topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 916 - 30/06/2014 a 06/07/2014
Arquivos do Correio
Quarta, 16 de Julho de 2014
Recomendar

 

 

‘Já passou da hora de a MINUSTAH sair do Haiti’

Gabriel Brito, Matias Pinto e Felipe Dominguez, da Redação

 

alt

 

Pela primeira vez em sua história, o Brasil chefia uma ocupação militar em país estrangeiro, que acaba de completar 10 anos. Para falar da intervenção no Haiti, no momento em que o fluxo migratório do país mais pobre das Américas começa a se tornar visível por aqui, entrevistamos o historiador e jornalista Thalles Gomes, que comenta o que viu da intervenção da MINUSTAH enquanto foi correspondente do jornal Brasil de Fato.

 


 

Poderes constituídos resguardam repressão estatal contra liberdade de protestar

Ari Marcelo Solon


alt

 

As manifestações que se espalham pelo país nada mais são do que um sintoma de um momento de ruptura. Em SP, todas as instituições (Polícia, Ministério Público e Judiciário), que deveriam primar pelo Estado Democrático de Direito, estão alinhadas para resguardar o aparelho repressivo do Estado em detrimento da liberdade de Manifestação. É por essa razão que repudiamos qualquer atitude antidemocrática, assim como repudiamos veementemente a ilegítima prisão de Fábio Hideki, funcionário da Universidade de São Paulo, mantido preso sob acusações absolutamente despropositadas.

 


 

POLÍTICA

 

O alívio do clone

Otto Filgueiras

 

O decreto 8.243/14 não enfraquece burgueses e reacionários. Quer apenas colocar ordem na casa, ordem na contestação ao sistema capitalista, ao contrário da repressão pura e simples das manifestações populares.

 


 

O “jeito petista” de ser ditador

Frei Marcos Sassatelli

 

Não foi Marconi que comprou a greve dos Trabalhadores da Educação do Município de Goiânia, mas foi o sistema capitalista neoliberal (com seus partidos políticos) que comprou o PT. Essa é a verdade!

 


 

Classes e luta de classes: desafios atuais

Wladimir Pomar

 

Na prática, o que está no centro da disputa, para a burguesia, é evitar qualquer reforma democratizante. Ela se reaglutinou em torno de seus representantes neoliberais.

 


 

Manifestos populares, o ‘inimigo interno’ da vez

Carlos Eduardo Pestana Magalhães

 

Cada vez fica mais claro que o conceito de inimigo interno, criação da época da guerra fria e totalmente incorporado na lei de segurança nacional da ditadura - lei esta que continua em vigor, por incrível que pareça, em que pese o país ser uma democracia liberal burguesa representativa -, está cada vez mais em voga no cenário nacional. Desta vez não são mais os opositores da ditadura na luta armada ou não, mas são quaisquer tipos de manifestações populares, de ruas, sindicais, que atentem contra o status quo na área federal, estadual e municipal.

 


 

PM prendeu arbitrariamente, filmou  participantes e provocou o tempo todo

Pablo Ortellado

 

Apesar de ser apenas um debate, no meio da praça Roosevelt, a Polícia Militar enviou centenas de policiais do Choque e cavalaria, prendeu arbitrariamente e provocou o tempo todo os presentes. A sensação de todos nós é que a comparação com a ditadura não é mais metafórica. Simplesmente a liberdade de reunião e a liberdade de manifestação estão suspensas. Também como nos anos de chumbo, quem está dentro da ordem, apenas acompanhando e torcendo pelos jogos, nem percebe as graves violações pelas quais o país está passando.

 


 

Promessas: imagina na campanha eleitoral!

Heitor Scalambrini Costa

 

Basta um mínimo de seriedade e honestidade para comprovar como o governo de Pernambuco não difere administrativamente em nada de outros estados do país e do governo federal.

 


 

As posições revisionistas (oportunistas) do marxismo no Brasil de hoje

Anita Leocadia Prestes

 

Tenta-se apresentar os atuais governantes como continuadores das grandiosas lutas do passado, como herdeiros dos líderes revolucionários do passado, como paladinos de ideias progressistas. Torna-se conveniente disfarçar-se de marxistas.

 


 

A fera está solta

Frei Betto

 

O brasileiro conquistou direitos pessoais nessa última década. Mas cadê os direitos sociais? A saúde e a educação de qualidade, o saneamento, a segurança?

 


 

Os fascistas

Otto Filgueiras

 

Os idealistas neo-hegelianos se dizem revoltados com o fascismo, embora não hesitem em apoiar o governo petista e de comunistas de logotipo que fazem aliança com os fascistas para garantir a administração cordata do capitalismo.

 


 

Ilusão governista é caso de terapia

Hamilton Octavio de Souza

 

O happening partidário que mistura coligações mais extravagantes nos níveis estaduais e nacional tem data certa para se acomodar, quando ficar evidenciado qual opção será premiada com o gerenciamento do sistema.

 


 

INTERNACIONAL

 

Síria: hesitação norte-americana

Virgílio Arraes

 

A possibilidade de a movimentação integrista logo ultrapassar as fronteiras da Síria e do Iraque preocupa bastante os Estados Unidos, de modo que a Casa Branca dedica-se a organizar extensos exercícios militares com a Jordânia, fiel aliada. Esta poderia servir-lhe de base para o lançamento de eventuais ataques à Síria.

 


 

Na debacle do Iraque, os curdos vêm sua chance

Luiz Eça

 

Todos os fatores – a tomada de Kirkuk e territórios disputados, os novos problemas financeiros e a debacle do Iraque frente ao ISIL – somaram-se para reacender os sonhos de autonomia total dos curdos.

 


 

ECONOMIA

 

Cessão do Pré-Sal, incongruências e Piketty

Paulo Metri

 

O fato de ficar só a Petrobras nas quatro áreas significa também que o petróleo produzido irá para onde o Estado brasileiro definir. Todas as argumentações contrárias que proliferaram na mídia buscavam defender os interesses das empresas estrangeiras e não faziam sentido. A única crítica que tem fundamento é que a Petrobras está com grande número de investimentos simultâneos.

 


 

CULTURA

 

“Habemus Gabiru!”

Demétrio Valentini

 

Independente do resultado, pensei de homenagear a copa do mundo, com a crônica que escrevi anos atrás, quando o Internacional, de Porto Alegre, ficou campeão mundial. Daquela vez, o desconhecido jogador Gabiru fez o gol da vitória. Segue a crônica.

 


 

VÍDEO

 

‘Nosso objetivo é começar a tirar blindagem do grande capital’

 

Entrevista com Guilherme Boulos, dirigente do MTST.

 


Recomendar
Última atualização em Quarta, 16 de Julho de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates