topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 901 - 17/03/2014 a 23/03/2014
Arquivos do Correio
Segunda, 24 de Março de 2014
Recomendar

 


“Para o Mais Médicos dar certo, é preciso mudar a mentalidade mercantil na saúde do Brasil”

Raphael Sanz e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Critica-se muito a forma como foi feito o contrato com os médicos vindos de Cuba, os quais têm parte do seu salário retido pelo governo da ilha, como numa espécie de terceirização; por outro, o programa foi altamente festejado por parcelas da população, tendo em vista que os médicos estrangeiros vieram atender em localidades que praticamente nunca desfrutaram de atendimento digno. O Correio da Cidadania localizou um hotel em São Vicente (SP) que abriga 12 médicos do programa, a maioria vinda de Cuba e da Espanha.

 

 


 

Belo Monte é o nosso sangue derramado

Rodolfo Salm

 

alt

 

Morreu na sexta-feira, 7 de março, de bicicleta, atropelada por um caminhão-caçamba no centro da cidade, a minha aluna Aline Flor, estudante de Biologia na Universidade Federal do Pará, em Altamira. A tragédia que assistimos das mortes violentas de jovens em Altamira foi prevista e aceita como irrelevante ou inevitável pelo Estado brasileiro, e pela nação como um todo. Nação que ainda trata a região amazônica com a mesma sanha colonialista e predatória com que Portugal tratou o Brasil antes da Independência.

 


 

EDITORIAL

 

De rosto coberto ou descoberto

 

As graves fissuras políticas, sociais e econômicas que varrem o país intensificam o leque repressivo que consolida o consenso autoritário. Diante dos sinais de instabilidade e expansão crescente das lutas sociais, em meio à sociedade com direitos sociais decrescentes para a esmagadora maioria da população, o Estado e seus governos preparam como resposta a repressão e a criminalização.

 


 

POLÍTICA

 

Advogados Ativistas: ‘Vivemos em uma democracia agonizante’
Raphael Sanz, da Redação


O grupo Advogados Ativistas anda em evidência nas últimas semanas. Não por uma causa ganha, ou algo do tipo – ainda que eles estejam presentes em todas as manifestações de rua e fiquem até a alta madrugada nas delegacias. O que trouxe novamente os holofotes para esses jovens que vestem ternos e peitam uma justiça tendenciosa ao defenderem manifestantes foi a maneira com que quebraram as regras do bom jornalismo, para desta vez se defenderem de uma publicação que tem na sua linha editorial um tesão incontrolável em desqualificar qualquer grupo ou indivíduo que defenda idéias diferentes das suas.

 


 

‘Se a direita pode ir à rua com sua bandeira suja, temos muito mais gente que apoia as liberdades’

Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

“Eu não vejo clima para golpe, como alguma parte da direita tenta aventar. Fazem isso de graça, por pura provocação. É uma afronta à memória das vítimas da ditadura militar, às vítimas dos desaparecimentos e das torturas. É uma afronta à memória do povo brasileiro, uma vergonha. Por isso organizamos a Marcha Antifascista, para mostrar que, enquanto existe gente que comemora tortura e morte, tem gente que é contra”, disse “Strife” (codinome de um dos organizadores da marcha), em entrevista ao Correio da Cidadania.

 


 

Igreja Católica e o golpe de 1964

Frei Betto

 

Sabemos que o povo latino-americano é profundamente religioso. Exceto certa parcela da esquerda latino-americana que, influenciada pelo positivismo marxista europeu, se esqueceu de aplicar o método dialético ao fator religioso.

 


 

Até tu, Marina?

Heitor Scalambrini Costa

 

As diferenças com Campos são abismais. Inclusive para os que fazem a propaganda dos candidatos, a dificuldade de justificar a aliança de ambos levou-os a trazer à tona na biografia de cada um os seus tutores políticos (ambos falecidos).

 


 

Desorganização social

Paulo Metri

 

As Forças Armadas poderiam emitir uma nota para a população brasileira, declarando a obediência cega aos princípios democráticos constantes da Constituição. Em seguida gostaria de ver a Polícia Federal procurar os incitadores do golpe.

 


 

Classes e luta de classes: ainda miséria e pobreza

Wladimir Pomar

 

O chamado baixo capital cultural não está entre os principais entraves para a mobilidade social, no sentido ascensional, no Brasil e em outros países. assalariamento para a ralé.

 


 

INTERNACIONAL

 

El Salvador: esquerda pragmática no poder

Luiz Eça

 

O novo governo está disposto a esquecer a página negra da história norte-americana, no apoio a ditaduras selvagens latino-americanas. Não se espera dele na ONU votos a favor de Israel, dos drones e outras causas duvidosas dos EUA. Certamente formará ao lado dos governos progressistas nas questões de interesse mútuo. No entanto, o pragmático Ceren já demonstrou desejos de manter bom relacionamento com a Casa Branca, buscando ajuda para resolver os duros problemas econômicos e sociais do país.

 


 

Colômbia: democracia real e democracia formal

Pietro Alarcón

 

A União Patriótica (UP), em apenas três meses, ainda que sem parlamentares escolhidos, está em expansão, e se fortalece moralmente, tanto pela sua história quanto pelas suas propostas. A unidade entre a UP e o Polo Democrático para as eleições de maio agora é uma realidade. As candidatas Clara Lopez e Aida Abella à presidência da República, representando cada organização, são garantia para uma campanha de otimismo, canalizadora das expectativas cidadãs e de forte apoio social.

 


 

Após eleição, FMLN aposta em estratégia de "reconciliação nacional" em El Salvador

Giorgio Trucchi

 

Para analistas, cenário futuro é difícil para partido de esquerda, mas afastaram previsões de catástrofe e ingovernabilidade.

 


 

ECONOMIA

 

A camisa de força do Estado, neoliberalismo e endividamento

Andriolli Costa

 

Em entrevista, Wilson Cano ressalta como muito do endividamento atual brasileiro tem sua origem nas reformas neoliberais da década de 1990 — e que tiveram continuidade nos governos Lula e Dilma.

 


 

As hidrelétricas, a nova cheia histórica do rio Madeira e as tergiversações de Dilma

Luiz Fernando Novoa Garzon

 

Convenhamos que o público-alvo em questão não são os diminutos eleitorados dos dois estados. Dilma veio em defesa de sua preciosa relação com o setor elétrico que embalou sua carreira política. Veio reafirmar que as concessões no setor de infraestrutura são incondicionadas – e por isso muito rentáveis para os investidores. Veio advogar, com túnica presidencial, a causa dos consórcios que detêm a concessão para aproveitamento energético do rio Madeira.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 24 de Março de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates