Correio da Cidadania

0
0
0
s2sdefault

altA confiança hesitante nos poderes da razão técnica é figurada por Méliès que, no filme, tem algo de futurista: ele confia na técnica, mas a usa para construir cinematograficamente um mundo poético de ilusão e fantasia.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

É para representar uma visão panteísta do mundo que Tarkovsky filma como filma. Na religião ortodoxa, a contemplação da beleza da natureza aproxima as pessoas de ter uma compreensão do divino.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

eua_dragao_garfo.jpgA moral da história não poderia ser outra: os EUA terão de escolher ou o caos, o voluntarismo e a violência do estado de natureza, ou a unidade formal e legal, a justiça racionalmente administrada do estado político. Seremos capazes de realizar tal façanha?

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

filme_bladerunner.jpgOs replicantes contestam a imagem comumente difundida dos ciborgs (cib-ernético+org-anismos) na maioria dos filmes de ficção científica.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altFazer novos usos de antigos e quase despercebidos meios de expressão. A arte pode não salvar o mundo, mas o artista pode tomar a si papéis e funções antes inconcebíveis e intervir para mudar um contexto, um papel, um lugar ou um olhar, um gênero, a si mesmo e aos outros.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Meia-noite em Paris parece sugerir que a consciência súbita de Gil da insuficiência da nostalgia extemporânea não significa uma concessão ao consumismo superficial.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

tela_cinema.jpgAssim como muitos outros marginalizados, empobrecidos e brutalizados, Zulmira não será lembrada pelo que desejou. Seu enterro não foi luxuoso e sua lembrança passou como a de uma "vigarista".

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

filme_bladerunner.jpg A cidade de Los Angeles, tal como retratada em Blade Runner, demonstra a falência urbana na modernidade em termos contundentes – a cidade  tornou-se um lugar de referências desconexas em que é mais fácil se perder do que construir uma vida.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

É a falta da transcendência que caracteriza o vazio das vidas no filme de Antonioni? Sartre dá concretude à noção, dando lugar central ao nada nas relações humanas e na relação do ser humano com o mundo. O nada é a própria definição de liberdade, é o que fecha o passado antes do futuro

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

filme_persepolis.jpgEm 1979, a Revolução no Irã impôs férrea censura ao rock e outras formas da “cultura decadente do Ocidente”. Persépolis traz uma cena que alude a tal fato.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

filme_passagemparaindia.jpgÉ preciso ainda julgar de maneira a não impor à alteridade e à singularidade dos acontecimentos unicamente os nossos critérios, deixando ao Outro não só um espaço de liberdade, como também a liberdade de nos julgar.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

filme_bladerunner.jpgNesse mundo de consumo irrefreável e esfacelamento das identidades pessoais, o progresso, no sentido moderno de aperfeiçoamento e melhoramento das coisas em nome do conforto social humano, perde todo sentido.

0
0
0
s2sdefault