Correio da Cidadania

Quatro anos da carnificina de Curuguaty

0
0
0
s2sdefault

 

 

No dia 15 de junho completaram-se quatro anos do massacre de Curuguaty, no Paraguai, onde morreram 17 pessoas - seis policiais e 11 camponeses – armação que abriu espaço à derrubada do presidente Fernando Lugo uma semana depois. O “confronto” envolveu 324 policiais, tropas de elite treinadas pela CIA e pelo exército dos EUA fortemente armadas com fuzis, bombas de gás, capacetes, escudos, cavalos e até helicóptero e 60 trabalhadores sem-terra, metade deles mulheres, crianças e anciãos.

Para não deixar a data cair no esquecimento e fortalecer a campanha pela libertação dos camponeses - os únicos que estão sentados no banco dos réus-, o jornalista Leonardo Wexell Severo, assessor da CUT Nacional e observador internacional do caso no Tribunal de Sentenças de Assunção, lançou “Curuguaty, carnificina para um golpe” (Editora Papiro, 212 páginas, R$ 25).

 

O livro-reportagem retrata a resistência dos movimentos sociais da pátria Guarani para fazer valer os direitos dos camponeses e garantir a sua imediata absolvição.

 

 

Apontando a ingerência estrangeira por trás dos trágicos acontecimentos, Leonardo Severo demonstra como o capital monopolista nacional e os cartéis transnacionais atuam em fina sintonia contra a democracia e a soberania. Mais do que denunciar o processo-farsa que mantém 11 trabalhadores privados de liberdade pelo governo de Horacio Cartes, o autor faz uma exortação à mobilização para barrar a injustiça institucionalizada.

 

“A publicação deste livro contribui para que possamos conhecer o drama dessas pessoas e, de alguma forma, colaborar com a campanha pela sua libertação”, declarou Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

 

O secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT, Ariovaldo Camargo, sublinhou “a importância da obra, que lança luzes sobre um período histórico tão sombrio e manifesta a solidariedade brasileira ao povo paraguaio e, particularmente, aos camponeses, reforçando a luta pela verdade”.

 

Para o presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), João Antonio Felício, “a presença de Leonardo Severo no Tribunal de Sentenças de Assunção lhe possibilitou desnudar como uma farsa jurídico-midiática serviu de combustível ao golpe contra o governo Lugo”. “É uma leitura esclarecedora, que convoca a solidariedade aos camponeses presos políticos de Horacio Cartes e à luta pela democracia”, frisou.

Ficha técnica

 

Nome: Curuguaty – Carnificina para um golpe

Autor: Leonardo Wexell Severo

Editora: Papiro

Páginas: 212

Ano: 2016

Preço: R$ 25,00

 

O projeto aprovado pelos deputados não apresenta sequer diretrizes mínimas que orientem tais editais. Integrantes do conselho estadual do meio ambiente inclusive foram pegos de surpresa Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE
0
0
0
s2sdefault