Correio da Cidadania

No Coração de Lula

0
0
0
s2sdefault

 

Finalmente a direitaça brasileira conseguiu pegar Lula de calças curtas. Como não conseguiu derrubar sua popularidade pelo desgaste de sua imagem, buscou pegá-lo pelo bolso. A derrubada da CPMF dificulta a continuidade dos programas sociais, particularmente o Bolsa Família, base de sua popularidade entre os pobres. Se por um lado mostra a fragilidade das políticas de sociais de Lula, seu total assistencialismo, baseadas num imposto provisório, por outro mostra que a direita brasileira sabe ser cruel. Agora vai depender da capacidade do governo de arrecadar esses recursos, já que na parcela do capital Lula não mexe mesmo.

 

Mas a situação do presidente pode se complicar ainda mais. Ele está amarrado aos grandes interesses na transposição do São Francisco, enquanto Frei Luiz vai definhando a olhos vistos. Dizem que Lula jamais acreditou na capacidade de Frei Luiz ir até o fim. Sempre o achou um “blefador”. Mas o Frei é um homem sério, generoso e determinado. Mais uma vez o governo erra. O governo mantém o isolamento de Frei Luiz na mídia televisiva e entre os políticos do Nordeste, mas não teve sucesso na Igreja. Agora a CNBB assumiu publicamente sua causa. Os desdobramentos, inclusive políticos, são imponderáveis.

 

O governo pode ser salvo pelo judiciário. O Supremo, finalmente, poderá decidir o mérito dessa questão no dia 19, em uma convocação extraordinária. Poderá facilmente suspender as obras diante de tantas ilegalidades já denunciadas pelo Ministério Público: não tem estudo de impacto ambiental na calha do rio; interfere direta e indiretamente em 22 territórios indígenas; a decisão do Comitê de Bacias de ceder água somente para abastecimento humano foi atropelada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos; há alternativas mais baratas para resolver o problema de abastecimento humano etc.

 

Enfim, há base para uma decisão simples que joga por terra todo edifício insustentável da transposição. O governo perderia uma obra, mas salvaria sua honra. Do contrário, Lula e seu governo entrarão em queda livre infinita...

 

Roberto Malvezzi (Gogó) é coordenador da CPT.

{moscomment} 

0
0
0
s2sdefault