topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 913 - 09/06/2014 a 15/06/2014
Arquivos do Correio
Segunda, 16 de Junho de 2014
Recomendar

 

 

‘Teremos duas Copas do Mundo: uma com as imagens bonitas da FIFA e outra tensa, das ruas’

Coletivo C.O.P.A., edição do Correio da Cidadania

 

alt

 

Às vésperas da Copa do Mundo, uma iniciativa de diversos atores da chamada ‘mídia alternativa’ promoveu uma entrevista coletiva com o consagrado jornalista Juca Kfouri, talvez a maior referência de profissional crítico na mídia esportiva brasileira. Inimigo de longa data da cartolagem nacional, com dezenas de processos sofridos na justiça, Kfouri foi uma das poucas vozes que se levantou contra a Copa em solo brasileiro desde o momento em que FIFA concedeu tal direito ao país.

 


 

POLÍTICA

 

USP: democratização versus privatização

Jorge Luiz Souto Maior

 

Os últimos passos dados em direção da privatização, quais sejam, o sucateamento das contas e o reajuste zero, estão sendo impostos à comunidade uspiana, a qual se vê, literalmente, impelida à greve.

 


 

Fome de pão e justiça

Frei Betto

 

Olivier De Schutter, relator da ONU para o direito à alimentação: faliu a “solução” da OMC: os países com mais poder de produção agrícola exportarem para os países com menos. A prática demonstrou que isso é mero neocolonialismo e elimina a agricultura familiar.

 


 

O paradoxo de Itaquera

Paulo Silva Junior

 

A terceira copa em que o jornalismo me coloca pra trabalhar é aquela que eu sonhei um dia estar jogando, mas hoje minha principal relação com isso tudo é tentar entender a confusão criada pelo fato de a maior expressão já inventada pela espécie ter sido corrompida pela mais bem estruturada política de atuação agressiva e comercial.

 


 

São Paulo, abertura da Copa: 'Foi uma das manifestações mais violentamente reprimidas que já vi'

Pablo Ortellado

 

Dois protestos haviam sido marcados para a manhã da abertura da Copa. Foi uma das manifestações mais violentamente reprimidas que já vi. E como a ação repressiva foi articulada pelo governo estadual e federal, podemos esperar aquele silêncio político que uniu petistas e tucanos na repressão ao MPL durante a luta contra o aumento das passagens em 2013.

 

 


 

A repressão da Polícia Militar na zona leste no dia da abertura da Copa do Mundo

Revista Vaidapé

 

Na zona leste de São Paulo, os preparativos para a inauguração do mundial do futebol se desenrolavam como uma grande festa. Enquanto isso, o direito básico de se manifestar foi impedido pelo Estado, através de exagerada repressão a qualquer tentativa de se manifestar. A Copa do Mundo não é para o povo.

 


 

Inicia-se um novo ciclo de lutas da classe trabalhadora brasileira?

Patricia Fachin, IHU Online

 

Entrevista com o historiador Marcelo Badaró Mattos: Apesar de ainda não terem sido divulgados os dados oficiais sobre o número de greves ocorridas em 2013, a estimativa é de mais de 900 paralisações trabalhistas no Brasil nesse período, considerando que em 2012 o índice de greves foi o mais alto desde 1996, o que demonstra que elas têm sido mais frequentes, inclusive antes das jornadas de junho.

 


 

Combate nas Trevas, de Jacob Gorender, há anos esgotado, é reeditado

Mário Maestri

 

No ensejo do cinquentenário de 31 de março de 1964, uma mais do que oportuna reedição dessa obra, pelas editoras Expressão Popular e Fundação Perseu Abramo.

 


 

Copa & cozinha

Frei Betto

 

A cozinha invade a Copa. Que o governo não troque as bolas pelas balas. Vamos torcer pelo Brasil! Para que vença a Copa e saiba ouvir o clamor da cozinha, cujos manifestantes, na falta de canais políticos, aprenderam que governo é que nem feijão, só funciona na panela de pressão.

 


 

Formação e manipulação de expectativas econômicas e políticas na atualidade

Guilherme C. Delgado

 

Diante do quadro de certa reversão cíclica, o sistema de economia política dominante, pela voz das três candidaturas à eleição presidencial – Dilma, Aécio e Eduardo Campos –, muito pouco se diferencia relativamente às estratégias de futuro. Reformas estruturais, ao estilo reforma agrária, tributária e urbana, estão interditadas nas agendas desses candidatos e ao mesmo tempo não há espaço para repetir o percurso da década anterior.

 


 

Classes e luta de classes: o PT e a esquerda na berlinda

Wladimir Pomar

 

Utilizando-se de argumentos típicos do período pré-1964, o coronel Boggo se aproxima rapidamente de sua conclusão máxima: o PT estaria, “na calada da noite, caminhando passo a passo no rumo de seus propósitos de 50 anos atrás: introduzir neste país um regime totalitário de inspiração cubana”.

 


 

As ilegalidades cometidas contra o direito de greve

Jorge Luiz Souto Maior, para Carta Maior

 

O que tem havido na greve dos metroviários, juridicamente falando, é a negação do direito de greve tal qual insculpido na Constituição Federal.

 


 

Cronista da Folha é a super voz do 1%

Hamilton Octavio de Souza

 

O jornal diário de maior circulação no país menospreza seus leitores com comentários ufanistas e presunçosos do megaempresário Abílio Diniz sobre a Copa do Mundo.

 


 

A direita quer a copa

Renato Nucci Jr

 

Diferente do que propaga a esquerda governista, a direita e a burguesia, tanto a que está com o governo como aquela que está contra o governo, querem a Copa. Anseiam pelo sucesso do evento, pois querem ganhar muito dinheiro com o mundial.

 


 

SOCIAL


Plano Nacional de Educação ratifica política de privatização da educação

Redação Tribuna Classista

 

O governo aprovou o PNE sem ter passado sequer pela Conferência Nacional de Educação, organizada pelo próprio governo. É um plano que foi construído com o reforço da iniciativa privada, da bancada parlamentar das escolas particulares.

 


 

INTERNACIONAL


Estados Unidos, longe da independência energética

Atilio A. Boron

 

A independência energética dos Estados Unidos, que muitos acreditavam estar na esquina, atuou como um freio sobre o preço do petróleo, fez possíveis aquisições baratas de ativos petroleiros no exterior, desvalorizados diante das perspectivas abertas pelo relatório citado e se prestou a todo tipo de especulação. Mas agora a festa acabou.

 


 

Três eleições e uma farsa

Luiz Eça


Três eleições presidenciais se realizaram nos últimos meses. O Ocidente saudou duas delas – na Ucrânia e no Egito – e condenou a eleição síria. Mais uma vez, usou os “padrões duplos” para condenar no adversário (Assad) o mesmo que os aliados (Poroshenko e Sissi) fizeram.

 


 

ECONOMIA

 

Análise da corrupção

Paulo Metri

 

Nossa sociedade deveria criar a “Comissão da Verdade Neoliberal”, pois tenho a desconfiança que o neoliberalismo matou e torturou mais brasileiros que o período da ditadura.

 

 


Recomendar
Última atualização em Quarta, 18 de Junho de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates