Correio da Cidadania

0
0
0
s2sdefault

altA esquerda latino-americana das décadas de 60 e 70 era das mais profundas críticas do desenvolvimento convencional. Discordava de instrumentos e indicadores, tais como o PIB, e insistia que crescimento e desenvolvimento não eram sinônimos. O progressismo atual, no entanto, não discute a essência conceitual do desenvolvimento.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altPara sustentar o estímulo extrativista, está se apelando a novas justificativas políticas. Uma das mais chamativas é invocar os velhos pensadores do socialismo, a fim de argumentar que eles não se oporiam ao extrativismo do século 21, pelo contrário, promovê-lo-iam.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altNos últimos cem anos se acumulou uma queda de 47% nos preços das matérias-primas – fora os hidrocarbonetos. Assim, o aumento recente de 8% no valor dos minerais não compensa o colapso. Essa bonança vai terminar.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

americalatina_bicolor.jpgEsse extrativismo promovido pelas esquerdas é igual ao dos governos conservadores anteriores? Não, e é necessário identificar semelhanças e diferenças.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altO extrativismo avança no Brasil em várias frentes. Se se agrupam as extrações de recursos naturais minerais, hidrocarboníferos e agrícolas, o nível de apropriação dos recursos naturais no Brasil é assustador, e deixa muito para trás qualquer país sul-americano.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altConga e outros casos (por exemplo, no Equador) mostram um novo tipo de conflitos que resistem à ideia que evita anular os impactos e que pretende compensá-los ou indenizá-los.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altNa América do Sul, está em marcha um debate sobre as estratégias do desenvolvimento, o aprofundamento da democracia e os mecanismos realmente efetivos de participação cidadã.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

tio_sam.jpgO resultado possivelmente não conformará a todos, mas deve admitir-se que apesar das diferenças ficou clara a falta de apoio aos convênios militares da Colômbia com os EUA.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altNão basta dizer que uma das consequências do extrativismo mais intensivo é a violação de alguns direitos. Deve-se deixar claro que estas estratégias de apropriação de recursos naturais somente são possíveis quebrando-se os direitos das pessoas e da natureza.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altParece que o progressismo governante só pode ser extrativista e que esse é o meio privilegiado para sustentar o próprio Estado e enfrentar a crise financeira internacional. Está sendo perdida a capacidade de novas transformações

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

indio_peruano.jpgNo caso do Equador, há não só uma grande vantagem, mas a necessidade de servir de exemplo para as reformas do ambiente em países sul-americanos.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

dinheirohomensapoiados.jpgAo longo desse meio século de existência o BID sofreu importantes modificações, mediante a atual crise mundial, as mudanças substanciais no banco devem começar por repensar suas metas e áreas de ação prioritárias.

0
0
0
s2sdefault