Correio da Cidadania

0
0
0
s2sdefault
Uma outra fonte de energia renovável é a produção de biogás, o qual contém metano (um parente do gás de botijão) em sua composição e pode ser utilizado diretamente para queima ou indiretamente, alimentando geradores de energia elétrica
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
Há diversas formas de aproveitar-se a energia da biomassa. Uma delas, que vem crescendo no Brasil, é o aproveitamento do bagaço de cana que sobra da produção de álcool e açúcar (ou outro subproduto vegetal no caso de outras culturas) como combustível para usinas termelétricas, além de ainda aproveitar o calor gerado para outras aplicações industriais dentro da usina (sistema denominado de co-geração, por simultaneamente produzir calor útil e eletricidade).
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
Não só a energia eólica, mas também a solar poderia ser utilizada para cumprir boa parte das metas para o setor elétrico do programa governamental. Mesmo que fossem levantadas dúvidas e objeções a uma ou outra, ambas as formas combinadas certamente poderiam suprir integralmente a oferta enérgica desejada e ainda com um impacto positivo extra na economia.
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
De acordo com a empresa privada Koblitz, responsável pela implantação de diversos projetos de aproveitamento termelétrico de bagaço de cana no Brasil, o custo da implantação da energia eólica giraria em torno de US$ 1.000 por quilowatt (mil watts – kw). Já para as usinas hidrelétricas seria o dobro deste valor, com US$ 1.000 por kw para a implantação e valor igual para a transmissão e distribuição (aparentemente, a geração distribuída das fontes ditas alternativas produz menos custos de transmissão e distribuição).
0
0
0
s2sdefault