topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 891 - Edição Retrospectiva - 22/12/2013 a 02/01/2014
Arquivos do Correio
Qui, 09 de Janeiro de 2014
Recomendar

 

 

Clique aqui e veja como ficou a Edição Retrospectiva 2013.

 

 

 

2013: acabou a paz social

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

A efervescência do mês de junho, com a massividade dos protestos populares, em todo o Brasil, faz de 2013 um ano, sem dúvida, bastante singular. Uma população esgotada com a precariedade e ausência de serviços públicos, e assistindo erguerem-se à sua frente monumentais e luxuosos estádios de futebol para atenderem à Copa do Mundo, se pôs acesa pela bandeira da Tarifa Zero, levantada pelo Movimento Passe Livre.

 

“2013 deixa um sinal muito positivo”. Essas são as palavras do sociólogo e professor aposentado da USP Chico de Oliveira, nos momentos iniciais da entrevista que concedeu ao Correio para a edição especial retrospectiva de 2013

 

Passados, no entanto, os primeiros e intensos meses de democracia viva das ruas, governo e mídia reapropriam-se de sua postura de surdez face às demandas populares. A ortodoxia econômica a la FMI do governo cresce a passos largos neste final de ano; já a mídia, passou a linha auxiliar dos legislativos na tentativa de minar as manifestações, criminalizando o que chama de radicalismos, que têm justificado a edição e reedição de leis que permitem encarcerar manifestantes.

 

Para Chico, nada muito surpreendente, afinal, “como disse certa vez o velho gaúcho Leonel Brizola, com muita amargura, mas precisão quase sociológica, ‘o lulismo é a esquerda que a direita pediu’”.

 


 

EDITORIAL

 

Ultraconservadorismo do governo projeta ano de lutas

 

O que junho de 2013 mostrou, mas não resolveu e nem apresentou de forma afirmativa, é que o Brasil precisa de outro projeto de poder, outra institucionalidade, com uma profunda radicalização da democracia e da participação popular, outra política econômica, que tenha no horizonte a soberania e a igualdade social.

 


 

MANIFESTAÇÕES EM 2013

 

Veja as matérias e entrevistas sobre as grandes movimentações populares de 2013

 


 

O BRASIL E O PETRÓLEO EM 2013


No ano em que houve a maior entrega de patrimônio público no Brasil, o Correio publica um especial com as principais avaliações de 2013.

 


 

ENTREVISTAS E MATÉRIAS DA REDAÇÃO EM 2013

 

Confira a coletânea das entrevistas e outras matérias realizadas pela nossa Redação em 2013.

 


 

POLÍTICA

 

Nossa travessia política

Gilvan Rocha

 

Não foram os bandidos que produziram a contrarrevolução e, sim, foi a contrarrevolução que os produziu, pois eles foram apenas os seus criminosos operadores. É de se ver que a trajetória em busca da verdade histórica é marcada por um sem número de obstáculos e adversidades.

 


 

Uma é pouco, duas...bom, sete nem é demais: as ações do MPF pelos crimes da ditadura militar

Inês Virginia Prado Soares

 

Desde o retorno à democracia, esta é a sétima ação para apuração de crimes praticados por agentes públicos contra os “opositores” à ditadura (1964-1985).

 


 

2013: o ano do grande Ensaio

Fernando Silva

 

Não se consegue entender as razões de tamanha indignação e força das ruas em 2013 sem observar que a profunda e estrutural desigualdade social no país está longe, muito longe de estar resolvida.

 


 

Classes e luta de classes: as mudanças de 2013

Wladimir Pomar

 

Muito mais do que era esperado, 2013 se tornou um ano carregado de turbulências, desafios e emoções, promovendo profundas rearticulações econômicas, sociais e políticas, ainda não clarificadas de todo.

 


 

À caça de uma bandeira

Paulo Metri

 

A face de direita do PT ocorre exatamente quando toma medidas não soberanas. Por exemplo, a presidente Dilma promoveu as três rodadas de leilões de áreas de petróleo no presente ano, tendo derrotado seus antecessores, que só conseguiram duas em um ano.

 


 

SOCIAL

 

Alta temperatura em 2013

Waldemar Rossi

 

Sem dúvidas, o ponto alto dessa insatisfação se deu pela luta contra o aumento descabido das tarifas do transporte coletivo. Os míseros R$ 0,20 foram apenas a faísca que acendeu o estopim das manifestações, pois a bomba da rebeldia já estava armada há muito tempo.



 

"2013 é o pior ano da Reforma Agrária", diz João Paulo Rodrigues

Luiz Felipe Albuquerque, da página do MST

 

O ano de 2013 não deixará saudades aos Sem Terra de todo o país. No que tange a luta pela terra, o balanço é positivo. Mas no que se remete à política de Reforma Agrária, quase nada se fez, sendo que em muitos casos o governo teve a proeza de andar para trás.

 


 

INTERNACIONAL

 

Mandela e Cuito Canavale: os marcos da derrota do Apartheid

Achille Lollo, de Roma para o Correio da Cidadania

 

O povo negro da África do Sul voltou a ocupar as ruas e a enfrentar a polícia porque Cuito Canavale e Mandela haviam quebrado o mito da imbatibilidade do regime de Apartheid. Havia a certeza de que aquela era uma luta justa, por isso ninguém recuava quando apareciam os blindados do Exército ou da polícia sul-africana.

 


 

Estados Unidos e Brasil: o arrufo digital de 2013

Virgilio Arraes

 

Na prática, a discordância brasileira com o comportamento norte-americano não irá além do retórico. O protesto teve como alvo imediato o público interno, em função do processo sucessório de 2014, não o aliado externo.

 


 

ECONOMIA

 

Retrospectiva econômica 2013

Guilherme C. Delgado

 

Em síntese, o ano de 2013 não se caracteriza nem pelos resultados alcançados, nem pelas indicações e constrangimentos de política econômica emitidos para a frente, como sinalizador de uma relação virtuosa do crescimento com a distribuição de renda.

 


 

A insensatez continua – a marcha da economia brasileira em 2013

Paulo Passarinho

 

2013 consolidou ainda mais a estratégia do subdesenvolvimento, como norte para a economia brasileira. O que nos espera, cada vez mais, é a dependência do país às ondas da economia mundial, o aprofundamento do nosso papel de fornecedor mundial de produtos agrícolas e minerais.

 


 

2013, o ano do fim da unipolaridade

Ramez Philippe Maalouf

 

Fomos testemunhas, ao longo do ano de 2013, da longa marcha do “povo eleito por Deus” cumprindo o seu “destino manifesto” de submeter toda a humanidade aos seus desígnios. Pela primeira vez, em duas décadas, contudo, a “nação eleita” encontrou uma barreira à expansão de seu projeto.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Belo Monte em 2013: o início da descida da montanha-russa

Rodolfo Salm

 

Apesar de todo o absurdo da ideia de se ampliar em 277% a produção de energia elétrica na região amazônica nos próximos 10 anos à custa da destruição da maior floresta tropical do planeta, e dessa obra em específico, o tema não ocupa o coração nem as mentes do povo brasileiro que se levantou em 2013.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

O ano em que caiu a máscara da falsa modernização do futebol brasileiro

Gabriel Brito, da Redação


Basta se ater aos fatos de dezembro para se ter o devido diagnóstico de penúria: morte de operários nas obras dos superfaturados estádios, volta da “virada de mesa”, violência sem controle e um triste choque de realidade no cenário internacional.

 


 

NATAL

 

Peça neste Natal: Educação

Frei Betto

 

Neste Natal, se ainda acreditasse em Papai Noel, eu pediria a ele o único presente capaz de salvar a nação brasileira: educação. Como a ilusão acabou, resta a mim e a todos a ação cidadã, para que educação seja considerada prioridade nacional.

 


 

Belém: terra do pão

Dom Demétrio Valentini

 

Estamos chegando ao Natal de 2013. É o primeiro sob o papa Francisco. Ainda temos bem presente o impacto positivo, causado no final do conclave, com a dupla surpresa: a escolha de um cardeal que ninguém imaginava, junto com a escolha do nome Francisco.

 


 

A Boa Notícia do Natal de Jesus, hoje

Frei Marcos Sassatelli

 

O Evangelho de Lucas diz que, estando José e Maria em Belém, chegou a hora de Maria dar à luz. Como “não havia lugar para eles dentro de casa”, Jesus nasceu num estábulo, “rejeitado” e “excluído”. “Veio para a sua casa, mas os seus não o receberam". Jesus – diríamos hoje – nasceu como “sem-teto”.

 


Recomendar
Última atualização em Quarta, 21 de Janeiro de 2015
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates