Correio da Cidadania

Não era contra a corrupção. Vamos capturar pokémons?

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

 

Não, o pedido por ‘impeachment’ não era contra a corrupção. Se fosse, os jornalões continuariam a trazer na primeira página, todos os dias, ‘notícias’ sobre o petrolão e outros escândalos, e sobre providências, algumas de duvidosa legalidade, de juízes e procuradores ávidos na sua caça a corruptos. Mas hoje é mais empolgante capturar pokémons do que corruptos...

 

Se fosse contra a ladroagem, o governo interino não teria mandado seu líder engavetar o projeto das medidas contra a corrupção, enviado por juristas. Se fosse mesmo, o governo interino não teria como líder um deputado indicado por Eduardo Cunha, que tem contas misteriosas na Suíça e manobra o Congresso sob ameaça de delatar todo mundo e matar o processo do impeachment.

 

Se fosse contra a corrupção, o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, não teria dito abertamente que o pedido de impeachment tinha como objetivo “parar a Lava Jato”. Se fosse, os ministros do governo interino, implicados em investigações de corrupção, teriam sido judicialmente impedidos de continuar ministros. Se fosse, não teriam sumido de vista as referências à “crise” brasileira, nem Mirian Leitão, da Globo, teria começado a falar em “crise internacional”. Se fosse, o governo interino e seus aliados no Congresso e na mídia não teriam começado uma ofensiva de projetos e medidas para reduzir direitos sociais e desmontar programas como ProUni, FIES, Mais Médicos, Ciência sem Fronteiras, falando abertamente em encolher o SUS (com recomendação do ministro para procurarmos os planos de saúde), em reformar (de novo) a Previdência, como se ela precisasse dar lucro, em vender ao capital estrangeiro lotes do nosso Pré-Sal, uma das três maiores reservas mundiais de petróleo. E nem a Globo (que cresceu por suas boas relações com a ditadura) estaria defendendo a privatização das universidades públicas.

 

São os fatos. Mostram mais uma virada de projeto político do que qualquer outra coisa. Se fosse mesmo contra a corrupção, a grande imprensa estaria divulgando, com estardalhaço, as conclusões de uma infinidade de especialistas em gestão financeira a explicar porque não houve crime de responsabilidade, nem má fé, nos atos do governo utilizados como argumento jurídico para abrir o processo de impeachment. Se fosse isso, todos aqueles que gritaram – e gritam – contra a corrupção estariam se mostrando indignados e já teriam protestado, porque não é possível que não estejam percebendo.

 

Sem crime de responsabilidade, não há condição legal para o impeachment. Sem má fé da presidente da República, não há crime, mas simples irregularidade. Os analistas do Senado já disseram isto. O MPF disse isto. Grandes juristas (Dalmo Dallari, Boaventura de Souza Santos, José Geraldo de Souza Jr., Sérgio Salomão Shecaira, Fábio K. Comparato, Nilo Batista, Lenio Streck etc. etc.) dizem a mesma coisa. E ainda grandes intelectuais (Marilena Chauí, Noam Chomsky etc.). E também grandes jornais estrangeiros (Washington Post, Le Monde, El País). Não são pagos pelo PT.

 

Até o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, implacável com os petistas, disse que (o impeachment) "é pura encenação para justificar uma tomada de poder”. Ouvimos bem? Ele falou ”encenação”! E agora até o presidente interino, talvez num ato falho, diz esperar do Senado, quanto ao impeachment, uma votação política, não jurídica, certamente porque sabe que juridicamente a medida não se sustenta.

 

Fui aluno de Direito Constitucional do excelente professor Michel Temer na faculdade. Mais tarde o reencontrei na Assembléia Constituinte e ele sempre se mostrou acessível e amável. Foi um bom constituinte, defendeu propostas democráticas e assinou a Constituição Cidadã. Seu nome consta da página 192 daquela conhecida edição de bolso, a primeira de todas, publicada pelo Senado Federal em 1988. Lamento, como seu ex-aluno, ter que contestá-lo agora.

 

O impeachment, na verdade, é uma luta, com aparência jurídica, por um outro projeto de país. Voltado aos interesses particulares, em favor do capital privado e não dos direitos coletivos, contra a plataforma eleitoral que o então candidato a vice-presidente defendeu. São fatos. Há um silêncio incômodo, especialmente em setores da comunidade jurídica. Setores esclarecidos, que sabem muito bem o que se passa. É hora de despertar, porque a História lhes passará a fatura mais tarde... E todos temos memória.

 

Até quando vamos fingir não ver que é golpe? Golpe mesmo, sem tanques, com canetas de uns, panelas de muitos e o silêncio de outros. "Uma grande regressão para o Brasil", afirma o jornalista Jânio de Freitas, na Folha de 4 de agosto, a fim de mostrar a vergonha que é uma ruptura da legalidade fundada em bases tão frágeis, senão nulas. Não pode haver, diante disso, neutralidade possível. Não existe hoje postura razoável que não seja o grito FORA TEMER! Sinto, professor.

 

 

Leia também:


“No quadro atual, o PT representa um peso para as correntes de esquerda combativa”

 

Ruralistas oferecem mercado de terras sem fronteiras e com muita grilagem ao capital estrangeiro

 

‘Esse governo é ilegítimo e quer erguer-se com base na demolição dos direitos do trabalho’

 

“Dirigimo-nos para um governo chantagista que vai implantar o programa da grande rapinagem”

 

“O Brasil foi confrontado com o colapso final do sistema de representação política tradicional”

 

“Um governo com 80% de aprovação não fazer nada por uma sociedade mais coesa realmente cometeu graves equívocos”

 

“Os gastos sociais no Brasil ainda são acanhados”

 

‘Com Temer, estamos assistindo ao impeachment do processo civilizatório’

 

“Na crise, princípios éticos precisam orientar a construção de soluções técnicas”

 

‘Governo Temer não tem legitimidade política e capacidade operacional pra articular saídas à crise’

 

 

Plínio Gentil é doutor em direito e em educação. É professor de Direitos Humanos (PUC-SP) e Direito Penal (Unip) e Procurador de Justiça em São Paulo.

0
0
0
s2sdefault