topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 905 - 14/04/2014 a 20/04/2014
Arquivos do Correio
Quarta, 23 de Abril de 2014
Recomendar

 


‘Se após cinco anos de UPP ainda há favela ocupada por forças armadas, avançamos muito pouco’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

O Correio entrevistou Marcelo Freixo, que voltou a destacar a ausência de outros braços estatais, para além do armado, nos locais estigmatizados, no momento em que já se completam cinco anos da implantação das UPPs. “O problema é que o projeto não se deu exatamente em nome da segurança pública. As áreas mais violentas não foram as que receberam UPPs. As áreas que as receberam são aquelas destinadas a investimentos do capital privado, isto é, favelas da zona sul, da área hoteleira, do entorno do Maracanã e da zona portuária”, resumiu o deputado estadual.

 


 

POLÍTICA

 

A propósito do livro de Leonardo Padura, O homem que amava os cachorros – Parte 1

Angela Mendes de Almeida

 

Neste artigo dividido em duas partes, a historiadora Angela Mendes de Almeida comenta a narrativa do livro recém-lançado e recupera fatos históricos que culminaram no assassinato de Trotsky: “os dois personagens principais da ala que executou Trotsky poderiam ter a clarividência distanciada para reconhecer seus crimes e recolocá-los na história?”.

 


 

Eleições, Programa e Método

Murilo Gaspardo

 

A ampliação do debate, não só em torno da renovação dos programas, mas também quanto aos métodos de interlocução com a sociedade brasileira, é necessária e urgente, pois render-se ao pragmatismo político para vencer as eleições e conquistar “avanços possíveis dentro das regras estabelecidas”, ou então, conservar a firmeza de princípios, mas sem conseguir concretizá-los, não podem ser as únicas opções de atuação política disponíveis.

 


 

As modernas tecnologias do campo são só capitalistas?

Antonio Julio de Menezes Neto

 

O mundo do trabalho deve disputar o moderno desenvolvimento científico e tecnológico, debatendo e sabendo discernir o que melhora a vida e humaniza o trabalho do uso indiscriminado e abusivo destas técnicas por parte do agronegócio. Os movimentos sociais do campo não podem aceitar a “divisão social da agricultura” entre a agricultura de exportação e a agricultura orgânica e agroecológica.


 

Classes e luta de classes: caminhos do golpe de 1964

Wladimir Pomar

 

Toda e qualquer luta social era tomada como maquinação comunista: a crise econômica brasileira; a derrota do colonialismo francês no Vietnã; o início da guerra de independência na Argélia; e os fortes debates sobre um caminho de desenvolvimento autônomo para o Brasil.

 


 

Criminalizar adolescentes?

Frei Betto

 

Nos 54 países que reduziram a maioridade penal, não se registrou redução da violência. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás na decisão de criminalizar menores de 18 anos. Hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade penal mínima.

 


 

A mídia manipula a favor da CPI da Petrobrás com fins eleitoreiros

Emanuel Cancella

 

O Sindipetro-RJ denunciou que o marido da presidente da Petrobrás tinha 43 contratos com empresa, sendo 20 sem licitação, mas a mídia não se interessou em apurar.

 


 

O poder mundial não precisa de golpe no Brasil

Ronald Santos Barata

 

Se o grande capital, os bancos, os grandes órgãos de mídia, o agronegócio, estão à vontade e lucrando como nunca, por que tirar do poder quem lhe atende completamente? E, de quebra, se a oposição vencer, nada mudará.

 


 

SOCIAL

 

A crise da água em São Paulo

Marussia Whately

 

Para suprir o Cantareira, os demais reservatórios serão exauridos durantes esses meses de seca, com impactos ainda não dimensionados. Como essa água não será suficiente para todos, bairros mais distantes e carentes sofrerão mais.

 


 

INTERNACIONAL

 

Bradley Manning nos deu a verdade

Elaine Tavares

 

Nessa semana o vimos de novo. Acusado de 21 crimes diferentes ele foi condenado a 136 anos de prisão. Seus crimes se resumem num só: ele revelou a verdade sobre a guerra

 


 

Congresso norte-americano sabota, mas acordo nuclear avança

Luiz Eça

 

A reação de Teerã ao veto norte-americano ao seu embaixador foi irritada. Pode piorar bastante o clima que existe nas negociações entre os dois países. Claro, Obama tem condições de resolver o problema: ele tem poderes para vetar a ação mal intencionada dos congressistas.

 


 

Argentina: grande greve de 24 horas, com forte presença da esquerda

Roberto Ramírez, de Buenos Aires

 

A força da greve do dia 10 reflete um salto qualitativo na ira dos trabalhadores com o governo de Cristina Kirchner, que a grande maioria apoiava tempos atrás. Estamos em um "fim de ciclo", onde está em curso uma luta sobre o que virá depois dos Kirchner. Daí o nervosismo de alguns dirigentes sindicais que trabalham para diferentes alternativas políticas, todas patronais, e que, sobretudo, rejeitam como a peste qualquer possibilidade de transbordamento das bases.

 


 

Deir Yassin: 66 anos da limpeza étnica e genocídio dos palestinos e a fundação de Israel

Ramez Philippe Maalouf

 

A campanha de limpeza étnica, iniciada com o Massacre de Deir Yassin, havia dado resultados favoráveis aos israelenses. Estabeleceu-se um padrão de conduta para a liderança sionista, racista, o uso de extrema violência contra populações árabes para provocar “choque e pavor” e a expulsão das mesmas. Tal padrão bem-sucedido seria repetido em inúmeros massacres promovidos por Israel.

 


 

ECONOMIA

 

A credibilidade da Chesf

Heitor Scalambrini Costa

 

O que acontece com o grupo Eletrobrás, incluindo a CHESF, revela o mesmo “modus operandi” adotado pelos governos para a privatização de outras estatais. O desgaste, a perda de credibilidade e o sucateamento integram o roteiro.

 


 

Petrobras: amputem a necrose e salvem a parte sadia

Paulo Metri

 

No meio da balbúrdia, está colocada a Petrobras, um símbolo da vitória da sociedade brasileira sobre o assédio ininterrupto das petrolíferas estrangeiras, desde a primeira metade do século passado. Tudo leva a crer que bandas podres de partidos requisitaram áreas da empresa aos seus prepostos, funcionários de carreira, para, na posição de administradores dela, arrecadarem caixa 2, além da taxa de passagem dos corruptos.

 


 

 

Recomendar
Última atualização em Quarta, 23 de Abril de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates