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altA luta por mais recursos para o setor público e a denúncia de quem e que setores se beneficiam com as políticas fiscais brasileiras deveriam estar em uma pauta conjunta de todos os movimentos comprometidos com a educação e demais setores de interesse social e coletivo.

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altComo 10% pode parecer cabalístico ou apenas um valor “redondo”, é bom rever sua origem, baseada em estimativas rigorosas e correspondendo a um valor tipicamente encontrado nos países que superaram seus atrasos educacionais.

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altNo campo financeiro, tanto a União como os estados e municípios têm contribuído, ao longo dos últimos 50 anos, cada um de sua forma, para o aumento da privatização.

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altSe o direito à educação deve ser assegurado “com absoluta prioridade”, mesmo que faltem verbas para outras obras, nunca deveriam faltar para a educação.

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altSão necessárias algumas providências para que possamos saber, com suficiente precisão, quanto efetivamente investimos em educação pública. Além de lutarmos pelos 10% do PIB para a educação pública, precisamos ficar muito atentos para a definição do que pode ou não ser considerado gasto educacional e para denunciarmos, sempre que aparecer, a confusão entre gasto público com educação e gasto com educação pública, confusão essa feita até mesmo na atual proposta de PNE em debate no Congresso Nacional.

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altUm dos mitos do ensino superior é que o investimento para manter um estudante em um curso de graduação em uma instituição pública é maior do que em uma privada, o que concorda com outro mito, de que a administração pública é ineficiente enquanto a privada é eficiente.

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alt“ Não basta que poucos tenham condições de ter acesso a ótimos hospitais. É uma questão de fraternidade, solidariedade, levantar a questão, reclamar, mostrar a situação real nos grotões do país”.

 

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altNossas terríveis desigualdades econômicas e sociais entram nas escolas pela porta da frente, com a conivência, apoio e subvenção explícita por parte das autoridades municipais, estaduais e federais, fazendo com que nosso sistema escolar trate de forma extremamente diferente os pobres e os ricos.

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altEstá em curso uma nova caça aos povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, por um contingente expressivo de escravocratas, que lançam seus tentáculos em diferentes espaços do Estado, com apoio de órgãos da imprensa.

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altProtesto na porta do jornal criticou de forma bem-humorada a ligação da Folha com o regime militar. Do empréstimo de carros para torturadores ao episódio Ditabranda, o jornal tem relação estreita com a ditadura e seus ideais. Até hoje.

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altNeste quinto artigo da série, Otaviano Helene trata das negativas conseqüências de um ensino superior cada vez mais privatizado no país. Apesar da intensa propaganda, o professor da USP mostra como os cursos oferecidos pelas instituições privadas não atendem aos interesses econômicos e sociais do país, concentrando vagas em temas “de moda” e mais atraentes a uma clientela regional.

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Ao contrário do anúncio de que a presidente aprofundará as boas políticas sociais do governo anterior, na área sócio-ambiental, contrariando o processo histórico, há uma completa descontinuidade.