topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 924 - 25/08/2014 a 30/08/2014
Arquivos do Correio
Segunda, 01 de Setembro de 2014
Recomendar

 

Em seu primeiro debate, presidenciáveis suplicam a bênção do mercado

Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Assistir ao primeiro debate de 2014 entre os candidatos à presidência da República, promovido pela Rede Bandeirantes, conduziu a um ‘espetáculo’ incrivelmente semelhante ao que já havia sido produzido nos debates de 2010. As avaliações da grande mídia sobre o que se desenrolou diante dos telespectadores nesse embate inicial não fogem, por sua vez, do previsível. É preciso avançar, e salientar que, neste primeiro debate televisivo, todos os três principais candidatos explicitaram, de modo que raras vezes saltou tanto à vista, seus pedidos de bênção ao mercado.

 


 

Argentina: crise econômica, luta com os “abutres” e greve geral proforma

Roberto Ramírez, de Buenos Aires para o Correio da Cidadania

 

alt

 

Transformar a greve de 28 de agosto em uma jornada ativa não só responderá à passividade que os burocratas querem impor aos trabalhadores. Também será o mais efetivo para conseguir que tenha continuidade. Junto com os companheiros da Gestamp, Lear, Fate, Donnelley, Honda, Firestone e tantas outras fábricas importantes, é necessário que a esquerda e o ativismo independente da burocracia sindical se lancem o tempo todo para impor uma greve ativa, com piquetes, marchas e outras ações.

 


 

EDITORIAL

 

O modelo é um só

 

Abre-se um cenário possível de que, pela primeira vez após duas décadas, se rompa a polarização eleitoral PT-PSDB. O que torna imperativo que os movimentos sociais progressistas e as esquerdas se posicionem. Não há como desconstruir os chamados “avanços” apresentados pelo governo PT-PMDB e a falsa alternativa representada por Marina Silva sem afirmar que outro modelo de desenvolvimento tem de partir da igualdade social.

 


 

POLÍTICA

 

‘Dados oficiais mostram que poder público mente sobre moradia em MG’

Gabriel Brito, da Redação

 

Mais uma vez, a luta por moradia ocupa centralidade em uma grande capital brasileira. No momento, o protagonismo das ocupações urbanas recai sobre três comunidades que se organizaram na chamada região do Isidoro, em Belo Horizonte. São cerca de 8000 famílias, além de outras milhares na mesma situação na cidade, que se valem do confronto direto com o poder político e econômico para garantir um teto. O Correio entrevistou Leonardo Péricles, um dos coordenadores das ocupações.

 


 

A violência no campo no Brasil: dados para o debate

Sérgio Botton Barcellos

 

A violência dos proprietários fundiários e os atos comitivos e omissivos por parte do Estado no conflito agrário, com a criminalização das lutas por terra, indicam a continuidade do processo de afronta aos diferentes grupos sociais que não sejam vinculados ao latifúndio e ao agronegócio no campo, e ao mesmo tempo trazem à tona a resistência dos mais diferentes grupos sociais que vivem nos espaços agrários ou demais ecossistemas no Brasil.

 


 

Fome no mundo

Dom Demétrio Valentini

 

Em tempos de campanha eleitoral, é bom dar-nos conta que existem outras “campanhas”, mais arejadas e mais claras em seus objetivos.

 


 

Para além das eleições

Otto Filgueiras

 

O que vimos até agora na propaganda eleitoral na TV já foi suficiente. É o mais do mesmo, não só dos marqueteiros. As próximas eleições são mesmo uma farsa.

 


 

Vargas morreu lá em casa

Frei Betto

 

Minha sensação foi de que o cadáver de Getúlio caíra na sala de minha casa. Meu pai, estupefato, ficou mudo, como se tivesse ajudado a puxar o gatilho. E cancelou a festa.

 


 

O empenho pelo privado

Wladimir Pomar

 

A maior parte da burguesia e grande parte da pequena-burguesia tornaram-se “inquietas”, apesar das concessões privatistas feitas pelo governo, porque a solução dos problemas que emergiram nas manifestações de 2013 depende de maior intervenção do Estado

 


 

SOCIAL

 

Plebiscito Popular e Grito dos Excluídos

Frei Marcos

 

Em todos os estados foram constituídos comitês de campanha, que pretendem mobilizar ao menos 10 milhões de pessoas e votos em todo o país.

 


 

INTERNACIONAL

 

Gaza e seus monstros

Atilio Boron

 

Não se trata de jovens vidas ceifadas criminosamente, mas de uma interminável sucessão de imagens horrorosas de crianças palestinas estripadas, arrebentadas, mutiladas. De certa forma, elas são mostradas como se jamais tivessem estado vivas, como fazem no caso das crianças israelenses. A metamensagem seria algo como se os palestinos sempre estivessem mortos; ao contrário do outro, o israelense, que estava vivo e uns desalmados o mataram.

 


 

Gaza: o tamanho da devastação

Luiz Eça

 

Nada menos do que 360 fábricas e oficinas foram riscadas do mapa, segundo a Federação das Indústrias de Gaza. Todo o sistema de educação infantil de Gaza já está irreparavelmente lesado.

 


 

ECONOMIA

 

A voz dos surdos

Paulo Metri

 

O conjunto dos surdos é pequeno, mas, devido às suas capacidades de articulação, ocupam posições-chave de dominação. Quem supõe ter alguma consciência faz o exercício de se colocar em seus lugares e imaginários.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Hidrelétrica São Luiz do Tapajós: uma “bomba-atômica” no rio Tapajós

Telma Monteiro

 

Quem pensou que a UHE Belo Monte, no rio Xingu, seria a maior surpresa em termos de dimensões e custos de uma hidrelétrica no Brasil se enganou. O processo está tramitando no Ibama. Notícias na mídia já falam em leilão antes do final do ano.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Aquela Quarta, 13

Gabriel Brito

 

Antes que entendam mal, aprecio profundamente as vitórias das equipes consideradas menores ou tecnicamente inferiores. Porém, no atual momento, é impossível não relacionar as quedas de Fluminense, São Paulo e Internacional na Copa do Brasil (para América-RN, Bragantino e Ceará) ao momento do futebol brasileiro. Pela circunstância que envolveu cada eliminação, pode-se elencar uma razoável síntese de todo o declínio.

 


 

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates