topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 895 - 03/02/2014 a 09/02/2014
Arquivos do Correio
Quarta, 12 de Fevereiro de 2014
Recomendar

 

‘Inevitavelmente, a sociedade terá de se abrir mais para o debate das drogas’

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Contrariamente à operação “dor e sofrimento” empreendida pelo governo estadual tucano, nos inícios de 2012, o programa Braços Abertos, da prefeitura petista de Fernando Haddad, aparece com uma nova proposta de relação e tratamento com os dependentes, tentando inseri-los socialmente ao mesmo tempo em que se tenta administrar a dependência química.  O Correio da Cidadania entrevistou o médico psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, professor da Unifesp e conhecido nos debates e propostas anti-proibicionistas, que vão na direção contrária da doutrina de guerra às drogas – cada vez mais contestada e desmistificada.

 

 


 

Segunda Guerra Fria, em ‘off’, levanta-se contra a Rússia e seu projeto de maior visibilidade

Achille Lollo

 

alt

 

A volta do capitalismo na Rússia foi um grande negócio para as transnacionais e os banqueiros do Ocidente. Nos últimos cinco anos, com Putin, reformulou-se a desastrada administração de Ieltsin, impondo-se um novo conceito de Nação, além de reforçar a autoridade do Estado. Por isso, Putin é acusado pela mídia de recorrer ao autoritarismo e querer reeditar o “estadismo da URSS”. O que está acontecendo é, na realidade, “uma segunda guerra fria em off”, que EUA e Grã Bretanha promovem contra a Rússia e todos aqueles que ameaçam seus planos de expansão.

 


 

POLÍTICA

 

Depois de 20 anos em São Paulo, tucanato mostra sua cara

Waldemar Rossi

 

O tempo revela que as políticas públicas tucanas se voltaram para grandes obras superfaturadas, em prejuízo total dos serviços essenciais ao povo, como a própria educação e saúde públicas, transporte coletivo, saneamento básico etc. O arrocho nos salários de professores e médicos fez com que esses profissionais tivessem que buscar outras fontes de renda, o que provocou o rebaixamento do padrão desses serviços. O objetivo claro foi estimular a educação e a saúde particulares.

 


 

Desafios aos países da CELAC

Frei Betto

 

Todos os governos progressistas que, hoje, se congregam na CELAC sabem que foram eleitos pelos movimentos sociais e pelos segmentos mais pobres que constituem a maioria da população. No entanto, será que há um efetivo trabalho de organizá-los?

 


 

Cultura stalinista

Gilvan Rocha

 

Mentindo, caluniando, desqualificando e, sobretudo, conspirando em torno de projetos no sentido de conquistar eventuais aparelhos, o stalinismo instituiu a prática da  má conduta.

 


 

Discernimento e responsabilidade

D. Demétrio Valentini

 

Uma das belezas maiores do futebol decorre da rigidez de suas normas, que o juiz se encarrega de aplicar. A democracia também precisa de regras claras, seguidas com rigor. Também quando se trata de manifestações de massa.

 


 

Classes e luta de classes: formação do proletariado

Wladimir Pomar

 

Em praticamente todos os países que ingressaram no capitalismo, a libertação e a expropriação forçada do campesinato, e sua transformação em força de trabalho livre, constituiu uma das condições para a formação da classe proletária, ou dos trabalhadores assalariados.

 


 

Uma semana de tiros, ameaças e ilegalidade em São Paulo

Raphael Sanz, da Redação

 

No dia 27, Daniel Biral, dos Advogados Ativistas, que cuidava do caso de Fabrício Proteus Chaves – baleado pela PM durante manifestação – recebeu um aviso ao deixar a Santa Casa (onde seu ex-cliente estava internado) que pode ser entendido como ameaça de morte. “Estamos em um ano completamente político, em que a polícia vai ser utilizada como um instrumento político, mais do que já é, e as ruas são um baita inconveniente para os governantes. O nosso temor é que casos de policiais baleando manifestantes se multipliquem”, analisa André Zanardo.

 


 

Reforma e Revolução

José Benedito Pires Trindade e Otto Filgueiras

 

Se não fazemos trabalho de base, batendo de porta em porta, mobilizando, chamando e organizando o povo para lutar, a tal condição subjetiva para a revolução, como a camélia, vai murchar, cair do galho e depois morrer.

 


 

A dívida e os servidores públicos

Maria Lucia Fattorelli

 

O endividamento público vem pautando a vida do povo brasileiro sob diversas formas. Na medida em que subtrai grande parte dos recursos orçamentários para o pagamento de juros e amortizações, prejudica a destinação de recursos para todas as áreas sociais.

 


 

SOCIAL

 

Capital, mídia, governo e sindicatos tramam contra direitos dos trabalhadores

Waldemar Rossi

 

Enquanto maquinam contra a vida do trabalhador, as centrais sindicais gastam o tempo dos seus “dirigentes” e o dinheiro do trabalhador discutindo a qual candidato darão seu apoio. Felizmente, ainda restam esperanças que nascem nas ações das novas gerações descrentes de tudo o que é oficial.

 


 

INTERNACIONAL

 

A desvalorização e a batalha dos preços na Argentina

Julio C. Gambina

 

O resultado final está incentivando a especulação, em pequena escala, é verdade, mas especulação no fim das contas, com um resultado de perdas de reservas da ordem dos 200 milhões de dólares diários, comprometendo recursos para satisfazer demandas e reivindicações sociais e ambientais prolongadas. O clima econômico é fortemente associado a problemas estruturais, que não podem ser ignorados e exigem soluções criativas para a discussão, na perspecitva de alterar a equação dos beneficiários e perdedores na sociedade argentina, o que nos leva ao campo da luta política e do poder.

 


 

Honduras: o verde oásis de paz?

Ronnie Huete (texto e fotos)

 

O paradisíaco Caribe pelo qual é abençoada esta terra também possui bestas selvagens que, vestidas de verde, se propõem a aniquilar os agricultores que defendem o direito a terra.

 


 

Ucrânia sem propaganda

Luiz Eça

 

A Ucrânia na Comunidade Europeia é estrategicamente muito importante para a política do Ocidente. A OTAN aumentaria seu poder, tomando um aliado da Rússia e empurrando as fronteiras da influência moscovita mais para o Leste. Cada vez mais a Rússia ficaria circundada por países que não comem do mesmo prato dela. De olho nisso, líderes europeus apoiam de público a oposição. Por sua vez, os EUA mostram-se ansiosos por derrubar um aliado da sempre rival Rússia.

 


 

“A grande maioria dos ucranianos não quer esta nova guerra civil”

Jean Pestiau

 

A Solidaire, semanário do Partido do Trabalho da Bégica, entrevistou Jean-Marie Chauvier para melhor compreender a situação atual da Ucrânia. Ele é um jornalista e ensaísta belga, especialista em Ucrânia e ex-União Soviética. Conhecendo esses países e a língua russa há muito tempo, colabora hoje para o Le Monde Diplomatique e em diversos outros jornais e sites de internet. .

 


 

Liberdade ao professor colombiano Francisco Toloza

Néstor Kohan

 

O conhecido intelectual, professor universitário colombiano, foi preso. Seu nome é Francisco Toloza. Até quando vamos continuar permitindo isso? Por que o Estado da Colômbia continua a fazer parte das agências multilaterais latino-americanos sem receber sanções diplomáticas ou comerciais?

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Secas urbanas

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

A humanidade não quer aprender com suas tragédias. A da água é uma das mais visíveis há décadas e prosseguimos como se ela não existisse.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 24 de Fevereiro de 2014
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates