Correio da Cidadania

100 mil no Rio: cenas de uma revolta popular

0
0
0
s2sdefault

 

O vídeo que publicamos foi produzido de forma independente, na noite das manifestações nacionais do dia 17 de junho, quando o movimento de protestos ganhou massividade jamais esperada e fez pelo menos 1 milhão de pessoas saírem às ruas das principais capitais do Brasil.

 

 

As imagens do vídeo captam a autêntica e popular indignação, seguidas de cenas que refletem o teor de uma revolta tão espontânea quanto popular. Apesar das tentativas da mídia empresarial em domesticar o movimento e reduzi-lo a marchas despolitizadas, condenando atos de “vandalismo”, a fúria das ruas se dirige contra as verdadeiras violências do dia a dia, isto é, a precariedade dos serviços públicos essenciais e a absurda truculência das polícias.

 

Como se viu na brutal operação de repressão policial no complexo da Maré, que varou a noite do dia 24 até o amanhecer do dia 25, com pelo menos treze mortes já contabilizadas, gritos de “sem violência” e “sem vandalismo”, tão decantados pela mídia conservadora, não ecoam por todos os locais deste país.

 

Esse é um trabalho colaborativo de:

 

Leonardo Harim

Renan Silva

JV Santos

Jefferson Vasconcelos

Wagner Novais

Gustavo Guimarães

Eduardo Santos

Jonas Rosa

Marcelo Scofield

Leo Lima

Thomás Oliveira

Felipe Vianna

Micael Hocherman

Rafael Martinau

 

 

0
0
0
s2sdefault