Correio da Cidadania

Pistolagem fardada agride trabalhadores a mando de latifundiário

0
0
0
s2sdefault

 

Denunciamos por meio desta o mais recente ato de violência contra o povo pobre do campo na região do Alto Paranaíba.

Na madrugada de sábado para domingo últimos, cerca de 50 famílias camponesas ocuparam a Fazenda Samambaia, em busca de terra para trabalhar e fugir da miséria que se abate sobre o campo em nosso país, e para a qual a única solução apontada pelo governo são os seus programas de chantagem em massa (bolsas esmola) e mais repressão.

 

O suposto dono desta fazenda é o traficante Henrique Rodrigues, filho de José Pinheiro Rodrigues. Como tantas outras, apesar do histórico de trabalho escravo e das denúncias de tráfico de drogas que pesam sobre o latifundiário, a fazenda continua em seu nome e abandonada há anos sem produzir nada para a região.


Depois de ocupada pelos camponeses, neste domingo, por volta das vinte horas, a Polícia Militar de Monte Carmelo esteve no local da ocupação em uma viatura comandada pelo Cabo Souza, que se pôs a fazer ameaças às famílias que ali estavam.

Passados alguns momentos (cerca de vinte e uma horas) chegou ao local um forte efetivo policial, que de imediato tirou qualquer dúvida das famílias de que talvez a polícia estivesse ali para, como manda a lei e todo o ordenamento legal referente a conflitos agrários, simplesmente registrar a ocorrência da ocupação da área para em seguida tomar outras medidas.


O que de fato ocorreu é que chegado o reforço policial o acampamento foi invadido e as famílias dispersadas a base de tiros. Todo o acampamento foi queimado, mantimentos foram roubados e transportados nas próprias viaturas, dois homens e uma mulher foram agredidos a pancadas.

Enquanto os policiais queimavam seus pertences e os barracos de lona, as famílias se refugiaram na mata e só se encontraram novamente na tarde de hoje (29/10), sendo que uma menina de apenas seis anos permanece desaparecida.


Esta é a realidade do campo brasileiro. Enquanto o governo faz propagandas mentirosas na televisão dizendo que está promovendo a Reforma Agrária, o povo que se dispõe a lutar pelo seu sagrado direito a terra é acossado e violentado, ora por bandos armados particulares dos latifundiários, ora pela própria polícia que esbanjando a posição de "tropa de elite" atua à margem de qualquer lei, açulada e protegida pelo monopólio de imprensa. Para os camponeses que lutam por um pedaço de terra para viver e trabalhar só são oferecidos mais pedidos de paciência e mais repressão.

Exigimos a imediata punição para o mandante latifundiário e para os pistoleiros fardados da PM de Monte Carmelo. Conclamamos as instituições, sindicatos, organizações de Direitos Humanos e demais organizações, bem como pessoas comprometidas e democratas que anseiam por uma nação justa e próspera, que se posicionem em defesa dos direitos das famílias da Fazenda Samambaia. Conclamamos todos a manifestarem seu repúdio a mais esta ação do latifúndio e de seu estado que cada dia mais revela seu caráter reacionário. Que uma grande mobilização nacional se una para deter a escalada fascista. O povo quer terra, não repressão! Terra para quem nela trabalha!

Fonte: Liga dos Camponeses Pobres

0
0
0
s2sdefault