topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 898 - 24/02/2014 a 02/03/2014
Arquivos do Correio
Qui, 06 de Março de 2014
Recomendar

 

 

‘Mídia traz uma Venezuela caricata, completamente deslocada da realidade’

Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Assistir  aos noticiários ou ler matérias dos maiores grupos de mídia sobre os últimos manifestos na Venezuela é se deparar, sem exceção, com um bloco monocórdio, parcial e tendencioso. Um dos jornais televisivos de maior repercussão no país, o Jornal Nacional da Rede Globo, em uma de suas edições, chegou mesmo a trazer os acirrados acontecimentos da Venezuela a partir das falas, imagens e cenários de somente um dos lados – a oposição ao presidente Maduro e ao chavismo. Para avançar o debate, o Correio da Cidadania conversou com Pedro Silva Barros,  titular da missão do IPEA em Caracas, Venezuela, desde setembro de 2010.

 


 

POLÍTICA

 

São Paulo vê retomada do carnaval de rua e grande número de blocos

Gabriel Brito, da Redação

 

O Brasil se prepara para se atirar em mais um carnaval, para muitos o verdadeiro rito de passagem ao novo ano. Em São Paulo, o clima não é diferente e, inclusive, sente-se no ar uma sensação de novos tempos, com um número de desfiles de blocos carnavalescos altamente superior ao que vinha sendo verificado nos últimos anos. “O bloco do Saci da Bixiga surgiu a partir da necessidade de resgatar o carnaval para o povo, de forma verdadeira, sob o lema ‘diversão e contestação’”, disse Claudimar Gomes dos Santos, em entrevista ao Correio.

 


 

Carnaval incessante

Frei Betto

 

Neste Carnaval, quero baile à fantasia, e a loucura insaciada dos que desfilam em blocos seus desejos irrefreáveis. Arrancarei do coração uma por uma de minhas máscaras: do cínico, do farsante e do pusilânime.

 


 

O apoio da mídia ao golpe e à ditadura

Otto Filgueiras

 

O requerimento do senador Requião querendo saber como foi a trama para repassar a TV Paulista para a Globo, ponto de partida para a construção do império dos Marinho, é uma ótima oportunidade para que a Comissão Nacional da Verdade revele ao país a essencialidade da mídia para o golpe e a sustentação da ditadura, além do acobertamento dos assassinatos, da tortura e dos desaparecimentos.

 


 

Desmilitarizar a polícia de combate

Plínio Gentil

 

O professor Dalmo Dallari, da USP, conta de uma carta do então presidente Campos Salles aconselhando o governador Bernardino de Campos a ter bem organizada a força policial do estado. “Esta gente” – diz o presidente – “sob um regime rigorosamente militar será o casco poderoso para qualquer eventualidade...”. Está escrito “casco” mesmo. Então, se a polícia militar, já desde a primeira república, é formada para ser um casco, nunca poderá ser “permeável às demandas dos cidadãos”, como enuncia a justificativa da PEC 51/2013.

 


 

Terrorismo oficial

Lincoln Secco

 

A PM prendeu quase um quarto dos manifestantes! Literalmente, ao arrepio da lei, a PM simplesmente proibiu a manifestação, um direito constitucional. Mas há direitos na nossa democracia racionada? Só para alguns.

 


 

A utopia de Morus

Frei Betto

 

João Paulo II consagrou, em 2000, o inglês Thomas Morus (1478-1535) padroeiro dos políticos. Thomas Morus é famoso por ser autor de um livro clássico, ‘Utopia’ (1516). Dois fatores o fizeram Morus renegar suas antigas ideias: a Reforma de Lutero e a sua nomeação a funcionário real, em 1518.

 


 

Classes e luta de classes: ainda o proletariado

Wladimir Pomar

 

A classe trabalhadora assalariada brasileira do século 21 é nova porque pouco tem a ver com a dos anos 1970. Não passou pela experiência de luta desta. Não veio das áreas rurais. É urbanizada.

 


 

SOCIAL


Balanço dos 30 anos do MST

Maria Orlanda Pinassi

 

Eis a sua mais profunda tensão interna: apostar no empreendedorismo de alguns assentamentos, refluir nas lutas e institucionalizar-se; ou denunciar os limites cada vez mais estreitos que o capital impõe a sua existência como alternativa societária.

 


 

INTERNACIONAL


Batalha da Ucrânia: EUA derrotam e humilham a Rússia

Ramez Philippe Maalouf

 

Washington D.C. não está preocupado com a adesão ou não da Ucrânia à UE. Uma guerra civil aberta ou uma divisão territorial ou a formação de um governo pró-Ocidente na Ucrânia nada mais do que consolida um poder norte-americano na fronteira com a Rússia, a meros 750 km de Moscou, o que de fato acabou ocorrendo com a deposição de todo o governo de Yanukovich. Desta forma, os EUA neutralizaram as vitórias russas na Geórgia, em 2008, e na Síria, em 2013. Uma sombra negra volta a ser lançada sobre o mundo: o totalitarismo liberal promovido pelo supremo poder dos EUA e a sua promessa de uma III Guerra Mundial aberta e nuclear.

 


 

Vida e morte em Michoacán: testemunhos

Roberto Ramírez, com Diário La Jornada

 

Os jornalistas do mexicano La Jornada fizeram um excelente trabalho em lugares e situações perigosas. Um contraste com o resto dos jornais mexicanos, mais parecidos com boletins do governo ou da falsa “oposição” vendida ao PRI (Partido da Revolução Institucional). Aqui, alguns trechos das reportagens e relatos.

 


 

ECONOMIA

 

Petrobras

Paulo Metri

 

Representantes da direita indagavam a mim, suposto defensor radical da Petrobras, a razão para estar calado com o uso de um patrimônio público para ajudar a contenção da inflação, em benefício do governo do PT. Notar que, graças à perspectiva de perda nas ações, viraram nacionalistas. Quando respondia que ela estava cumprindo seu papel de empresa pública e, ao ajudar a conter a inflação, beneficiava a todos, a ira aumentava. Dizia, também, que ela iria honrar o pagamento de dividendos, o que fazia tal ira aumentar mais ainda.

 


 

Setor elétrico: o sujo falando do mal lavado

Heitor Scalambrini Costa

 

O que é comum na política dos governos anteriores e do vigente é a falta de planejamento, investimentos na modernização da transmissão e distribuição, valorização dos técnicos e apoio à diversificação da matriz elétrica.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 06 de Março de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates