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altNeste quinto artigo da série, Otaviano Helene trata das negativas conseqüências de um ensino superior cada vez mais privatizado no país. Apesar da intensa propaganda, o professor da USP mostra como os cursos oferecidos pelas instituições privadas não atendem aos interesses econômicos e sociais do país, concentrando vagas em temas “de moda” e mais atraentes a uma clientela regional.

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Ao contrário do anúncio de que a presidente aprofundará as boas políticas sociais do governo anterior, na área sócio-ambiental, contrariando o processo histórico, há uma completa descontinuidade.

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Dentro do espaço reintegrado os policias agrediram os estudantes presentes desde o começo. Negaram-se a ler o mandado, não permitiram que os presentes saíssem do prédio e depois as arrastaram violentamente até o ônibus, inclusive a garota grávida.

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O Correio da Cidadania publica relato do grupo Moradia Retomada, a respeito da desocupação dos alojamentos da USP promovida pela Polícia Militar na madrugada do domingo de carnaval.

 

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altSe o direito à educação deve ser assegurado “com absoluta prioridade”, mesmo que faltem verbas para outras obras, nunca deveriam faltar para a educação.

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altOtaviano Helene avalia que poderíamos ter universalizado a conclusão do ensino fundamental e um ensino médio que atingisse, pelo menos, a grande maioria da população urbana do país. Entretanto, não foi a opção dos governos.

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A Campanha, com seus limites de iniciativa suscitada por motivações religiosas, é  ainda a instância que mais sustenta e articula uma reflexão séria, em cima de dados reais, sobre problemas da sociedade.

 

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O Correio publica o primeiro artigo de uma série voltada à avaliação do nível educacional da população de nosso país comparativamente às demais nações, condição importante à sua soberania.  A série é de autoria do professor Otaviano Helene, e este primeiro artigo examina dois indicadores que revelam o desempenho recente nos dois extremos do sistema educacional, a alfabetização juvenil e a taxa de matrícula no ensino superior.

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altNossas terríveis desigualdades econômicas e sociais entram nas escolas pela porta da frente, com a conivência, apoio e subvenção explícita por parte das autoridades municipais, estaduais e federais, fazendo com que nosso sistema escolar trate de forma extremamente diferente os pobres e os ricos.

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As iniciativas de criação de ciclovias e ciclofaixas precisam ter foco e prioridade, ou seja, precisam ser parte de políticas de mobilidade que compreendam a bicicleta como meio de transporte utilizado por milhares de pessoas nas cidades.

 

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A privatização inviabiliza todo o sistema de funcionamento da estatal. Só a rentabilidade de Guarulhos, mantinha 12 aeroportos. Se o BDNES tem dinheiro para empresas estrangeiras, por que não poderia aplicar os mesmos recursos na Infraero?

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Um dos objetivos da Campanha da Fraternidade 2012 é "despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação de seu justo financiamento”