topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 900 - 10/03/2014 a 16/03/2014
Arquivos do Correio
Segunda, 17 de Março de 2014
Recomendar

 

 

Greve dos garis: ‘Foi uma surpresa muito grande, mas nós mostramos que a união faz a força’

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

“Acho que o prefeito não acreditou que pararíamos e pagou pra ver. Mas fez a aposta errada. Eu também não esperava a categoria toda se unindo e entendendo o propósito. Todo mundo vestiu a camisa. Mesmo aqueles que foram coagidos em suas gerências. O movimento foi regido por funcionários de dentro da empresa, cansados de sofrerem e serem perseguidos, cansados de não terem valor”, disse Fabio Coutinho, um dos principais líderes da paralisação, em entrevista ao Correio.

 


 

Agronegócio está articulado ao Estado para capturar renda social, tanto no boom quanto na crise

Guilherme Costa Delgado

 

alt

 

Parece ser este o caminho que ela trilha, e trilhará mais incisivamente nos próximos anos, quando aumentarem as pressões baixistas das ‘commodities’: maior captura de subsídios fiscais e financeiros e novas formas de apropriação da renda fundiária, sob o efeito dos investimentos públicos de infraestrutura viária e liberalidade da política agrária. O pacto de poder do agronegócio não está em crise política, mas plenamente articulado no Estado para capturar fatias da renda social, tanto no boom como na crise.

 


 

ESPECIAL

 

MST 30 anos

 

Confira o arquivo de entrevistas, matérias e análises, de lideranças do movimento e estudiosos da questão agrária no Brasil, que perpassaram o Correio da Cidadania desde 1998, ao longo, portanto, de alguns dos anos de trajetória do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras, o MST, que, em fevereiro de 2014, completou 30 anos de existência.

 


 

POLÍTICA

 

Meu 1º de abril de 1964

Frei Betto

 

Eu participava em Belém (PA) do congresso latino-americano de estudantes. Na noite do 1º de abril, vi na TV o arcebispo dar loas à Virgem de Nazaré por livrar o Brasil do comunismo, e sugerir que entre seu clero havia quem sofresse influência marxista... Dom Milton aconselhou-me buscar refúgio fora dali.

 


 

Abaixo a ditadura!

Léo Lince

 

A forte presença de um desejo de mudança não logrou fechar o circuito de uma mudança qualitativa no quadro da política. Com isso, a transição se definiu como "intransitiva" e seu ponto de chegada, remetido para além da linha do horizonte, é uma maratona sem fim. A “nova cidadania”, que foi protagonista de acontecimentos grandiosos, envelhece aos poucos como uma realidade apenas virtual. Uma espécie de espírito desencarnado. Opera por surtos, combina fulgurações e fugas, mas não consegue lugar no corpo degradado da política.

 


 

Classes e luta de classes: miséria e pobreza

Wladimir Pomar

 

Sem trazer para o centro do debate as características próprias do capitalismo brasileiro, todas as ações para enfrentar a pobreza, o racismo, o machismo e outras manifestações patriarcais, escravistas e feudais não passarão de pequenos arranhões na estrutura capitalista

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Não começou em 2013, não vai terminar em 2014: os atos de rua e os movimentos sociais organizados

Comitê Popular da Copa - SP

 

Nesta nota, o Comitê Popular da Copa-SP convida todas e todos a uma análise da conjuntura pré-Copa, para repensar estratégias de luta, pois acreditamos que é preciso afinar as pautas, mobilizar pela base.

 


 

INTERNACIONAL

 

Crimeia ilegal, golpe legal

Luiz Eça

 

Como houve uma intervenção norte-americana no processo que conduziu à queda do governo, teria se configurado um atentado à soberania da Ucrânia. Seria legal uma mudança de governo favorecida por um atentado? Mesmo não sendo, a Criméia não tem direito de se tornar independente ou parte da Rússia. Mas ainda resta uma questão: é direito que as leis internacionais nunca sejam aplicadas contra os EUA?

 


 

Quanto apoio tinha a Unidade Popular?

Jorge Magasich

 

Neste terceiro artigo da série especial sobre o Chile de Allende, Jorge Magasich escreve sobre os resultados eleitorais do período entre 1969 e 1973 e as dificuldades em se obter a maioria, alcançada em uma ocasião, no sistema eleitoral chileno.

 


 

A crise da Ucrânia. Quem derrubou o presidente Viktor Yanukovich?

Clovis Oliveira

 

Yanukovich foi derrubado por um golpe de Estado desferido pelo parlamento, e apoiado na mobilização dos partidos de direita, dos quais Udar e Pátria são os principais, e de partidos nazistas, como o "Partido da Liberdade" (Svoboda), o "Causa Comum" e o "Setor Direito", uma torcida organizada do clube de futebol do Dínamo de Kiev, que atuou como tropa de choque das manifestações da Praça da Independência (Praça Maidan), e de várias outras correntes políticas da forte extrema-direita ucraniana.

 


 

Instrumentos “made in USA” da sedição na Venezuela

Atilio A. Boron

 

Um cálculo feito por Eva Golinger, advogada e especialista na relação EUA-Venezuela, afirma que desde 2002 os EUA transferiram, por suas agências e instituições, “promotoras da democracia e da sociedade civil”, mais de US$ 100 milhões para as atividades da oposição ao governo bolivariano. Tudo isso não só em violação à legislação vigente na Venezuela, mas também àquela que os EUA têm em seu próprio território, onde está absolutamente proibido que organizações de países terceiros financiem partidos ou candidatos deste país.

 


 

OPEP ajuda a explicar ação golpista dos EUA na Venezuela

Ricardo Alvarez

 

O desejo incontido do governo dos EUA em derrubar o chavismo na Venezuela não é segredo para ninguém; o que talvez poucos saibam é a mudança recente no cenário petrolífero e seus desdobramentos na geopolítica mundial.

 


 

Ucrânia e Brasil

Adriano Benayon

 

O processo aqui em curso tem semelhanças com a Ucrânia: insatisfação com as condições de vida e a corrupção; ignorância das causas desses males. Os meios de controle da informação combinam-se com a corrupção de todo o sistema institucional.

 


 

ECONOMIA

 

Os 50 anos do Comício da Central

Paulo Passarinho

 

Todos esses fatos são importantes de serem lembrados, em um momento em que voltamos a viver uma grave crise política e econômica. Nesses cinquenta anos passados, o mundo mudou, o Brasil é outro, mas os problemas decorrentes da opção que acabou vitoriosa em 1964, através do golpe civil-militar, com explícito apoio de uma potência militar estrangeira, estão, mais do que nunca, presentes.

 


 

Devaneios ufanistas: caso do HC da UFPE

Heitor Scalambrini Costa

 

Os desvarios são motivo de indignação dos usuários, os quais, por longos anos, sofreram com o descaso e a incompetência e, agora, como num passe de mágica, veem todos os problemas resolvidos – como acintosamente descreve o vice-reitor.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Enchentes: de Sobradinho a Santo Antônio e Jirau

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Não há o que aprender. São fatalismos acabados, com crueldade de um abutre que corrói o fígado de Prometeu pelos séculos dos séculos sem fim. As empresas, os políticos, as corporações técnicas não precisam aprender e nem querem mudar.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 17 de Março de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates