topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Argentina – capital Rio de Janeiro Imprimir E-mail
Escrito por Dom Demétrio Valentini   
Sábado, 19 de Julho de 2014
Recomendar

 

 

A Copa terminou. O Brasil se empenhou muito para garantir o ambiente, e nisto se deu bem, apesar dos percalços. Quanto ao mais, preferimos esquecer o resultado. Mesmo assim, o assunto volta, até porque ele tem muitos lados.

 

Um deles, certamente, foi a presença argentina no Brasil, independentemente do resultado da competição. O certo é que o nosso relacionamento com a Argentina mudou de patamar com esta Copa no Brasil. Com certeza, nos descobrimos muito mais próximos, brasileiros e argentinos, podendo ser, mutuamente, muito menos preconceituosos.

 

Dá para dizer que, finalmente, por acontecimentos relevantes, se estabeleceu um novo clima de mútua estima, de amizade e de fraternidade, entre nós e nossos “hermanos” argentinos.

 

No mês de julho do ano passado, 2013, esteve no Rio de Janeiro o Papa Francisco, argentino, que se sentiu fascinado pela calorosa acolhida dos brasileiros, e arrastou para o Rio de Janeiro uma multidão de argentinos, que surpreendentemente se sentiam em casa na “cidade maravilhosa”.

 

Em julho deste ano, novamente, o Rio de Janeiro, pela magia da Copa, se tornou de novo a meca de uma multidão de argentinos, que tomaram conta do Maracanã e da cidade inteira.

 

Como a cidade do Rio de Janeiro já não é mais a capital do Brasil, ela poderia ser declarada a capital da Argentina. Nos manuais da utopia, pode haver um capítulo de geografia, encimado pelo título: “Argentina – Capital Rio de Janeiro”!

 

Esta fantasia me faz lembrar uma cena, vivida no tempo em que eu andava pela Europa, enquanto estudava teologia em Roma.

 

Fui fazer um estágio de “pastoral rural”, na França, perto de Lyon, num bonito lugarejo chamado Pomier. Era a região do famoso vinho “Beaujaulais”. Mas além dos vinhedos, a região era destino turístico de pessoas que viviam em Paris, mas tinham sua casa de veraneio em lugares pitorescos do interior, como era o caso de Pomier.

 

Eu estava hospedado na casa paroquial. Mas deixa estar que, num domingo, o padre foi convidado a almoçar na casa de turistas parisienses. Ele fez questão que eu fosse junto. E a presença de um seminarista “brésilien” se tornou o centro das atenções e o motivo da conversação, enquanto se preparava o sofisticado cardápio do dia, com direito a três copos diferentes, para saborear três tipos de vinho.

 

Os ilustres turistas eram arquitetos e engenheiros, e como estávamos em 1961, o assunto indispensável era Brasília, a nova capital do Brasil, que acabava de ser inaugurada.

 

Foi então que a conversa tomou um rumo gozado, por misturar dados geográficos, que sempre foi o ponto fraco dos europeus. Eles conhecem muito bem todos os seus riachos, mas são capazes de ignorar o Rio Amazonas, pois ele não faz parte do território europeu, que costuma ser o seu limitado horizonte.

 

Começa pela observação que um deles me fez, quando ficou sabendo que eu era brasileiro. Ele me contou, muito espontaneamente, que tinha um primo pelos lados do Brasil. Perguntei, então, onde morava o seu primo. E me disse com muita convicção: “Ele mora no México!” Percebi então que seus conhecimentos geográficos não levavam muito em conta as distâncias continentais.

 

Enquanto íamos conversando sobre a nova capital, um deles se atreveu a conferir sua geografia, e arriscou seu palpite dizendo: “Mas... a antiga capital do Brasil era Buenos Aires”!

 

Aí, para tirar de letra o embaraço, fui explicando com calma, que na verdade o Brasil já tinha uma capital muito bonita, que era a cidade do Rio de Janeiro, mas que por motivos estratégicos, se pensou de construir uma nova capital no centro do território brasileiro.

 

Percebendo, então, o equívoco cometido, outro engenheiro entrou logo na conversa e, para suprir a ignorância geográfica do seu colega, emendou direto: “Mas é claro, é Rio de Janeiro”. E acrescentou: “Não é lá que o Rio Amazonas entra no mar?”

 

Aí começamos o almoço, pois a conversa preliminar havia sido carregada de percalços geográficos. Mas se fosse hoje, daria para explicar aos ilustres engenheiros, que, ao contrário do suposto, Buenos Aires já não era mais a capital do nosso país vizinho, mas que por motivos futebolísticos, o Rio de Janeiro tinha se tornado a capital da Argentina!

 

D. Demetrio Valentini é bispo da diocese de Jales.

Recomendar
Última atualização em Sábado, 19 de Julho de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates