topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 922 - 11/08/2014 a 17/08/2014
Arquivos do Correio
Segunda, 18 de Agosto de 2014
Recomendar

 

 

 

‘Cabe indenização do Estado às vítimas de prisão preventiva baseada em provas falsas’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Os manifestantes presos por ocasião da Copa do Mundo vão sendo soltos e, apesar dos resquícios que a ação do Estado deixará à reflexão posterior, as pautas políticas começam a ser trocadas, especialmente com o aquecimento da campanha eleitoral. O Correio da Cidadania colheu algumas ponderações do jurista Celso Antonio Bandeira de Mello a respeito do atual momento. “Não tinha sentido nem a repressão nem a prisão preventiva. Se não está se fazendo baderna, não tem por que prender”.

 


 

‘Desenvolvimentismo’ brasileiro extermina usos sociais da floresta e águas amazônicas

Lou-Ann Kleppa e Luis Fernando Novoa Garzon

 

alt

 

A construção de vias de acesso de larga escala a regiões situadas na fronteira do mercado traz embutidos projetos de desarticulação e rearticulação de um conjunto de territorialidades não mercantis. É o que deveria ser admitido e discutido. Para podar qualquer discussão, no entanto, sempre haverá uma situação de exceção à disposição. O risco de um novo apagão impôs a expansão da fronteira elétrica na Amazônia em marcha forçada. Em seguida não podem abrir mão das taxas mínimas de “crescimento”.

 


 

Candidatos à presidência não oferecem alternativa à inflação, dependência externa e estagnação

Guilherme Costa Delgado

 

alt

 

Explorar as vantagens comparativas naturais como passagem para uma economia industrial e urbana foi a engenharia econômica do pós-guerra. Mas agora é diferente: aparentemente, não há qualquer projeto de superação em relação aos pés de barro da estrutura de propriedade, posse e uso da terra e demais recursos naturais que subjaz ao projeto hegemônico. Veja-se o exemplo recente do festival de bajulações que os três candidatos à presidência fizeram recentemente às “recomendações” da CNA e ABAG.

 


 

EDITORIAL

 

Copa: o legado da exceção

 

As imagens bonitas da Copa trazidas pela maior parte da mídia comercial, com ruas coloridas e brasileiros cordiais na recepção aos estrangeiros, não são de modo algum o retrato completo do legado que vai ficar do evento esportivo.

 


 

MEMÓRIA PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO

 

Um homem no seu tempo

Grupo de São Paulo, Boletim da Rede


Ligado às correntes históricas mais profundas de seu tempo, Plínio será lembrado nas lutas que se renovam. Em seu velório havia muitos jovens. E havia, misturada ao sentimento da morte, uma celebração da vida.

 


 

POLÍTICA

 

Covil de abutres

Otto Filgueiras

 

Todos de olho se a correlação de forças vai se alterar com a substituição do morto pela verde-capitalista e evangélica Marina Silva. Não há ninguém preocupado com a dor de filhos, mulher e demais familiares.

 


 

A propósito da situação jurídica atual

Alysson Leandro Mascaro

 

Há um indissolúvel e necessário nexo entre direito e capitalismo. Somente é possível entender as variadas doses de garantias e de repressões do mundo jurídico a partir de sua correspondência com as estruturas da reprodução do capital. O direito se estrutura a partir de um talhe igual ao das contradições da sociedade da mercadoria, isto porque a exploração capitalista se arma exatamente a partir da subjetividade jurídica.

 


 

A Unicamp e a titulação de Jarbas Passarinho

Carlos Lungarzo


O Correio publica a carta de protesto de Carlos Lungarzo à manutenção, pela Unicamp, do título de Doutor Honoris Causa para Jarbas Passarinho, dentre outros, governador biônico do Pará em 1964.

 


 

Novos livros

Frei Betto

 

Entro no mês de agosto com dois novos livros na praça: Reinventar a vida (Vozes) e o infantil Começo, meio e fim (Rocco). O primeiro, uma coletânea de textos, aborda temas como a sabedoria de vida, o mundo em que vivemos, consumismo, meio ambiente e amizade.

 


 

Eduardo Campos

Redação

 

O Correio lamenta a morte trágica do candidato a presidente da República pelo Partido Socialista Brasileiro, PSB, Eduardo Campos. E nesse momento de dor,  solidariza-se com seus colaboradores, amigos e familiares. Assim como também se solidariza com os familiares de seus assessores de campanha e dos dois pilotos, que o acompanhavam em suas atividades políticas.

 


 

A goleada que levamos da Copa

Comitê Popular da Copa

 

Quanto à repressão às manifestações, iniciada a Copa, se intensificou ainda mais, com requintes de legalidade. Vimos o governo se articular com juízes, promotores e polícias.

 


 

A questão industrial

Wladimir Pomar

 

Durante o século 20, por três vezes o Estado desempenhou papel industrializante. Nos dez anos finais do século, realizou uma política de devastação industrial. Nos anos recentes, tem se visto num processo ambíguo.

 


 

SOCIAL

 

Em defesa da USP

Docentes Mobilizados do Instituto de Biociências

 

Entre 1989 e 2012, constata-se que os salários dos docentes sofreram uma redução de 9,5% do seu poder de compra. Portanto, considerando que o número de docentes aumentou apenas 4% no período analisado, que o número de servidores não docentes diminuiu 5%, e que o poder de compra dos salários dos docentes diminuiu 9,5%, é certo que as dificuldades financeiras da USP não decorrem de aumento dos salários. Como teriam surgido, portanto?

 


 

Encontro Nacional de Educação: um acontecimento para mudar as lutas em defesa da educação pública

Roberto Leher

 

O ENE terá de manter a sua capacidade convocatória, difundir seus estudos e documentos, realizar encontros e, assim é a expectativa de muitos, atos e greves nacionais e, brevemente, um Congresso para definir as bases e os fundamentos de uma nova agenda para a educação pública, capaz de permitir o enfrentamento da agenda particularista do capital que coloniza as 191 mil escolas e a educação superior no país.

 


 

INTERNACIONAL

 

Há que fazer

Amir Khair

 

Para retomar o crescimento é necessário mudar esse modelo econômico, deixando de subordiná-lo à política de controle inflacionário. Não significa, no entanto, que se deixará de preocupar com o controle da inflação.

 


 

A guerra civil dos “libertadores da Líbia” pelo controle do petróleo

Achille Lollo, de Roma para o Correio da Cidadania

 

As responsabilidades políticas, econômicas, sociais e, sobretudo, morais do caos e agora da guerra civil na Líbia recaem nas chancelarias dos países da OTAN, que planejaram a destruição da Jamahiriya líbia sem idealizar o tipo de Estado e de nação que deveriam substituir os de Kadafi. Na prática, foi arregimentada a variada estrutura tribal para realizar uma revolução, sem ter em conta o peso político dos clãs tribais. Agora, os EUA e os países da OTAN sabem que uma intervenção teria altíssimos custos.

 


 

Desvendando o Hamas

Luiz Eça

 

Pode-se levar em conta a consideração da comunidade internacional a países tão ou mais violentos do que o Hamas. A maioria recebe ajuda dos EUA e da UE, seus líderes discutem acordos com o Ocidente, são recebidos com caviar e champanhe.

 


 

ECONOMIA

 

A voz dos mudos

Paulo Metri

 

Estamos com medo que outro perseguidor de carentes tome o lugar dela. Mas, sinto que ela e ele ainda vão ficar por bom tempo nos ajudando.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 18 de Agosto de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates