Correio da Cidadania

Fórum Social das Américas se inicia na Guatemala

0
0
0
s2sdefault

 

Pautado na consolidação de milhares de entidades e organizações sociais, começa neste dia 07/10, na Cidade da Guatemala, o III Fórum Social das Américas. Sob o lema de "Outra América é Possível", o encontro é ponto fundamental de convergência para o processo de mudança pelo qual passa todo o continente contra o neoliberalismo.

 

A abertura acontecerá das 16h às 20h, na Universidade San Carlos da Guatemala, na Praça dos Mártires (Usac). A solenidade de abertura prestará homenagem a Alfonso Bauer País, ícone revolucionário e comunista guatemalteco. As delegações serão recebidas com a Canção do Fórum Social das Américas, na versão da Guatemala. Também haverá apresentação do grupo equatoriano Pueblo Nuevo, Marimba Feminina de Concerto e Grupo Yankunú de Livingston.

 

A estimativa da organização do evento é que mais de que 10 mil pessoas de todo o continente americano participem desta edição do Fórum, que seguirá até o dia 12 de outubro. Mais de 350 atividades estão previstas dentro da programação.

 

O III Fórum tem como eixos temáticos: ‘Alcances e desafios da mudança no hemisfério: pós-neoliberalismo, socialismos, mudanças civilizatórias’; ‘Povos em resistência frente ao neoliberalismo e a dominação imperial’; ‘Defesa das condições de vida frente ao capitalismo depredador’; ‘Diversidades e a igualdade: metas para sua concretização’; ‘Disputa ideológica: comunicação, culturas, conhecimentos, educação’; ‘Povos e nacionalidades indígenas originárias e afro-descendentes: o "viver bem" e suas chaves para o futuro’.

 

O Fórum Social das Américas (FSA) faz parte do processo do Fórum Social Mundial (FSM), inaugurado em 2001 e que passou a se constituir no mais amplo espaço para a articulação de iniciativas sociais, desenvolvimento do pensamento crítico e construção de alternativas à ordem neoliberal, sob o comum convencimento de que "Outro mundo é possível".

 

Cobertura Pulsar

 

A Agência Informativa Pulsar e Aler realizarão a cobertura especial do Fórum. Os programas poderão ser acessados diretamente no sítio da agência. (http://www.agenciapulsar.org/)

 

Mais informações no sítio do evento: http://www.forosocialamericas.org/

 

Fonte: Adital.

0
0
0
s2sdefault