numeros.jpgHá, efetivamente, uma alteração da lei que, realizada, poderia diminuir significativamente as questões que levam ao represamento das restituições na malha da fiscalização.

galinha_e_leao.jpgLula exortou o povo a consumir mais. Para tanto, há que se melhorarem as disponibilidades de recursos. Um caminho é reduzir a espoliação no imposto de renda.

binoculoscolor.jpgPerdeu-se de foco a questão da pertinência, propriedade e imediatismo. Com relação ao sistema tributário, se há efetivamente o objetivo de reformá-lo, isso pode ser feito na lei.

dinheirosecando.jpgO substitutivo Mabel agrava a regressividade da tributação. A proposta de criação do IVA–Federal eleva a carga tributária, absorvida pelo povo nas mercadorias que adquire.

brbandeiragrito.jpgPodem ser tomadas algumas decisões de natureza administrativa, cuja repercussão será positiva, ao propiciar elevação do nível de recursos em poder do contribuinte.

galinha.jpgTão exacerbado tem sido o apetite arrecadatório que a galinha representa o IR com mais propriedade. De grão em grão, enche o papo; seu vôo é curto, pega apenas a classe média e trabalhadora.

caldeirao_numeros.jpgPaupérrimo o remendo realizado. Evidencia a pobreza das concepções de reforma da equipe fazendária. É a continuidade da espoliação tributária a presidir a legislação do Imposto de Renda.

dinheirohomensapoiados.jpgA propósito de simplificar o sistema de tributação, destrói-se a fortaleza de recursos para a seguridade social. Pretende-se a substituição do PIS, da COFINS e da CSLL por um novo imposto da União, o IVA–Federal.

numeros.jpgNo final, é o locatário quem padece os tributos. Sua situação vai se agravar. Não é proprietário, mas vai terminar suportando o tributo.

dinheirocorpomulher.jpgHá 13 exercícios financeiros não se corrige a incidência do IR das pessoas jurídicas e, com relação às pessoas físicas, as raras correções têm sido insuficientes face à inflação.

brasil_crise.jpgCarga tributária é matéria da legislação que rege os tributos e sua redução pode ser realizada na lei de cada um. Que se aproveite a chance e se aperfeiçoe o imposto de renda.

congresso_nacional.jpgA cúpula política da Câmara dos Deputados, em momento de elevada sensatez, adiou para o próximo ano a votação, pelo seu plenário, da denominada reforma constitucional tributária.