Correio da Cidadania

0
0
0
s2sdefault

altEssas determinações de política econômica e social estão sendo miradas em certos círculos conservadores, como vias de reversão das tendências muito incipientes de melhoria da distribuição funcional da renda.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altAparentemente, o governo Dilma encampou desapercebidamente a jogada dos verdes de vertente financeira. Terá a oportunidade da regulamentação legal para colocar freios na especulação mais escandalosa, sob pena da produção de uma enorme confusão fundiário-financeira.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altNão se pode referir a esse fenômeno meramente com o uso de estatísticas de perda relativa de participação industrial no PIB, que, diga-se de passagem, não está ainda configurada nas Contas Nacionais e, ainda que o estivesse, poderia ter outros significados.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O ajuste à crise financeira externa pelo aprofundamento da inserção primário-exportadora e maior internacionalização dos ativos do setor primário, incluindo o Pré-Sal, converter-se-ia em médio prazo em uma gigantesca dilapidação de recursos não renováveis.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altAs providências corajosas de reestruturação da política monetária e financeira e a herança positiva da política social, ambas de caráter redistributivo, não se comprazem com uma política de fomento econômico calcada na especialização primária e na concentração da riqueza fundiária.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altEm síntese, o que parece de consenso do governo e dos seus críticos à esquerda é a necessidade de manter o nível de emprego, acrescentando-lhe ano a ano o incremento normal da força de trabalho.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altPrimeira inverdade completa: o FUNPRESP viria para resolver o decantado déficit gigante dos servidores públicos. Isto é puro engodo e desinformação. Pelo menos para os próximos 30 anos os efeitos financeiros deste Projeto gerariam mais necessidade de financiamento público.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mudanças de inserção externa, de perfil do investimento em bens públicos e do conjunto da política social ocorrerão de forma não planejada. Deixadas ao acaso, essas mudanças correm o risco da regressão e do retrocesso.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altParece haver se optado por enfraquecer a política social, retirando-lhe recursos essenciais à complementação das remunerações salariais – pela via dos direitos sociais. Em troca disto, se aposta numa fantasia: ‘despertar o espírito animal’ dos empresário.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

altO veto de Dilma não encerra o ambiente de crise política que está posto. Isto porque também a presidente é prisioneira de um virtual pacto de economia política pelo setor primário da economia, que tem funcionado como verdadeiro estorvo à produção de norma política restritiva aos mercados de ‘commodities’.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Necessidades humanas básicas quando convertidas em mercadorias impõem à economia política exigências éticas completamente estranhas ao utilitarismo social, fundamento ético da economia capitalista desde Adam Smith.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O primeiro ano do governo Dilma prenuncia os rumos do quadriênio, naquilo que o governo pretende intencionalmente fazer de novo, como também naquilo que continua do governo anterior.

0
0
0
s2sdefault