Correio da Cidadania

Edição 1028 – 12/09/2016 a 18/09/2016

0
0
0
s2sdefault

 

Estamos colhendo, exatamente, os frutos dos 13 anos de petismo no governo federal

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Entre um impeachment e mais um ciclo eleitoral, o Brasil continua a cambalear, no aguardo das medidas econômicas que visam combater a grave crise e sob o calor de frequentes protestos contra o governo de Michel Temer. Além disso, com o cerco da Operação Lava Jato a Lula, indiciado nesta semana, a temperatura dos embates continua a subir, o que deixa várias interrogações no horizonte. Sobre todo esse contexto, o Correio da Cidadania entrevistou o sociólogo do trabalho Ruy Braga, que fez profunda análise do momento.

 


 

Greve dos bancários pede reajuste à altura da inflação e critica reforma trabalhista

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Desde o último dia 6 de setembro, os bancários estão em greve em todo o Brasil. Paralisação convocada em meio a uma conjuntura de crise política e econômica que tem capitalizado, entre outras coisas, uma reforma trabalhista muito criticada por movimentos sociais, sindicatos e sociedade civil. Para falar sobre a greve e também comentar questões conjunturais, conversamos com Regis Munhoz, historiador e membro da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

 


 

POLÍTICA

 

Escola, autoritarismo e emancipação

Por Joana Salém Vasconcelos

 

Ora, o que significa “neutralidade” para os partidários da Escola Sem Partido? Para eles, “neutralidade” é sinônimo do enquadramento do professor aos pensamentos e crenças dos pais dos alunos. Mas como isso seria possível? O que ocorreria, por exemplo, em uma sala de aula com alunos de famílias evangélicas, umbandistas, espíritas, judias, islâmicas, candomblecistas e ateias?

 



Sobre provas, convicções e hóspedes indesejáveis

Por Sérgio Domingues

 

Há um crime pelo qual Lula pode ser condenado com abundância de provas. É a convicção de que deverá permanecer ao lado dos que jamais toleraram sua gente.

 


 

Lâminas da ação política: mobilizações e instituições no golpe contra todos nós

Por Marcelo Castañeda

 

Por enquanto, o que temos é alguma mobilização e isso é melhor que nenhuma, pois não custa lembrar que no período Dilma medidas semelhantes não recebiam o mesmo tratamento das frentes centralizadas. Um sentido bem interessante para um #ForaTemer com as reformas e medidas que estão no curto prazo seria #NenhumDireitoAMenos. Mas quem quer continuar a luta por direitos sem pensar em esquemas eleitorais?

 


 

A relativização da grande mídia

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Podemos tranquilamente dar adeus ao jornalismo político dos grandes meios. Além do mais, é provável que, sem vê-los ou ouvi-los, melhore nossa taxa de colesterol, de triglicerídeos e a pressão sanguínea. A internet livre faz bem à saúde.

 


 

Pensando a longo prazo – Marx: demonstração histórica

Por Wladimir Pomar

 

O capitalismo avançado da Alemanha é alemão. Já o capitalismo atrasado do Brasil não é brasileiro. Além de “atrasado” em relação à Alemanha, aos EUA, Japão, Inglaterra, França e Itália, o capitalismo do Brasil é profundamente “desnacionalizado” e “subordinado”.

 


 

Não é hora de unir as esquerdas

Por Pedro Munhoz

 

Enquanto profetas do apocalipse, dedo em riste, sobem em seus banquinhos nas redes sociais propondo soluções mágicas, de unidade e consenso fragilíssimos para este terrível enrosco, penso que, para nós, um bom começo seria tentar ouvir, humildemente, o que estão a sussurrar as ruas: é com elas, mais do que entre nós, que urge construir um consenso.

 


 

Desmascarando a narrativa petista: as versões e os fatos sobre o fim do ciclo do PT. Eleições gerais já!

Por Wladimir Palmeira

 

Nenhuma reforma estrutural da sociedade brasileira foi aprovada em benefício dos trabalhadores. As alianças construídas para obter as vitórias eleitorais e a maioria parlamentar não foram feitas sob essa contrapartida. Que não se conseguisse avançar em todas as reformas era natural. Mas se abster de fazer a disputa política em torno de pelo menos parte delas é inaceitável.

 


 

De costas para o futuro

Por Frei Betto

 

No bazar do Brasil à Venda estão na fila a Caixa Seguradora; a Loteria Instantânea; a BR Distribuidora; e o Instituto de Resseguros do Brasil. Haveria outra saída? Sim.

 


 

Nós e os chineses: por que somos socialistas?

Por Marino Boeira

 

Essa ideia de incorporar as noções de mercado ao planejamento socialista, há algum tempo, vem sendo discutida pelos defensores de um novo modelo econômico, mas o modelo chinês parece não ser o melhor exemplo a ser seguido.

 


 

SOCIAL

 

22º Grito dos Excluídos: “esse sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”

Por Frei Marcos Sassatelli

 

As palavras do lema da CNBB - “este sistema é insuportável: exclui, degrada e mata” - definem, de maneira muito clara, a iniquidade estrutural do sistema neoliberal no qual vivemos.

 


 

 

ECONOMIA

 

Pré-Sal, Petrobrás e a política econômica em curso no governo Temer

Por Guilherme C. Delgado

 

Em mar territorial adjacente às 6 milhas reconhecidas pelos EUA, a regra do operador único nacional é essencial para que a própria lei brasileira prevaleça nos contratos de exploração. É necessário ao capital financeiro internacionalizar as condições de acesso a recursos naturais. O petróleo já é cobiçado de longa data. Mas agora também as terras rurais em geral, a exemplo da iniciativa dos ruralistas brasileiros com projeto de lei neste sentido (4.059/2012), em fase de votação urgente no plenário da Câmara Federal.

 


 

INTERNACIONAL

 

Eleições do Irã: Rouhani cai e se levanta

Por Luiz Eça

 

O povo não vê resultados tangíveis no acordo nuclear; 74% das pessoas têm essa opinião, segundo pesquisa realizada por equipe canadense ligada à Universidade de Maryland. Em maio de 2015, festejado como o líder que ia elevar as condições de vida da população, fazendo as pazes com o Ocidente, Rouhani estava 27% à frente de Ahmadinejad. Em junho, a diferença se reduziu para apenas 8%. Acredita-se que agora, em setembro, a candidatura de Rouhani deu uma virada.

 


 

A Batalha de Gênova (4): 20 de julho – a sexta-feira negra

Por Gregório Maestri

 

O Correio republica uma série análises de Gregório Maestri sobre a violenta repressão da polícia italiana aos protestos antiglobalização em Gênova (Itália), no encontro do G-8 realizado na cidade há 15 anos – entre 19 e 22 de julho de 2001.

 


 

Aleppo: chance para os rivais mostrarem que ainda são humanos

Por Luiz Eça

 

Kerry e Petrov elaboraram um cessar-fogo justo, que sonham ser o início de um processo que levaria à paz na Síria. Depende agora de os chefes do governo e dos rebeldes pensarem nas vidas dos civis sitiados em Aleppo. Já passou da hora de salvar a Síria.

 


0
0
0
s2sdefault