Correio da Cidadania

A histeria em torno do julgamento de Lula

0
0
0
s2sdefault

Imagem relacionada
A presidenta da Suprema Corte, Ministra Carmem Lúcia, jurou de pé junto que não colocaria o Habeas Corpus do ex-presidente Lula para votar, enganou todo mundo, e pronto, pautou, (habeas corpus, trata-se de uma expressão originária do latim, é uma medida jurídica para proteger os indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira).

Entretanto, produziu um fenômeno que ninguém poderia imaginar. Sinceramente, nunca vi uma coisa dessas.

Uma parte da esquerda brasileira tem o hábito de sair atropelando tudo e dizer que estava perdido mesmo, que Lula iria para a cadeia e que nem teria a apreciação do seu HC no STF, e mesmo se fosse apreciado, não haveria chances para Lula, nem esperanças.

Por outro lado, a direita estava num comportamento de cautela. Bastou os 7 a 4 no STF a favor de Lula que aconteceu o inesperado; uma parcela da esquerda pessimista continua duvidando e a direita entrou no espiral do desespero, mas num desespero tão grande ao ponto de apedrejar a caravana de Lula no Sul. E o que é pior, agredir pessoas, principalmente mulheres que estavam a esperar pelo ex-presidente. É á direita sendo direita.

Chega a ser patológica a histeria da direita, os golpistas mais conhecidos do país como a destrambelhada (que mais parece biruta de aeroporto) Joice Hasselmann, ligada ao movimento fascista, cuja carreira está marcada pela prática de plágio, e que tem como objetivo propagar o ódio,; ou aquele grupo eleito por uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) como sócio do site que mais propaga noticias falsas, o MBL, Movimento Brasil Livre.

Não é por acaso que dias atrás o site de relacionamento social Facebook retirou do ar páginas do MBL que traziam as chamadas fake news, das mais asquerosas de natureza difamatória, que agrediam a imagem e a integridade da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, assassinada por milicianos, Marielle Franco, do PSOL.

Quem também está se descabelando, mas na Itália, é Diogo Mainardi (citado em delação envolvendo Aécio). Minardi deu linha na pipa devido aos inúmeros processos de calúnia e difamação em que foi condenado, muito dos processos devido a calúnias difamatórias publicadas em seu site.

Mas a surpresa mesmo ficou por conta do mordomo, o todo engomado, Merval Pereira, como não poderia deixar de ser. Merval acredita que Lula está a um passo da vitória que trava por liberdade e pela justiça.

Hasselmann reclamou mostrando os dentes salivando feito cão sobre os direitos que o ex-presidente terá preservado no HC, “é tudo um jogo de cartas marcadas”, e que Lula vai vencer na STF.

Com uma tese mais elaborada, outro ligado ao MBL, o youtuber ‘mamãe falei’, acredita que algum ministro vai pedir vistas ao processo e levar pra casa a fim de analisar; logo, como Lula recebeu uma liminar e não pode ser preso até que o julgamento do HC termine, fica indefinidamente livre.

O Antagonista, site de Minardi (amargo como sempre), junto a Merval Pereira, entende que Lula vai obter o HC no STF, e será candidato a presidência da República podendo vencer as eleições mais emocionantes dos últimos tempos.  

Seja como for, tanto a esquerda como a direita, precisam entender que o campo da política é pautado pelas ideias, que virtude e astúcia são fundamentais. O jogo está sendo jogado, no placar 7 a 4 para Lula, e não será com pedras no ônibus de Lula que este jogo será parado.


Anderson Pirota é bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP e mestrando em Ciências Sociais PUC-SP.

0
0
0
s2sdefault