Correio da Cidadania

Caminhada sinodal: 2021 - 2024

0
0
0
s2sdefault


A Igreja (Assembleia) é - ou, deveria ser - a Comunidade (Comum-unidade) de todos aqueles e aquelas que - ouvindo o chamado de Jesus: “segue-me” - imediatamente deixam tudo e o seguem.

Na diversidade dos carismas (dons) que recebem do Espírito Sando e na pluralidade dos ministérios (serviços) que prestam, os seguidores e as seguidoras de Jesus, continuam hoje sua presença visível no mundo, são seus discípulos missionários e discípulas missionárias; seus apóstolos e apóstolas, profetas e profetizas da vida.

“Eu vim para que todos e todas tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Os seguidores e as seguidoras de Jesus enfrentam qualquer provação ou perseguição e - se necessário - até o martírio. Eles e elas têm fé e creem nas Palavras de Jesus: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome (por minha causa e de meu Projeto), eu estou aí no meio deles” (Mt 18,20). “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Ib 28,20).

Na caminhada sinodal (cujo tema é: “por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”) já foram dados - até o momento - passos positivos e significativos, que fortalecem a nossa esperança:

• Dois anos de caminhada “desde que, a pedido do Papa Francisco, iniciamos um longo processo de escuta e discernimento, aberto a todo o Povo de Deus, sem excluir ninguém, para ‘caminhar juntos’, sob a guia do Espírito Santo, discípulos missionários e discípulas missionárias no seguimento de Jesus Cristo”.

• Participação de muitas pessoas - cristãos e cristãs das Comunidades e outras - nessa caminhada: nas Igrejas locais, regionais, nacionais, continentais e mundial.

• Presença, com direito a voto, na 1ª sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos de representantes de todo o Povo de Deus. “Pela primeira vez, homens e mulheres foram convidados (pelo Papa Francisco), em virtude do seu batismo, a sentarem-se à mesma mesa para participarem não só nos debates, mas também nas votações desta Assembleia do Sínodo dos Bispos. Juntos, na complementaridade das nossas vocações, carismas e ministérios, escutamos intensamente a Palavra de Deus e a experiência dos outros”.

• Centralidade dos Pobres nas preocupações, reflexões e contribuições dos membros da Assembleia.

• Desejo dos membros da Assembleia de contar a experiência vivida “ao maior número possível de pessoas, e sobretudo àquelas que ainda não foram alcançadas ou envolvidas no processo sinodal”.

• Partilha de tudo o que os membros da Assembleia viveram. “Queremos, com todos vocês, dar graças a Deus pela bela e rica experiência que tivemos. Vivemos este tempo abençoado em profunda comunhão com todos e todas vocês. Fomos sustentados pelas orações de vocês, trazendo conosco suas expectativas, seus questionamentos, e também seus receios”.

Como irmãos e irmãs - partilhando os valores das nossas Comunidades em todos os Continentes - procuramos “discernir aquilo que o Espírito Santo quer dizer à Igreja hoje. Assim, experimentamos também a importância de promover intercâmbios mútuos entre a tradição latina e as tradições do Oriente cristão. A participação de delegados fraternos de outras Igrejas e Comunidades Eclesiais enriqueceu profundamente os nossos debates”.

Por fim, com muita dor, declaram: “a nossa Assembleia decorreu no contexto de um mundo em crise, cujas feridas e escandalosas desigualdades ressoaram dolorosamente nos nossos corações e conferiram aos nossos trabalhos uma gravidade peculiar, tanto mais que alguns de nós vieram de países onde a guerra deflagra. Rezamos pelas vítimas da violência assassina, sem esquecer todos aqueles e aquelas que a miséria e a corrupção atiraram para os perigosos caminhos da migração. Comprometemo-nos a ser solidários e empenhados ao lado das mulheres e dos homens que operam em todo lugar do mundo como artesãos da justiça e da paz”.

(Carta ao Povo de Deus, em: https://www.cnbb.org.br/16a-assembleia-geral-ordinaria-do-sinodo-dos-bispos-divulga-carta-ao-povo-de-deus/ . Veja também: Relatório de Síntese da mesma Assembleia Geral, em: https://pascombrasil.org.br/sinodo-santa-se-divulga-relatorio-de-sintese-em-lingua-portuguesa/  

Na segunda parte do Artigo, apresentarei alguns questionamentos e duas propostas.

Frei Marcos Sassatelli é frade dominicano e teólogo.

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram 

0
0
0
s2sdefault