Correio da Cidadania

Edição 1033 – 17/10/2016 a 23/10/2016

0
0
0
s2sdefault

 

 

“Fizeram da ocupação democrática do Estado um negócio privado que legitima a volta do neoliberalismo como solução”

Por Gabriel Brito e Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

As manifestações pelo Fora Temer começaram vigorosas, mas rapidamente conhecem seu refluxo, o que deve exigir alguma análise para além daquelas que reconfortam círculos tradicionais de militância. De acordo com o cientista político Giuseppe Cocco, entrevistado pelo Correio da Cidadania, trata-se do corolário da “armadilha”  que a esquerda se tornou, caudatária das falsas narrativas, inclusive do “golpe”, do PT, um partido que, em sua visão, atualmente se dedica a desconstruir e desacreditar todas as pautas de resistência fora de sua égide, ao passo que fez de tudo pra inflar a chamada “nova direita” e atraí-la para a rua.

 


 

 

Argentina: após quebra e fuga de patrões, jornalistas ocupam meios de comunicação

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Há na Argentina um conglomerado midiático que deve anos de encargos sociais, impostos e dívidas trabalhistas, além de dever a bancos e investidores. Tal grupo, prevendo corte de verbas de publicidade oficial com a mudança de governo, literalmente abandonou as atividades desde janeiro. Logo, os trabalhadores tomaram a empresa e empreendem por si próprios a gestão, com direito a amplo destaque à sua luta particular e às lutas sociais em geral. É sobre esse contexto que entrevistamos o jornalista argentino Lucas Laviana, da Rádio América, veículo protagonista da história.

 


 

POLÍTICA

 

A crise do Brasil capitalista é maior do que a “guinada à direita”

Por Osvaldo Coggiola

 

O caminho para a saída capitalista da crise está pavimentado pelo monstruoso crescimento do desemprego e a configuração de um monumental exército industrial (ou de serviços) de reserva. Aos 11,6 milhões de desempregados calculados no período de abril a junho passado somaram-se agora, com novas informações, 4,8 milhões de subocupados por insuficiência de horas de trabalho. Chega-se com isso a uma taxa combinada de 16% da PEA, correspondente a 16,4 milhões de pessoas desempregadas e subempregadas, em níveis cada vez piores.

 


 

Quem tem medo de Eduardo Cunha?

Por Frei Betto

 

Ninguém ignora que Eduardo Cunha sabe muito. Como o mágico do teatro de bonecos, ele trazia em mãos os fios que manipulavam os movimentos de inúmeros aliados. Preso o mágico – até porque o feitiço se virou contra o feiticeiro -, os fios estão soltos e, os bonecos, enlouquecidos.

 


 

Pensando a longo prazo – colônia e patrimonialismo

Por Wladimir Pomar

 

O argumento de Jessé Souza contra a “análise patrimonialista”, aplicada “ao Brasil contemporâneo”, tem por base a suposição de que tal “patrimonialismo, ou a existência de um estado forte” não teria se contraposto “ao desenvolvimento norte-americano”.

 


 

Golpe consumado, terra arrasada

Por Frei Betto

 

No almoço com os ruralistas, o presidente usurpador defendeu a “compatibilização” entre o agronegócio e o licenciamento ambiental. Quem o leitor acha que sai vencedor: o motosserra ou a vegetação?

 


 

Alguns diagnósticos da PEC 241

Por Pablo Ortellado

 

Gostaria de enfatizar que embora envolvida em questões técnicas, essa é uma questão inteiramente política. Se temos mesmo um desajuste fiscal, temos que fazer um debate público sobre como resolvê-lo: se aumentamos a arrecadação sobre quem não paga imposto ou se cortamos gastos e onde cortamos os gastos. O governo Temer faz dois movimentos antidemocráticos.

 


 

A PEC 241 e o Estado

Por Fernando Silva

 

Nossa hipótese é que o momento do capital na sua forma financeira, portanto, no auge do que se identificou como parasitismo, assume hoje uma função de equilíbrio da acumulação de capitais operada pelo Estado, sem o qual o processo de valorização se interrompe de forma catastrófica. Mesmo a produção direta de valor, esfera da qual em última instancia vem toda a produção real de novo valor, acaba ficando dependente da boa saúde do momento financeiro.

 


 

SOCIAL

 

Campanha Internacional: liberdade aos presos da Reforma Agrária

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Que a Campanha Internacional do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno suscite uma grande rede mundial de solidariedade aos trabalhadores presos injustamente e de condenação à política ditatorial do estado de Goiás e do Brasil!

 


 

Sobre a hierarquia entre humanos

Por Melina Pecora

 

Aqui se fala em hierarquia funcional, devendo ser altamente balizada, a fim de não gerar a "hierarquia entre humanos". Esta última é inadmissível em qualquer grau.

 


 

INTERNACIONAL

 

Iêmen: a posição norte-americana ficou difícil

Por Luiz Eça

 

Enquanto campanhas de bombardeios são invariavelmente descritas na mídia do Ocidente como “dirigidas por sauditas”, os EUA e o Reino Unido são ambos participantes centrais e indispensáveis. Diz a Reuters, em 10 de outubro, que há meses alguns oficiais advertiram Obama de que o apoio aos bombardeios da Arábia Saudita poderia caracterizar os EUA como “cobeligerante” na guerra, conforme a lei internacional.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Pagamentos por Serviços Ambientais e espiritualidade amazônica

Por Michael F. Schmidlehner

 

As comunidades indígenas e locais no Acre estão profundamente divididas e grande parte rejeita a forma impositiva como o governo estadual promove projetos ditos sustentáveis.

 


0
0
0
s2sdefault