Correio da Cidadania

Desigualdade e Propriedade: é hora de despertar

0
0
0
s2sdefault

 

“É hora de mudar de rumo: o rumo das três últimas décadas já se evidenciou como insustentável,

e está nos levando à exploração social e à crise planetária”. (Pedro Casaldáliga e José Maria Vigil)

 

Com a edição de 2016, o Livro “Agenda Latino-Americana Mundial” cumpre suas bodas de prata: 25 anos.

 

Fazendo uma breve memória, constatamos que é “o livro latino-americano mais difundido, cada ano, dentro e fora do Continente”. É “sinal de comunhão continental e mundial entre as pessoas e as comunidades que vibram e se comprometem com as Grandes Causas da Pátria Grande, como resposta aos desafios da Pátria Maior”.

 

É ainda “um anuário de esperança dos pobres do mundo a partir da perspectiva latino-americana; um manual companheiro para ir criando a ‘outra mundialidade’; uma síntese da memória histórica da militância e do martírio de Nossa América; uma antologia de solidariedade e criatividade; uma ferramenta pedagógica para a educação, a comunicação, a ação social e a pastoral popular” (1ª página).

 

O Livro “Agenda Latino-Americana Mundial” foi pensado não só para uso pessoal, mas também, e sobretudo, para ser “um instrumento pedagógico para comunicadores, educadores populares, agentes de pastoral, animadores de grupos e militantes”.

 

Os textos são breves e “apresentados sob a concepção pedagógica de ‘página-cartaz’, pensada e diagramada de forma que, diretamente fotocopiada, possa ser entregue como ‘material de trabalho’ na escola, na reunião de grupo, na alfabetização de adultos ou exposta no mural. E também para os textos serem transcritos no boletim da associação de bairro ou na revista local”.

 

A obra é “macroecumênica”: “parte-se desse mundo de referências, crenças, valores e utopias comuns aos povos e aos homens e mulheres de boa vontade, que nós cristãos chamamos de ‘Reino’, a Utopia de Jesus”. Ela é “obra coletiva, patrimônio latino-americano, anuário antológico da memória e da esperança do Continente” (página 9).

 

O Livro “Agenda Latino-Americana Mundial 2016” - que agora apresentamos - aborda o tema “Desigualdade e Propriedade”, que “vem fazendo-se a cada dia mais atual. Economistas teóricos, pensadores renomados, instituições sociais, observadores e formadores de opinião concordam em suas conclusões: desde algumas décadas atrás, a desigualdade social do mundo está chegando a máximos desconhecidos e está se aproximando de limites perigosos”.

 

Por um lado, o tema é “de plena atualidade e sumamente urgente”; por outro lado - “a partir do que poderíamos chamar de amplos setores laicos da teologia da libertação” - ele “reveste-se desse caráter transversal quase transcendental, que lhe deram os revolucionários de todos os tempos: é um tema da tradição revolucionária”.

 

Na sociedade humana, preocupar-se com a igualdade, ainda que se trate de igualdade econômica, “é assumir uma preocupação global, é perguntar-se pela possibilidade infraestrutural primeira para todos aqueles outros valores fundamentais pelos quais lutamos: a justiça, a superação da pobreza e da exploração, os direitos humanos, a liberdade...”. A preocupação ecológica será o tema de 2017.

 

Por convicção histórica, o Livro “Agenda Latino-Americana Mundial” segue o método: ver (analisar) - julgar (interpretar) - agir (libertar).

 

A humanidade é submetida hoje à maior desigualdade de sua história: “85 pessoas têm uma riqueza equivalente ao patrimônio da metade mais pobre da humanidade, e o 1% mais rico da população, que neste ano de 2016 superará seu próprio recorde patrimonial, ultrapassando a barreira psicológica de 50% da riqueza mundial, estabelecendo-se com metade da riqueza do mundo (e continua crescendo); a outra metade é dividida entre todo o restante dos humanos, 99% da população mundial”. Esses dados devem encher-nos de indignação e nos levar a tomar atitudes concretas.

 

Como diz o Papa Francisco aos movimentos populares, “este sistema não se aguenta mais”. Precisamos e queremos “uma mudança de estruturas”, opondo uma resistência ativa “ao sistema idólatra, que exclui, degrada e mata”.

 

Pedro Casaldáliga e José Maria Vigil - citando um canto da Missa salvadorenha - declaram com convicção: “quando o pobre acreditar no pobre, poderemos cantar ‘Liberdade’”. Hoje, isso significa: “quando deixarmos de colocar nos Congressos e Parlamentos, com nosso voto, a elite mais rica e seus representantes, quando acreditarmos nos pobres e na opção pelos pobres e votarmos de forma coerente, nossa democracia sequestrada ficará livre, e estaremos caminhando rumo à sociedade igualitária e justa que tanto a Humanidade como o Planeta merecemos. Utopia pela qual vale a pena lutar e sonhar” (p. 11).

 

A Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil - responsável pela edição brasileira do Livro “Agenda Latino-americana Mundial” - acredita nessa Utopia e convida toda a sociedade a fazer o mesmo.

 

Diferentemente dos anos anteriores, a Comissão não promoverá, em Goiânia, um lançamento específico da edição 2016 do Livro, mas irá ampliar as possibilidades de se ter contato com o impresso e adquiri-lo através de breves apresentações em diferentes eventos sociais, acadêmicos e eclesiais. Além dessa dinâmica, o leitor poderá adquirir o Livro “Agenda Latino-Americana Mundial 2016” na Secretaria da Paróquia São Judas Tadeu, no Setor Coimbra – Fone: 3233-6365.

 

Nota:

 

Lembremos: a partir do corrente ano, em 1º de setembro, será celebrado na Igreja Católica o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco, em comunhão com a Igreja Ortodoxa, que já celebra esse Dia desde 1970.

 

 

Leia também:


Discurso de Francisco: “vocês são semeadores de mudança”


Discurso de Francisco aos movimentos: precisamos e queremos mudança de estruturas


“2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares: seu significado”

 

 

 

Frei Marcos Sassatelli, frade dominicano, doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP), é professor aposentado de Filosofia da UFG.

 

E-mail: mpsassatelli(0)uol.com.br

 

0
0
0
s2sdefault