Correio da Cidadania

Famintos e sedentos

0
0
0
s2sdefault

 

Junte as transnacionais dos alimentos com sua transgenia, os técnicos e cientistas a seu serviço, os políticos, a FAO e sempre teremos a promessa de que a fome será superada. Estabeleceram metas para esse milênio e uma multidão de ONGs se puseram também em busca desse objetivo. Eu mesmo sou membro da FIAN, entidade internacional que luta pelo direito humano à alimentação.

 

Entretanto, esses dias ficamos sabendo que os famintos do mundo saltaram de 830 milhões para mais de 1 bilhão de pessoas em pouco mais de um ano. A FAO não teve nenhuma dúvida em creditar aos agrocombustíveis 75% de responsabilidade nesse aumento.

 

Em interconexão direta com a fome estão os sedentos. Mais de 1,2 bilhão de pessoas em todo o planeta não têm água potável para beber todos os dias. A água, fonte de vida, torna-se fonte de mortes. Uma em cada quatro internações hospitalares provém de doenças veiculadas por água contaminada. A foto que corre a internet com um menino africano bebendo urina diretamente na vagina de uma vaca anula qualquer palavra. O curioso é que 70% da água doce do planeta são utilizados para produzir alimentos. É para uma elite restrita da humanidade que não pode enfrentar sazonalidade na produção de alimentos, como as uvas e mangas aqui do São Francisco, com duas ou três safras ao ano.

 

O avanço dos agrocombustíveis e as mudanças climáticas só farão agravar essas estatísticas. Acontece que cada número é uma pessoa humana, um universo único e irrepetível. Cada pessoa tem sua própria dignidade, seus pavores, oriundos da fome, da falta de perspectiva, da morte que se avizinha sem que tenha de fato passado pela vida.

 

O sistema mundial de abastecimento já se mostra fracassado, mas deverá desabar com as mudanças climáticas. A redução da humanidade pela fome e pela sede – com todas as doenças que vêm juntas – já é realidade para bilhões de pessoas e se avizinha como a maior catástrofe já enfrentada pela humanidade.

 

O Brasil reduziu seus famintos com pequenas medidas, como o Bolsa Família e a aposentadoria dos rurais. A sede tem sido diminuída pelas cisternas e outras pequenas obras hídricas. Portanto, é possível superar a fome e a sede, mas é preciso disposição política. Entretanto, o governo brasileiro patrocina os agrocombustíveis na África e na América Central, além de no Brasil, substituindo populações produtoras de alimentos por espaços de produção de energia para carros. O Brasil tem parte nessa conta macabra.

 

Como na questão ambiental, também na fome e na sede temos ganhado algumas batalhas, mas vamos perdendo a guerra.

 

Roberto Malvezzi (Gogó), ex-coordenador da CPT, é agente pastoral.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #1 O que são as Fundações?Mlima 25-06-2009 21:28
Uma das mais antigas e atuantes fundações é a Ford. Ela prepara novas fundaçoes, auxilia na criaçao de ongs, injeta dinheiro até torná-las independente. Um negócio altamente lucrativo, utilizando o Sistema da Pirâmide, tal qual, Amway, Hebalife e outras. Porém aquela e outras fundações escondem suas verdadeiras intenções mostrando a Face da Bondade - da ajuda desinteressada, do bem-estar das populaçòes, das minorias, dos direitos humanos, do desejo de um mundo melhor, um mundo possivel!!

Ninguém pergunta de onde vem tanto recurso, inesgotáveis recursos que atravessam o século!
Por que depois de mais de um século de atuação a fome, a pobreza, o analfabetismo, as doenças não diminuiram?
Por que a Fundaçao Ford dá ajuda ao Estado de Israel desde antes de sua criação? Como pode ajudar a um povo que roubou as terras, destruiu vilas, exterminou milhares e expulsou outros milhares de suas casas e hoje sao mais de 4 milhoes de palestinos e seus descendentes vivendo em condiçòes precárias?
Quais sao as fundaçoes quefazem parte das fundaçoes, que criam novas fundaçoes tal qual uma franquia?
Citar
0
0
0
s2sdefault