Senão, vejamos. Com seu tema central – Discípulos e Missionários de Jesus Cristo – a Conferência de Aparecida recuperou a proposta do Evangelho. Pois o resumo da obra de Jesus pode ser identificado assim: ele escolheu discípulos, que transformou em missionários. Esta estratégia de Jesus plantou no mundo a semente do Evangelho, e fez surgir a Igreja, incumbida de levá-la adiante.

 

Portanto, a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho significou o reencontro das raízes do Evangelho de Jesus, que foram acolhidas com tanta generosidade neste continente, e que necessitam hoje de um novo cultivo, em vista das profundas transformações em curso.

 

Aparecida concluiu seus trabalhos convocando a Igreja para uma grande missão.

 

Neste tempo de Natal, acabamos entendendo melhor este recado de Aparecida. Por que colocar-nos todos em missão?

 

A resposta é encontrada de novo no Evangelho. O Natal nos ajuda a descobrir a força interna que moveu os acontecimentos.

 

A partir do anúncio do anjo Gabriel a Maria, desencadeou-se uma dinâmica de comunicação, que foi se propagando, que precisa continuar, e que não pode mais ser interrompida.

 

Primeiro foi o anjo que anunciou a Maria, trazendo a grande notícia da parte de Deus.

 

Em seguida, Maria não pôde se conter, e foi às pressas à região montanhosa, visitar sua prima Isabel.

 

Isabel, por sua vez, ao receber a visita de Maria, prorrompeu em louvores ao Senhor, retomados por seu marido Zacarias, ao ver o nascimento do seu filho João, que por sua vez iria anunciar a chegada do Salvador.

 

Na noite de Belém, de novo, os anjos anunciaram aos pastores, que por sua vez foram espalhando a Boa Notícia, que seria “para todo o povo”.

 

De anúncio em anúncio, os fatos foram acontecendo, e a notícia foi se propagando.

 

Assim é o Evangelho! Um processo contínuo de comunicação. Se alguém não leva adiante esta Boa Notícia, é sinal de que não a entendeu.

 

Não sejamos nós a interromper esta comunicação da “Boa Notícia”, que continua sendo destinada “a todo o povo”.

 

A “grande missão” consiste em recuperar a dinâmica da Boa Nova de Cristo, que veio nos trazer a força do amor, a reconciliação e a vida plena que Deus nos concede por ele.

 

Se assim entendemos a dinâmica do Evangelho, percebemos que o Cristo vem chegando em todos os lugares, em qualquer momento, a toda hora. Como ele próprio explicou à Samaritana, enquanto se encontrava em solo estrangeiro, que tinha chegado a hora em que o lugar do encontro com Deus “não será nem aqui, nem em Jerusalém”,  pois o Pai procura os que o adoram em espírito e verdade.

 

Então, a Conferência de Aparecida, tão agraciada por circunstâncias que a fizeram experimentar vivamente a presença de Deus, nos diz que o Cristo está disposto a nascer em qualquer lugar, e em qualquer tempo. Contanto que nos mostremos dispostos a fazer como os pastores, ir ao seu encontro, e proclamar a todos que “ele está no meio de nós”, e que ele se deixa reconhecer em toda pessoa humana, com quem ele fez questão de se identificar assumindo nossa natureza humana pela encarnação no seio de Virgem Maria.

 

 

D. Demétrio Valentini é bispo da Diocese de Jales (www.diocesedejales.org.br).

{moscomment}

0
0
0
s2sdefault