Correio da Cidadania

A velha chantagem

0
0
0
s2sdefault

 

No processo de consolidação do stalinismo na Rússia soviética, usou-se de forma abusiva da chantagem. Todo aquele que se opusesse, criticasse, censurasse de forma justa ou injusta era apontado como "inimigo do povo". Por conta dessa acusação o individuo ou grupo estava sujeito aos mais violentos castigos, que iam do ostracismo nos campos de concentração até a execução sumária.

 

Já em 1921, levou-se a cabo uma grande calúnia, quando os operários insurretos do Soviete de Kronstadt foram apresentados como "inimigos do povo" e por conta de tal acusação mentirosa foram alvo dos canhões do senhor Leon Trotsky, com pleno apoio de Vladimir Lênin.

 

Durante esses noventa anos de hegemonia stalinista a chantagem funcionou e continua funcionando como elemento de repressão a qualquer manifestação de dissidência, e os trotskistas foram o contingente político que mais sofreu tal chantagem - por ironia da história, e ela está repleta de ironias.

 

Os grupos trotskistas, assim como o próprio Trotsky, usaram e usam abusivamente desse expediente para inibir qualquer divergência, qualquer quebra do velho monolitismo imposto no X Congresso do Partido Comunista Russo, em 1921. Na tentativa de fugir dessa vil chantagem, Leon Trotsky, ainda na URSS, organizou tardiamente seu grupo político com o nome de Oposição de Esquerda, na vã tentativa de fugir da acusação de serem eles, os trotskistas, considerados inimigos do povo.

 

De forma branda, porém, com as mesmas características, comporta-se a esquerda direitosa formada pelo PT, PSB e PC do B, hoje, em relação ao governo PT-PMDB.

 

Fazer oposição a esse governo, que representa a fina flor da escória da política fisiológica no Brasil, é correr o risco de ser acusado de estar fazendo o jogo da direita, como se não fossem eles, PT, PSB, PC do B, em conluio com o PMDB e assemelhados, autênticos representantes da direita, na medida em que, além do fisiologismo, praticam a política de manutenção do sistema capitalista.

 

Hoje é a velha esquerda direitosa que faz a chantagem, mas não devemos nos intimidar.

 

Gilvan Rocha é membro do Centro de Atividades e Estudos Políticos – CAEP.

Blog: http://www.gilvanrocha.blogspot.com/

 

{moscomment}

Comentários   

0 #1 Verdade!Dulcinéa 04-03-2011 09:20
É verdade, Gilvan, isto foi o que mais ouvi em minha cidade, quando antigos quadros do PT se insurgiram, há dez anos atrás. Chantagem pura!
Hoje, este grupo está no Psol e o PT está cheio de quadros de pura direita no governo municipal.
Citar
0
0
0
s2sdefault