Correio da Cidadania

0
0
0
s2sdefault

hidreletrica_belomonte.jpgCameron relatou-nos que ficou sensibilizado com a preocupação dos índios com o rio, a floresta e as futuras gerações. E que dissera a eles que o sucesso mundial do seu novo filme abre-lhe, por algum tempo, a possibilidade de ajudá-los.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

desmatamento2.jpgComo ninguém quer desagradar ninguém em ano eleitoral, a fiscalização poderá ser relaxada, incentivada pelas medidas de anistia de Lula aos desmatadores de ontem, e já renovadas para além do pleito.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

rioxingu.jpgO conto do ex-operário que seria antagonista do modelo de desenvolvimento dos militares já custou mais de 20 anos de espera vã. E a Amazônia não pode esperar muito mais.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

homem_interrogacao.jpgTemos exemplos históricos e arqueológicos que mostram que o mau cuidado com o solo e o ambiente como um todo gerou no passado problemas na própria agricultura e até a extinção de sociedades.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

hidreletrica_belomonte.jpgEfeito positivo só para multinacionais da mineração, como a BHP Billiton, sediada em Londres e com operações aqui no Pará, e que necessitam de grande quantidade de energia para produzir alumínio.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

rioxingu.jpgRevendo algumas manchetes antigas, da época de FHC, que prometiam Belo Monte para 2007, pode-se dizer que este foi, acima de tudo, mais um ano de rio Xingu livre. E que só por isso já pode ser comemorado.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

hidreletrica_belomonte.jpgPerguntas polêmicas não eram respondidas, nem cobradas suas respostas. Os grupos sociais e de pesquisadores querem fazer um debate público e democrático sobre um projeto com muitos problemas. Não tem nada a ver com forças demoníacas ou o próprio demônio.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

rioxingu.jpgDepois das longas discussões desenvolvidas na aldeia Kikretum, temos hoje uma carta clara e manifestadamente contra a construção da usina.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

rioxingu2.jpgA luta continua. Na verdade está apenas começando. Eu nunca duvidei que a máfia dos barrageiros venceria em tudo o que dependesse de papel, caneta e reuniões em Brasília.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

hidreletrica_belomonte.jpgEsta semana, o Ministério Público promoveu em Brasília uma Audiência Pública para discutir o projeto da usina de Belo Monte, apesar de este encontro ter se dado não nos rincões das populações atingidas os representante dos órgãos de governo não compareceu ao debate. 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

rioxingu.jpgA apropriação dos minérios e dos rios da Amazônia é um projeto antigo do capital internacional. Neste contexto, o PAC, com Belo Monte no topo das suas grandes obras, é uma reedição da ALCA, mas de maneira indireta.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

rioxingu3.jpgEm 2005, o Senado aprovou a construção em regime de urgência. A relatoria ficou a cargo de quem? José Sarney. É essa turma que se perpetuaria com a eleição de Dilma. E por que a ministra Dilma investe tanto na construção de Belo Monte?

0
0
0
s2sdefault