Correio da Cidadania

Pirata, pirataria, papagaio de pirata e psicopatia

0
0
0
s2sdefault

 

O pirata agia geralmente encoberto por um país que queria destruir as riquezas de outro. A pirataria era um estado de guerra não oficial, usando a experiência, a violência, a crueldade, a estupidez, a voracidade de lucros e riquezas de espertos oficiais, já que, naqueles tempos, o tráfego e o tráfico se faziam através do grande Mar-Oceano.

 

As telas hollywoodianas lembram estas figuras: a espada afiada na cinta, a perna de pau, um tapa-olho no rosto, um bandó cobrindo os cabelos, os tradicionais papagaios de piratas e a bandeira da rapinagem que era hasteada na hora da tradicional abordagem, dois ossos cruzados e um osso de crânio significando a morte, botim e roubo de riquezas. Honrarias e títulos de nobreza patrocinavam a pirataria, mas sempre negavam esses fatos, uma espécie de “acordo de piratas”.

 

Saindo das telas de Hollywood, não por acaso o pirata e suas piratarias tornaram-se a grande metáfora do modelo capitalista: o capitão-piratão, atualmente capitaneado exatamente pelas elites norte-americanas, secundado por uma quantidade imensa de papagaios de pirata do resto do mundo (as elites locais) com suas riquezas, violências, polícias, leis feitas para sua proteção, com uma mídia-pirata amestradíssima.

 

Há os papagaios maiores, com enorme prestígio, os papagaios de médio prestígio, os papagaios de pequeno prestígio, dependendo da riqueza a ser espoliada do país, mas que se articulam muito bem no Congresso Multinacional de Piratas e Piratarias. Afinal, lucro é lucro, botim é botim, em pequena, média ou grande escala.

 

O modelo capitalista é um pirata gigante que saqueia tudo: riquezas, pessoas, terras, justiça social, Saúde, Educação...  Perguntamos: de que forma o pirata age?

 

Na Saúde, a doença torna-se objeto de lucro, as pessoas viram mercadorias, as indústrias multinacionais da doença (laboratórios, empresas de planos de saúde (?)), que vão passo a passo pirateando o serviço público. O modelo capitalista necessita, como o pirata, da doença e da dor para sobreviver.

 

Na Educação, o piratão precisa desqualificar o ensino, tornar o aprendizado objeto de lucro e rapinagem, “ensinando” somente o que lhe interessa, através de uma visão formal, moralista, visando seus únicos e exclusivos interesses. Precisa da ignorância e da despolitização para sobreviver.

 

Na Agricultura, o grande lucro vem dos agrotóxicos que envenenam a população (o Brasil é o maior consumidor mundial - 5.2 Kg/ano deste veneno por habitante) e das sementes transgênicas, os “piratas” que estão em todas as nossas mesas (legumes, frutas, cereais). Precisam envenenar o meio- ambiente para sobreviver e ter cada vez mais lucro.

 

A falta de Justiça Social, o piratão-mor, aliena o trabalhador, obrigando-o a exercer somente um trabalho mecânico, gerando lucros sobre lucros, a tradicional “mais-mais valia”. Desse modo, usa a repressão, a polícia, as ameaças, o terrorismo. Precisa necessariamente do autoritarismo e da força bruta para sobreviver. Chega de piratagem com nossas vidas.

 

Como age o pirata e sua pirataria? Conhecido na psiquiatria, o psicopata é um indivíduo com uma espécie de “defeito” na sua personalidade, não sentindo a menor culpa dos seus atos. Violenta uma pessoa e, em seguida, vai tranqüilamente tomar um cafezinho, como se nada tivesse acontecido.

Psicopatas? Quem não os conhece?

 

O resultado final da equação é: a soma de P de pirataria mais P de psicopatia é igual ao modelo capitalista. Cruel e perverso como pirata, a espada afiada da violência sempre empunhada, perna de pau, tapa-olho, cabeça coberta mostrando sua doença e psicopatia, a bandeira da morte com a caveira e os ossos do lucro e da rapinagem sempre hasteada no topo do mastro. Não esquecendo os papagaios de piratas que têm orgasmos com as piratarias do chefe-mor. E se as rapinagens não forem suficientes, declara-se uma guerra, usando o papagaio midiático bem amarrado no seu poleiro, repetindo sem parar o que interessa ao piratão.

 

O principio básico do Direito é a vida, a Medicina trata das doenças, a Saúde provém da Justiça Social. A ciência e os movimentos sociais mudaram o mundo e continuam mudando até hoje, e cada vez mais por fome e miséria. O contraponto à crueldade da pirataria, à violência, ao autoritarismo, à barbárie é a luta de classes que prega a transformação social.

 

Basta de piratas, piratarias, papagaios de piratas, psicopatias, modelo capitalista... Vamos amarrá-los bem amarrados e jogá-los do trampolim ao fundo do mar, como nos filmes. O máximo que podemos suportar em matéria de pirata são os brinquedinhos para crianças, fantasias de carnaval, filmes de Hollywood bem coloridos e movimentados, com um final feliz, excluindo naturalmente os piratas e sua tripulação que vão ser castigados e ter um triste fim.

 

A perversão da pirataria e do capitalismo não é invencível. A tarefa é árdua, mas tudo tem um começo, um apogeu, um final. E, de crise em crise, o capitalismo vai afundando e a nossa tarefa é afundar também definitivamente a doença, a dor, o preconceito e fazermos juntos florescer a Justiça Social com P de política, P de pessoa, exercendo a cidadania e o direito à vez, à voz, à vida.

 

Daniel Chutorianscy é médico.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comentários   

0 #2 Pirata,pirataria,papagaio de pirata e psicopatiaNanci Santos Bispo 20-08-2011 22:20
Em pleno século XXI permanecemos convivendo com corsários que sub-repticiamente saqueiam nossos mais preciosos bens e valores, quais sejam Vida/Saúde; Suprimentos/Alimentação saudável, e o maior dos tesouros que poderíamos possuir/Justiça social. Assim, desde os tempos de Morgan (1635-1688), conhecido como o Rei dos Piratas, por liderar ataques magistrais como a tomada dos espanhóis, da importante cidade do Panamá, sendo por esta e outras ações, premiado e nomeado pelos ingleses como governador da Jamaica, posto que ocupou vitaliciamente .Isto metaforicamente demonstra,quão atuais permanecem os métodos de rapinagem patrocinadas por poderes legítimos e o prestígio e recompensas alcançados,por seus perpetradores. Este é o contexto a que estamos submetidos globalmente e não apenas nacionalmente. Como tão brilhantemente assinalou Daniel Chutorianscy em seu artigo. Há solução? Sim. Via reflexão, mobilização de forças, união, identificação de lideranças, ação coletiva e comprometida com a Justiça Social.
Citar
0 #1 Daniel é um Leão!Raymundo Araujo Filh 17-08-2011 17:14
Em mais este magistral artigo, Dr. Daniel Chutorianscy reclama com maestria do que se passa nos dias atuais.

Em paralelo, acaba de lançar mais um livro com o nome Destino Estrangeiro, para o qual me foi dada a difícil tarefa de escrever uma resenha (http://titaferreira.multiply.com), além de ver duas Leis sobre os cuidados necessários à prevenção e tratamento dos AVCrizados, uma já aprovada na ALERJ (autoria dep. Paulo Ramos-PDT)e outra em aguardo na desditosa câmara municipal de Niterói, e de autoria do vereador Renatinho (PSOL). As duas Leis levam o nome do Dr. Daniel Chutorianscy.

E ainda cunhou a maguistral frase "AVCrização do Brasil".

Daniel é o próprio Leão!
Citar
0
0
0
s2sdefault