Correio da Cidadania

Somos todos macacos

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

O ser humano tem 10% da genética de certos vermes e 15% de um tipo de mosca. Temos ainda 99% da genética dos chipanzés. Entre nós, seres humanos, nossa identidade genética é de 99,9%.

 

Todos nós temos origem na África e pode haver mais diferença entre dois louros que entre um louro e um africano.

 

A tonalidade da pele não difere geneticamente os seres humanos. Não há duas raças humanas, mas uma só.

 

Esse é o resultado do mapeamento do genoma humano publicado há algum tempo e comparado ao mapeamento de outros seres vivos.

 

É um prazer pertencer à comunidade da vida com vermes, moscas, chipanzés e humanos que habitam esse planeta. Provavelmente, sem aqueles seres, que nos transmitiram sua carga genética, não estaríamos aqui. Se houve evolução das espécies, então devemos a eles todos os degraus da evolução.

 

Mesmo que não tenha havido, somos todos irmãos, parentes, geneticamente irmanados.

 

Portanto, mais que um pré-conceito, o que os peruanos fizeram com o Tinga, ou quando os europeus pensam estar ofendendo algum brasileiro ou africano, chamando-os de macaco, é pura ignorância.

 

Certos ramos das ciências sociais, entretanto, acham interessante manter o conceito interpretativo de raça, não porque existem duas ou três raças humanas, mas porque ele capta a discriminação conveniente para os grupos dominantes que consideram seus semelhantes inferiores por razões de cor.

 

A polícia que atira nos negros e índios em primeiro, ou o deputado que diz serem “os negros, índios e gays tudo que não presta”, assim revela seu entendimento ignorante e discriminatório em relação aos seus irmãos “gêmeos”. Ele segue o princípio nazista de dividir os seres humanos em raças e afirmar que os “arianos” são superiores aos demais.

 

Os peruanos, os africanos, os brasileiros, os europeus, todos somos geneticamente os mesmos. Portanto, de alguma forma, todos somos chipanzés.

 

Roberto Malvezzi (Gogó) possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.


Comentários   

0 #3 RE: Somos todos macacosErlandia Ribeiro 29-04-2014 14:04
quem tinha que comer a banana era ele que jogou para o jogador..............nos brasileiro tamos juntos somos todos macaco
Citar
0 #2 RE: Somos todos macacosErlandia Ribeiro 29-04-2014 14:02
que lastima,o ser humano que pratica o ato do preconceito merece prisão perpetua
Citar
0 #1 RacismoProf. MSc jair Luiz 29-04-2014 08:37
O racismo na europa è feito na maior parte por comentàrios e propagandas politico-eleitorais de partidos de extrema direita. Sei porque morei 12 anos na Itàlia e meus dois filhos pequenos sofreram toda forma de discriminaçao racial, mesmo nasendo na Itàlia. Chegou ao ponto de precisar trazer eles para o Brasil para poder protege-los. Eu sei o que passamos na Itàlia, eu minha mulher e meus filhos. O primeiro racista, è o pròprio ESTADO italiano.
Citar
0
0
0
s2sdefault