topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 921 - 04/08/2014 a 10/08/2014
Arquivos do Correio
Terça, 12 de Agosto de 2014
Recomendar

 

 

‘É preciso se mobilizar contra o fascismo e a direitização das instituições’

Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

alt

 

“Podemos dizer é que o legado da Copa, principalmente para as comunidades mais pobres, foi muito complicado”, disse Benedito Barbosa, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (detido pela PM em recente reintegração de posse), em entrevista ao Correio. Sobre a truculência estatal vista em atos recentes, crê que devemos ficar atentos. “As próprias ações e a violência da PM e a prisão sem provas dos ativistas representam uma excessiva militarização da polícia e a criminalização dos movimentos sociais. É inaceitável”.

 


 

Direito Internacional precisa enfrentar extraordinárias violações e injustiças na Palestina

Pietro Alarcón

 

alt

 

Na agressão de Israel à Palestina, extrapolaram-se há muito os limites de compreensão a que nos desafiam os estudos da geopolítica e do controverso e antigo Direito da guerra. Talvez pareça ingênuo dizer, repetir e voltar a dizer que nenhum Estado pode estar por cima da consciência civilizatória que orienta a solução política dos conflitos, nem por cima da edificação, a muito custo, de um arcabouço valioso de textos normativos destinados a conter a atuação irresponsável e militarista dos Estados, em benefício da vida e dos direitos humanos.

 


 

MEMÓRIA PLINIO DE ARRUDA SAMPAIO

 

Minha caminhada com o mestre Plínio

Chico Whitaker


Morreu um irmão. Um irmão bem chegado, um irmão maior. Maior em experiência, conhecimento, intuição e visão política, embora nossa diferença de idade fosse de pouco mais de um ano.

 


 

POLÍTICA

 

‘A investida patronal contra os trabalhadores será assustadora a partir de 2015’

Vitor Nuzzi, da RBA

 

Se a bancada trabalhista no Congresso não crescer na próxima legislatura, haverá risco de perda de direitos mesmo em um eventual segundo governo de Dilma Rousseff, alerta o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto de Queiroz. "Tem projeto de tudo quanto é gosto para prejudicar os trabalhadores. Esse é o grande desafio. Se não houver base social, mesmo no governo Dilma a possibilidade de resistência será menor".

 


 

De Mandela a Dilma, o sucesso e o fracasso de uma aposta política

Henrique Costa

 

A Copa deu certo, mas o que tinha de dar errado, como diria Joana Havelange, já foi, e ainda pode vir depois da festa. Remoções, prisões arbitrárias de manifestantes e gastos extravagantes em estádios ainda não cobraram sua fatura. Dilma recuperou parte pequena da popularidade que perdeu em junho de 2013 com a boa organização do torneio. Mas nada comparado às expectativas geradas pela Copa mais cara da história. Enquanto isso, a cartolagem segue firme e forte, no futebol e na política.

 


 

Energia a serviço do povo brasileiro: reforma política já

Leandro Gaspar Scalabrin

 

É enorme a assimetria entre o marco regulatório, instituições de Estado e financiamento público para as empresas do setor elétrico, e o marco regulatório, instituições de Estado e financiamento público para os atingidos por barragens, trabalhadores e consumidores de energia.

 


 

O Brasil e o mundo hoje

Frei Betto

 

Como cada um de nós pode ajudar o Brasil a melhorar seu IDH? Temos em mãos uma boa ferramenta para isso: o voto, dia 5 de outubro.

 


 

Questões do desenvolvimento brasileiro

Wladimir Pomar

 

A proposta do social-desenvolvimento subordina o desenvolvimento das forças produtivas ao desenvolvimento do consumo social, apesar dos problemas que enfrenta em sua aplicação. Que fazer?

 


 

Conselho Universitário da Unicamp não revoga título do coronel Jarbas Passarinho

Caio N. de Toledo

 

Não se pode senão concluir que os 20 docentes da Unicamp – que tiveram um papel decisivo na votação – impediram que a Unicamp fizesse a autocrítica de um episódio de seu passado que continua a não engrandecê-la e nem a dignificá-la como instituição que se afirma democrática e cultivadora do pensamento crítico.

 


 

Plebiscito à vista!

Frei Betto

 

O resultado já está definido: seis dos onze ministros já votaram contra o financiamento de campanhas por pessoas jurídicas! Vitória? Ainda não. Parlamentares querem mudar a Constituição e tornar legal a prática de empresas financiarem campanhas.

 


 

“Não vai ter verdade!”

Edson Teles

 

Não é o momento da reconciliação. É a hora de deixarmos muito claro que houve tortura no país durante a ditadura e que o atual Estado de Direito continua a violar gravemente os direitos humanos.

 


 

SOCIAL

 

A democracia encolhida

Elaine Tavares

 

Vai se criando um caldo fundamentalista, promovido pelos meios de comunicação de massa, no qual os pobres, os lutadores sociais, os ambientalistas, os movimentos e toda a sorte de pessoas que fazem a crítica ou a luta se transformam numa ameaça à sociedade.

 


 

INTERNACIONAL

 

USAID pega em flagrante

Luiz Eça

 

Em Cuba, acredito até que Obama gostaria de acertar as pontas com o governo de Raul Castro. Mas falou mais alto a comunidade de inteligência e o lobby cubano-americano, com sua força no Congresso e seus preciosos votos na Flórida.

 


 

EUA e Israel: unidos pelo regime liberal e o genocídio

Ramez Philippe Maalouf

 

Não podemos estranhar a aliança quase carnal dos EUA com Israel. Suas histórias se confundem e se fundem. Não se trata apenas de uma aliança que é regida por um poderoso lobby, trata-se de um desdobramento quase natural do reconhecimento de uma nação fundamentada no ódio racial e na alienação de terras de povos autóctones a outra nação forjada sob as mesmas bases coloniais, racistas e segregacionistas.

 


 

Pesadelo em Gaza se intensifica com disputa de interesses

Noam Chomsky

 

Se os EUA decidissem se juntar ao mundo, o impacto seria grande. Israel conta com poucos recursos, após ter adotado políticas que a transformaram de um país altamente admirado em um temido e desprezado, em sua marcha para a deterioração moral e possível destruição final.

 


 

O Chile de Allende: a greve de outubro de 1972 e a impressionante reação popular

Jorge Magasich

 

Neste sétimo artigo, Jorge Magasich relembra as tentativas patronais de paralisar o país, neutralizadas por grandes mobilizações de trabalhadores dos principais setores produtivos.

 


 

Licença para matar

Luiz Eça

 

Especulações ou não, Israel está levando Gaza a uma situação extrema. É absolutamente inviável a sua recuperação econômica, mesmo a médio prazo. ONGs israelenses informaram que mais da metade dos 1,7 milhão de habitantes não dispõe de água, nem de saneamento básico. Com o bombardeio da única usina, a população ficou sem energia. A falta de alimentos se acentua e teme-se uma verdadeira crise humanitária. A vida em Gaza praticamente parou.

 


 

ECONOMIA

 

A tirania financeira

Adriano Benayon

 

Embora formalmente vinculado à União, o BC – desde sua criação, 1964 – subordina-se por inteiro aos ditames do FMI e à supremacia do dólar, não admitindo operações de câmbio entre a moeda brasileira e outras latino-americanas, apesar de haver acordo que as prevê.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

As lágrimas de nossos rios

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Só no norte de Minas se fala na extinção de aproximadamente 1200 rios e riachos. Parece que a gente tem de chorar a última lágrima sobre seus leitos secos. Para alguns a esperança é a última que morre. Para Casaldáliga a esperança não morre jamais.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

O amor que diz só o próprio nome

Cassiano Terra Rodrigues

 

A má-fé sartriana com a qual o filme “Hoje eu quero voltar sozinho” representa a situação existencial das personagens faz não sobrar nada dessa ternura às mulheres.

 


 

Matrix e a impossibilidade da revolução

Carlos Carujo

 

Matrix só se entende enquanto forma de “anulação espetacular do conflito” (filme da guerra permanente que termina na utopia da paz podre). Acontece que a anulação espetacular do conflito foi agora anulada espetacularmente pelos conflitos reais. Matrix avariou.

 


 

VÍDEO

 

Plínio de Arruda Sampaio - Mensagem de uma caminhada militante

 

Este pequeno vídeo é uma breve homenagem ao mestre Plínio de Arruda Sampaio. É composto por passagens que gravamos a partir de 2009 e que compõem um pedacinho de sua mensagem.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 12 de Agosto de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates