Correio da Cidadania

Grandes cientistas brasileiros

0
0
0
s2sdefault

 

Caros Amigos

 

REVISTA CAROS AMIGOS E A EDITORA CASA AMARELA LANÇAM A COLEÇÃO GRANDES CIENTISTAS BRASILEIROS; SÉRIE EM 12 FASCÍCULOS RECUPERA A BIOGRAFIA DE 24 IMPORTANTES NOMES DEDIVERSAS ÁREAS DA CIÊNCIA NACIONAL.

 

A coletânea conta trajetórias emocionantes de superação pessoal e científica que fizeram o país e a pesquisa avançar nas áreas da física, química, biologia, sociologia, antropologia e geografia. A publicação é quinzenal e tem 32 páginas coloridas a cada edição. Ao custo de R$ 8,90, a primeira já está nas bancas. Nela, todos podem aprender sobre as histórias de Carlos Chagas, revolucionário da medicina, e Johanna Döbereiner, inovadora no campo da agricultura.

 

Com um formato leve e colorido, a coleção de "Grandes Cientistas Brasileiros" é ideal para professores, alunos, pesquisadores e interessados na história do país. É uma forma de não deixar essa parte da biografia do nosso país, que tanto nos orgulha, ser esquecida.

 

Além da biografia desses importantes nomes brasileiros, os fascículos contextualizam a história dos homenageados com fatos do mundo, trazem quadros explicativos, curiosidades e uma entrevista com um especialista da área. No final, tem também uma linha do tempo do personagem e outras publicações relacionadas ao tema para quem quiser estudar mais. livro_grandescientistas_g.jpg

 

Entre as curiosidades contadas na coleção está o exemplo do médico Vital Brazil, que estudava à noite com livros emprestados e, para não dormir, mergulhava os pés numa bacia de água fria. Precursor no estudo das cobras criou antídotos aos venenos e ajudou a solucionar o principal problema da maioria da população brasileira no início do século passado, as picadas de cobra que apavoravam e matavam muitos moradores do campo.

 

As histórias são sempre incríveis e dizem mais sobre o Brasil do que se pode imaginar. Uma ilustração disso é Johanna Döbereiner, uma agrônoma naturalizada e desconhecida por grande parte dos brasileiros, que conseguiu, com suas pesquisas nos anos 60, aumentar em cinco vezes a produção de soja do país.

 

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás somente dos Estados Unidos. Mas você não deve saber que nossa gigantesca produção, de 60 milhões de toneladas anuais, deve-se a ela. Suas descobertas permitiram substituir os adubos nitrogenados por um processo natural, utilizando bactérias, levando o Brasil a aumentar a produtividade e a economizar, por ano, US$ 5,5 bilhões.

 

O trabalho de Johanna foi descobrir uma bactéria ideal ao tipo de soja brasileira (Rhizobium), que uma vez inserido nas sementes potencializa seu crescimento. A equipe da pesquisadora depois descobriu bactérias específicas para a cana de açúcar, dando outro impulso enorme à produção e garantindo o abastecimento de álcool combustível.

 

Histórias como essa, de avanço científico e contribuição à nação são comuns nas 24 biografias de cientistas brasileiros. Quem comprar todas terá, ao final, uma obra de referência de 384 páginas. Uma capa dura especial vem, gratuitamente, no oitavo fascículo.

 

PLANO DA OBRA

01) Carlos Chagas e Johanna Dobereiner
02) Cesar Lattes e Florestan Fernandes
03) Milton Santos e Vital Brazil
04) Celso Furtado e Crodowaldo Pavan
05) Oswaldo Cruz e Nise Silveira
06) Mario Shenberg e Gilberto Freire
07) Adolpho Lutz e Paulo Freire
08) Sergio Buarque de Hollanda e Fritz Feigl
09) Luiz da Camara Cascudo e Graziela Barroso
10) Darcy Ribeiro e Mauricio Rocha e Silva
11) José Bonifácio e Josué de Castro
12) Henrique Morize e Anisio Teixeira

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Marcos Zibordi, editor-adjunto

(11) 9228-5003 e 2594-0255/0376

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rua Paris, 856, Sumaré, São Paulo

CEP 01257-040

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Sugestões e elogiosElisa 17-05-2010 15:12
Prezados senhores

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de elaborar uma coleção com o titulo: "Grandes Cientistas" brasileiros. Sou bióloga e gosto muito de História da Ciência, incluindo biografias de cientistas.Comprei desde o volume 1 até o número 6. Gostaria de adquirir (comprar) os demais volumes (a partir do 7), mas não os tenho encontrado nas bancas de revista. Como faço para adquirí-los?
Quero aproveitar a oportunidade para sugerir-lhes que continuem lançando mais fasciculos (volumes), além dos 12 já programados. Inclusive tenho alguns nomes a sugerir: Paulo Vanzolini, Sergio Mascarenhas, Yvonne Mascarenhas, Jose Antunes-Rodrigues, Anete Hofmann. Joly (Botanica), Fabio de Melo Sene. Paulo Sawaya, Margarida de Melo Aires, Cesar Timo Iaria, Renato Migliorini. Além disso, sugiro que se consultem pesquisadores da área de humanas para que possam dar mais sugestões.
Cordialmente

Elisa Carvalho
Citar
0 #3 Júlio Mourão 26-11-2009 14:40
Tem gente aí na lista que não é exatamente cientista, e tem cientista que ficou de fora.
Ex: prof.José Israel Vargas, cujas pesquisas sobre o tório, além de outras importantes contribuições, que marcaram a produção científica brasileira sobretudo nos anos 60/70.
Citar
0 #2 já sim!gabriel 26-11-2009 11:08
A coleçao ja está nas bancas sim, se nao me engano ja se encontra em seu segundo número.
Citar
0 #1 aquisição da revistamarina de lurdes machado 25-11-2009 06:26
Achei muito boa a idéia pois conhecemos muitos dos cientistas de fora, mas muito pouco do Brasil.

Elas já estão disponíveis nas bancas?

Marina
Citar
0
0
0
s2sdefault