Correio da Cidadania

A trágica humilhação grega é um remake do Tratado de Versalhes

0
0
0
s2sdefault

 

 

A Alemanha propôs aos gregos a criação de um fundo que arrecadará os valores provenientes das privatizações, estimadas em 50 bilhões de euros. Estes recursos serão utilizados para amortizar (pagar) a dívida grega, mas nenhum destes recursos será reinvestido na Grécia!

 

De imediato, mais 12 bilhões serão liberados para que os gregos paguem as parcelas em atraso dos empréstimos que venceram no final de junho e as que vencerão no final de julho. Outros 10 bilhões serão injetados nos bancos gregos para que os saques bancários sejam "normalizados".

 

Um pacote de 82 bilhões de euros deverá ser negociado com os gregos após eles aprovarem o pacote de aumento de impostos e privatizações exigido pela Troika (Comissão Europeia, FMI e BCE). Além disso, será definida uma carência (suspensão temporária) dos pagamentos e aumento nos prazos de vencimento da dívida pública grega.

 

Na prática, os europeus, até agora, somente retirarão recursos da Grécia, pois os empréstimos, com exceção da injeção de moeda nos bancos, são todos operações meramente contábeis, não havendo entrada de recursos reais.

 

Para gerar os recursos demandados pela UE, os gregos precisam crescer, para crescerem precisam investir na economia, e, até agora, nenhum item do acordo garante estes investimentos.

 

O fundo proposto pelos alemães, provavelmente, lembrará o fundo Treuhand, criado no período da unificação alemã para privatizar as empresas públicas da Alemanha Oriental, o que resultou num dos processos mais fraudulentos de privataria, que encheu de dinheiro sujo o bolso do então chanceler alemão, Helmuk Kohl.

 

É isso que acordaram com a Grécia? Respeito muito e admiro Alexis Tsipras por ter sofrido e aguentado tanta humilhação nos últimos dias, mas acho que Yanis Varoufakis estava certo, o que negociaram ontem com os gregos foi um novo (e provavelmente fracassado) Tratado de Versalhes!

 

A Alemanha tentará destruir a Europa por uma terceira vez?

 

Leia também:

Grécia: um Referendo para renegociar a dívida ou se salvar de pagar a dívida?

O segredo bancário por trás da tragédia grega

 

 

Paulo Santos é pós-graduando em Economia e Ciências do Trabalho no DIEESE.

Comentários   

0 #1 A Alemanha tentará destruir a Europa por uma terceira vez?Alberto 31-07-2015 16:18
Resposta óbvia, sim!
A questão é que, desta vez, eles encontraram um exército mais poderoso, capaz de suportar o inverno russo: o capital financeiro.
E mais. Desta vez, eles arranjaram um regime de Vichi mais solidamente a eles atrelado: os capitais financeiro franceses.
Haja resistência!!
Citar
0
0
0
s2sdefault